É comum encontrar celulares que têm suporte para cartão microSD de até 2 TB. Alguns exemplos são o Moto Z2 Play, LG G6 e Zenfone 3, todos lançamentos deste ano. A promessa das fabricantes é de mais espaço para salvar arquivos, o que atrai parte do público. No entanto, com uma pesquisa rápida nas lojas, vem a revelação: não existe cartão de memória com a generosa capacidade no mercado – no Brasil e no mundo.
Faça o teste você mesmo: tente encontrar um cartão de memória com capacidade menor, como 1 TB. Você vai perceber que é impossível achar modelos acima de 256 GB. O motivo é simples: eles ainda não são fabricados.
O microSD mais poderoso da SanDisk oferece 256 GB de espaço para arquivos. Ele nem se compara com os cartões SD – de dimensões maiores – da empresa, uma das maiores do setor. O consumidor tem à disposição cartão de até 512 GB, e já existe um protótipo para microSD de 1 TB. Ele foi anunciado em setembro de 2016 e por enquanto não é comercializado.
Em entrevista ao TechTudo, Ana Toillier, diretora de marketing da Western Digital (grupo que abriga a SanDisk) afirma que a empresa considera duas frentes ao desenvolver novos produtos: a demanda do mercado e o avanço da tecnologia.
Com o aumento de smartphones oferecendo suporte a esses cartões, é possível que a demanda não seja um problema. Segundo Toillier, os celulares ocupam um
Nesse caso, restam as questões tecnológicas. Provavelmente, enquanto você lê esse artigo, existem diversos laboratórios pelo mundo estudando como inserir 2 TB de conteúdo em áreas microscópicas. "Fomos a primeira empresa a lançar o microSD de 200 GB, todo na cor preta, na época, porque até a pintura ocupa espaço na hora de fabricar uma mídia tão pequena", explica Toillier.
Além da capacidade, também existe a preocupação com o desempenho. Para isso, a SanDisk aposta na tecnologia 3D Flash que promete uma melhor performance em relação à velocidade de transmissão de dados.
Então por que as fabricantes incluem o suporte a microSD de 2 TB?
Marcas como Motorola, LG e Asus já exibem nas fichas técnicas de seus smartphones a capacidade para cartão microSD de até 2 TB. Existe um motivo para isso: apesar de não ser comercializada, a tecnologia é prevista dentro das especificações de cartões microSDXC (Secure Digital Extended Capacity), que utilizam o sistema de arquivos exFAT.
A Motorola declarou ao TechTudo que "tem como um dos seus principais objetivos se antecipar nas tendências de mercado e atender as principais exigências do consumidor". A empresa reconheceu que só há cartões microSD de até 256 GB no mercado, mas destacou que "o aparelho já estará preparado e o usuário poderá expandir a memória" caso sejam lançadas opções maiores, como 512 GB, 1 TB ou 2 TB.
Asus e LG foram procuradas, não se manifestaram para esta reportagem.
Vale a pena esperar até que microSDs de 2 TB cheguem ao mercado?
Diante de uma perspectiva incerta a respeito de quando esses modelos chegarão ao mercado, vale refletir sobre o seu perfil de consumo. Uma pesquisa da Kantar Worldpanel – divulgada com exclusividade pelo TechTudo em agosto – mostrou que trocar de celular a cada ano é o sonho de consumo dos brasileiros. Se você se encaixa nessa lista, o suporte a microSD de 2 TB não deve ser um fator decisivo na hora da compra.
Em todo caso, esses smartphones estarão prontos para receber cartões com capacidades superiores à medida que estes modelos forem chegando ao mercado, o que é uma boa notícia para consumidores que visam estabilidade e não pretendem trocar de aparelho num futuro próximo.
Como recuperar mídia perdida no microSD? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Golpe promete 1 mil diamantes e passe grátis no Free Fire; entenda perigo
- Headset HyperX com áudio 7.1 e preço baixo chega ao Brasil
- Super Nintendo: relembre os melhores jogos da Marvel para o console
- Soundbar LG SK6 é boa? Veja análise de especificações e preço
- YouTube: 10 plugins para Chrome que vão mudar sua experiência
- Touchscreen com leitor de digitais ameaça sensores do iPhone e Galaxy S6
- Atualizações na Bitcoin: o que são e como acontecem os forks?
- iPhone 6S pode ter papel de parede ‘animado’ como o do Apple Watch
- Como desinstalar um programa do PC corretamente
- Como recuperar solicitação de amizade ou de mensagem que foi ignorada
- Streamer brasileiro Mylon é banido da Twitch TV por exibir nudez em live
- Como tirar print do Moto X Style
- HDMI 2.1 chega com suporte à resolução 10K e transferência de até 48 Gb/s
- Como desativar as animações do Windows 10 e deixar o PC mais rápido
- Call Of Duty Mobile: como baixar o game de graça para iPhone e Android
- Sennheiser lança fones de ouvido com transmissor sem fio para Smart TVs
- Produtos inusitados fazem sucesso na Black Friday; veja lista
- Como fazer Instagram Stories perfeitos com modelos prontos do PostMuse
- Evernote: como restaurar notas apagadas pelo celular
- WhatsApp vai parar de funcionar em celulares Android e iPhones antigos