É comum encontrar celulares que têm suporte para cartão microSD de até 2 TB. Alguns exemplos são o Moto Z2 Play, LG G6 e Zenfone 3, todos lançamentos deste ano. A promessa das fabricantes é de mais espaço para salvar arquivos, o que atrai parte do público. No entanto, com uma pesquisa rápida nas lojas, vem a revelação: não existe cartão de memória com a generosa capacidade no mercado – no Brasil e no mundo.
Faça o teste você mesmo: tente encontrar um cartão de memória com capacidade menor, como 1 TB. Você vai perceber que é impossível achar modelos acima de 256 GB. O motivo é simples: eles ainda não são fabricados.
O microSD mais poderoso da SanDisk oferece 256 GB de espaço para arquivos. Ele nem se compara com os cartões SD – de dimensões maiores – da empresa, uma das maiores do setor. O consumidor tem à disposição cartão de até 512 GB, e já existe um protótipo para microSD de 1 TB. Ele foi anunciado em setembro de 2016 e por enquanto não é comercializado.
Em entrevista ao TechTudo, Ana Toillier, diretora de marketing da Western Digital (grupo que abriga a SanDisk) afirma que a empresa considera duas frentes ao desenvolver novos produtos: a demanda do mercado e o avanço da tecnologia.
Com o aumento de smartphones oferecendo suporte a esses cartões, é possível que a demanda não seja um problema. Segundo Toillier, os celulares ocupam um
Nesse caso, restam as questões tecnológicas. Provavelmente, enquanto você lê esse artigo, existem diversos laboratórios pelo mundo estudando como inserir 2 TB de conteúdo em áreas microscópicas. "Fomos a primeira empresa a lançar o microSD de 200 GB, todo na cor preta, na época, porque até a pintura ocupa espaço na hora de fabricar uma mídia tão pequena", explica Toillier.
Além da capacidade, também existe a preocupação com o desempenho. Para isso, a SanDisk aposta na tecnologia 3D Flash que promete uma melhor performance em relação à velocidade de transmissão de dados.
Então por que as fabricantes incluem o suporte a microSD de 2 TB?
Marcas como Motorola, LG e Asus já exibem nas fichas técnicas de seus smartphones a capacidade para cartão microSD de até 2 TB. Existe um motivo para isso: apesar de não ser comercializada, a tecnologia é prevista dentro das especificações de cartões microSDXC (Secure Digital Extended Capacity), que utilizam o sistema de arquivos exFAT.
A Motorola declarou ao TechTudo que "tem como um dos seus principais objetivos se antecipar nas tendências de mercado e atender as principais exigências do consumidor". A empresa reconheceu que só há cartões microSD de até 256 GB no mercado, mas destacou que "o aparelho já estará preparado e o usuário poderá expandir a memória" caso sejam lançadas opções maiores, como 512 GB, 1 TB ou 2 TB.
Asus e LG foram procuradas, não se manifestaram para esta reportagem.
Vale a pena esperar até que microSDs de 2 TB cheguem ao mercado?
Diante de uma perspectiva incerta a respeito de quando esses modelos chegarão ao mercado, vale refletir sobre o seu perfil de consumo. Uma pesquisa da Kantar Worldpanel – divulgada com exclusividade pelo TechTudo em agosto – mostrou que trocar de celular a cada ano é o sonho de consumo dos brasileiros. Se você se encaixa nessa lista, o suporte a microSD de 2 TB não deve ser um fator decisivo na hora da compra.
Em todo caso, esses smartphones estarão prontos para receber cartões com capacidades superiores à medida que estes modelos forem chegando ao mercado, o que é uma boa notícia para consumidores que visam estabilidade e não pretendem trocar de aparelho num futuro próximo.
Como recuperar mídia perdida no microSD? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook sai do ar por uma hora, nega ataque hacker e culpa 'configuração'
- Como colocar o link do Sarahah no Snapchat
- Google Calendar: como usar a função no computador Windows
- Como enviar um vale-presente para corridas no Uber
- Moto G5S e smart TV LG estão entre eletrônicos mais buscados de maio
- Projetor portátil transforma superfícies em telas de 180 polegadas
- O que é AMP? Entenda por que a sigla aparece nos resultados do Google
- Fa?a fotos incr?veis com sua GoPro com dicas simples e f?ceis
- NTC: xand chega ao time de CS:GO por empréstimo
- Microsoft cria controles de Xbox One inspirados em Star Wars
- Lista traz os melhores simuladores da vida real para Android e iOS
- YouTube para iPhone ganha ferramenta de edição de vídeos
- Como configurar uma resposta automática em páginas do Facebook
- Como recuperar um documento no Word? Seis dicas para salvar arquivos
- Ranqueada Hearthstone: entenda ranking e premiação do jogo de cartas
- Aprenda como aumentar a precisão do mouse para games
- Galaxy e iPhone têm menos memória interna do que o anunciado, denuncia Proteste
- Core i9 10900K ou Ryzen 9 5900X? Compare os melhores 'chips gamer' do mundo
- LG Prime Plus ou Samsung Galaxy Gran Prime? O melhor smart por R$ 600
- Como usar a Calculadora do Cidadão (Banco Central) no celular