Webinar é termo usado para nomerar conferências, reuniões ou seminários realizados pela Internet. A ideia é usar plataformas específicas de comunicação em tempo real, com vídeo e áudio, para transmitir palestras, discussões, apresentações e aulas para um público grande ─ que pode ser privado ou aberto.
Ao usar softwares específicos, quem realiza a apresentação pode lançar mão de slides, links, mostrar telas do computador e interagir com uma audiência que pode ser formada por pessoas do mundo todo. Além disso, é possível convidar participantes por meio de links e inclusive avisá-los que a apresentação está perto de ocorrer. O termo webinar vem de web-based-seminar, ou “seminário baseado na web”.
A definição mais precisa de webinar é a de uma conferência via Internet na qual a comunicação se dá em via única: o apresentador é quem comanda a sessão e tem a palavra. Contudo, há possibilidade de interação entre participantes e o apresentador via chats.
Do que você precisa?
Apresentador
Para conduzir um webinar, você precisa de um computador, acesso à Internet, câmera (ou webcam), microfone (ou headset). Além disso, você também vai precisar de algum aplicativo específico, ou acesso a uma plataforma web que ofereça os recursos necessários para a condução do seu seminário via Internet. Um exemplo é o aplicativo GoToWebinar.
Para quem assiste
Se a sua ideia é assistir a um webinar, tudo depende da plat
É possível realizar um webinar no YouTube?
Sim, não só no YouTube como em outras plataformas que contenham o recurso de fazer um vídeo ao vivo, como Facebook e Hangout. Assim, usando a transmissão ao vivo e o chat, é possível conduzir uma apresentação na rede. Entretanto, algumas ferramentas não serão tão intuitivas: mostrar a tela do computador, alternar para uma apresentação, por exemplo, podem não ser ações triviais para muita gente e fazer falta para quem apresenta o webinar.
A vantagem de sites e plataformas especializadas nesse tipo de aplicação é a oferta desses recursos de uma forma mais bem resolvida e adaptada às necessidades de quem apresenta e de quem assiste. Contudo, os softwares expecíficos, em sua maioria, são pagos. O GoToWebinar, por exemplo, custa $ 89 (aproximadamente R$ 283 em conversão direta) e dá direito a vídeos com até 100 participantes.
Recursos de um webinar
Em termos de plataformas para esse tipo de comunicação, existem desde aplicativos específicos, que precisam estar instalados nas máquinas de todos os participantes, a sites, que realizam o processo de transmissão via Internet. Dentre os recursos oferecidos estão o download do conteúdo transmitido, gravação enquanto assiste aos vídeos, compartilhamento nas redes sociais, visualização de links enviados pelo apresentador e convite via e-mail ─ inclusive com lembrete do horário de inicio das apresentações. Além disso, em alguns casos, é possível até organizar enquetes e votações com os participantes.
Só uma pessoa fala?
Não é uma regra, mas um modelo: em geral, um palestrante e sua equipe conduzem o webinar. Mas algumas plataformas oferecem recursos que permitem que a palavra seja dada a qualquer participante. Além disso, embora a ideia seja de que o apresentador é quem fala, há uma série de ferramentas de chat para que a audiência faça perguntas, ou interaja entre si. Muitos webinar costumam oferecer sessões de debate depois do término da apresentação.
Apaguei um vídeo de uma apresentação, tem como recuperar? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ni no Kuni 2: confira dicas para jogar no PS4 e PC
- Veja tecnologias que não chegaram no Brasil e já são ‘sonho de consumo’
- Vale a pena comprar um Macbook usado? Veja prós e contras
- GTX 1060 da Nvidia chega para competir com Radeon RX 480 da AMD
- FIFA 19: brasileiros aparecem em ranking para disputar Pré-Mundial
- Por que as gigantes tecnológicas estão na mira do Procon
- Como trocar o papel de parede do LG Q6 e LG Q6 Plus
- Horizon Chase e Final Fantasy são destaques da semana em jogos para iOS
- Como consultar os candidatos a senador em cada estado
- Como formatar um cartão microSD de 64 GB ou mais em FAT32 no Windows 10
- Quem criou o Free Fire? Curiosidades sobre origem do jogo da Garena
- Ryzen 7 3700U é bom? Saiba tudo sobre o chip AMD para notebooks
- Atari ganha versão portátil e console com 101 jogos
- O que é Uber Lite? Saiba como baixar e usar a versão mais leve do app
- Como instalar o TeamViewer no PC
- Quatro formas de acessar gpedit.msc (Group Policy Editor) no Windows 10
- Pacote Office no celular: app reúne Word, PowerPoint e Excel; saiba usar
- PUBG: entenda regras, bans e saiba reportar hackers e cheaters
- Veja os notebooks da ASUS com processador Intel Core i7 mais ‘em conta’ no Brasil
- Como exportar uma tabela do Numbers para o Excel no iPhone