Patreon é um serviço de financiamento coletivo para artistas e ''criadores'' de todos os tipos. A palavra patreon tem referência no termo “patron” (que significa patrono, em inglês) justamente por sugerir que os financiadores se tornem patronos virtuais das iniciativas que apoiarem, não só financeiramente, como também com críticas e sugestões. Com aplicativos para celulates com Android e iPhone (iOS), na plataforma existem projetos de todos os tipos: vão de produções audiovisuais, passando por bandas, artistas plásticos e podcasts.
Como funciona?
O Patreon lembra outras plataformas de croundfunding, como a Benfeitoria (benfeitoria.com), Vakinha online (vakinha.com.br) ou até o Kickstarter, no entanto com alguns diferenciais. O primeiro é que não existe uma meta a ser batida no Patreon, os projetos cadastrados no site costumam ser contínuos e, por isso, os criadores recebem o valor doado pelos patronos independente de metas. Além disso, o Patreon também conta com recursos para administração financeira do projeto, como dados de crescimento em forma de painéis de análise com as informações ao longo do tempo.
A missão da plataforma é ajudar criadores que se aventuram no meio virtual a conseguirem se manter de forma sustentável nesse "ambiente". O serviço garante que 90% do dinheiro doado chegue ao criador, enquanto os outros 10% vão para manutenção da plataforma. Segundo os desenvolvedores, o serviço paga milhões de dólares todos os meses para dezenas de milhares de criadores ao redo
O Patreon, além de ser uma plataforma de financiamento, tem alguns recursos de redes sociais. Por isso, também ajuda os fãs a se conectarem com os artistas que mais amam, já que existem recursos de interação, como mensagens. Os financiadores dos projetos ganham recompensas, principalmente na forma de conteúdos exclusivos produzidos pelas pessoas que ajudaram.
Como usar?
Para usar o Patreon é preciso fazer um cadastro online, que pode ser feito com um e-mail pessoal ou pelo Facebook. No seu perfil, cada usuário pode escolher entre ser um patrocinador ou cadastrar um projeto para ser financiado. Para encontrar projetos basta procurar no feed. Se o usuário estiver buscando algum projeto específico também pode usar o recurso de busca.
Patreon no Brasil
Apesar de ter muitos usuários ao redor do mundo, o Patreon ainda não faz muito sucesso no Brasil. A iniciativa foi lançada em 2013 e ainda não tem muitos adeptos no país. Aqui, o Patreon, predominantemente, é usado por youtubers que buscam patrocínio para seus canais.
O que você acha de jogos criados por financiamento coletivo? Troque dicas no Fórum do Facebook.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Free Fire: sete mitos e verdades sobre o Battle Royale da Garena
- Rocket League causa problemas de superaquecimento no PlayStation 4
- Veja as câmeras com design compacto à venda no Brasil por até R$ 2 mil
- Dicas para mandar bem em Fallout 4, game para Xbox One, PS4 e PCs
- Os 10 piores jogos da década
- Como pagar Uber com PicPay
- Windows 10 se transforma em 'update recomendado' para PCs antigos
- Tradutor de PDF: cinco opções para traduzir textos e documentos grátis
- Como configurar o modo Não Perturbe no Galaxy Gran Prime Duos
- Nexus 5 da LG aparece em foto vazada com sensor de digitais; veja
- VouD e Scoo lançam estações de patinetes elétricas seguras; entenda
- Quer um monitor curvo? Veja sete opções para comprar no Brasil em 2020
- Saiba tudo sobre Need for Speed, reboot da série para PS4, Xbox One e PC
- HDR 1000 ou HDR 1500: descubra a diferença entre as variantes da tecnologia
- Cinco apps para adicionar novos emojis no WhatsApp do Android
- Google bane aplicativo da Play Store por conteúdo sexual por engano
- iPhone 8 não tem IMEI gravado na parte de trás; veja como consultar
- Como transmitir a tela do Windows 10 no Chromecast com o Google Cast
- Como fechar Chrome rapidamente e esconder jogos da Copa no trabalho
- Como liberar espaço no Mac? Veja dez dicas