Fácil de usar e também muito útil, o pendrive se tornou um dos dispositivos mais comuns no dia a dia das pessoas. Mas, mesmo depois de ter se tornado tão popular, ele ainda não é a prova de falhas, e em alguns momentos, pode deixar seu proprietário na mão. Por exemplo: você retira o pendrive de um PC e leva para outro, mas esse não reconhece o periférico ou apenas não exibe seu conteúdo. Veja nesse tutorial porque sistema operacional não reconhece seu pendrive e como resolver isso.
App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Um sistema de arquivos é a ferramenta que permite que um sistema operacional leia os dados em qualquer disco rígido ou unidade USB. Existem vários sistemas de arquivos e nem todos os sistemas operacionais são compatíveis com todos.
Por exemplo: por padrão os computadores da Apple usam o sistema de arquivos HFS + (ou seja, Mac OS Extended), enquanto o Windows usa NTFS (New Technology File System). Essa é a causa principal de problemas com os pendrives. Na maioria das vezes que o usuário conecta um pendrive em um computador, console, player de mídia e outros dispositivos, e o aparelho não é reconhecido. O problema certamente será por causa do formato usado.
Para evitar essa situação, você deve formatar pendrives usando um sistema de arquivos que seja compatível com a maioria dos aparelhos. Portanto, esqueça o sistema padrão que seu sistema operacional usa. Dentre os vários sistemas de arquivos existentes, apenas dois são suportados por grande parte
O que faz FAT32 e exFAT tem que os torna melhor que outros?
Se você já formatou um disco rígido como NTFS, sabe que há muitos problemas para conseguir que o dispositivo funcione com Mac e Linux. Enquanto o macOS reconhece e lê as unidades NTFS, ele não gravar nelas. O Linux precisa ser preparado para ler NTFS, pois não suporta o sistema de arquivos por padrão. Em suma, o NTFS funciona perfeitamente com o Windows e nada mais. Da mesma forma, os drives Mac OS Extended funcionam perfeitamente, apenas no MacOS.
FAT32 e exFAT funcionam com todos os sistemas operacionais por padrão. FAT (File Allocation Table) é o mais antigo desses sistemas de arquivos e, portanto, é reconhecido por todos os computadores. Para máquinas pessoais, o primeiro utilizado foi FAT12, seguido de FAT16 e, em seguida, o FAT32 atual. Depois dele veio o exFAT, um sistema de arquivos criado com foco em unidades USB.
Diante disso, fica claro que disco rígido principal do seu sistema operacional deve usar o sistema de arquivos que melhor combina com o sistema operacional. Mas seus discos rígidos externos e unidades USB devem usar FAT32 ou exFAT.
Normalmente, quando você vai formatar uma unidade USB, o Windows irá sugerir você use FAT32 como o sistema de arquivos padrão. Mas em vez disso, você deve optar por usar o exFAT. O FAT32 é o sistema de arquivos mais compatível. Ele funcionará em qualquer sistema operacional, bem como em videogames, dispositivos Android, iPhone, players de mídia e outros dispositivos.
Assim como o FAT32, o exFAT funcionará em 99% dos dispositivos que você usa, e portanto, é a melhor opção para quem quer usar pendrive em qualquer equipamento. Agora que você já sabe qual o sistema de arquivo que deverá usar nos seu pendrive a fim de evitar problemas de reconhecimento, veja a seguir como fazer essa formatação no Windows e macOS.
Como formatar um pendrive para exFAT no Windows
Para formatar um pendrive no padrão exFAT no Windows, você só precisa fazer:
Passo 1. Conecte o pendrive e abra o Explorer;
Passo 2. No Explorer, clique como botão direito do mouse no nome do pendrive. No menu que será exibido, clique na opção "Formatar...";
Passo 2. Na janela de formatação, selecione "exFAT" no campo "Sistema de arquivos" e depois clique no botão "Iniciar";
Como formatar um pendrive para exFAT no Mac
No macOS, a formatação no padrão exFAT também é muito simples. Confira!
Passo 1. Conecte o pendrive e abra o 'Utilitário de Disco'. Pressione 'command + barra de espaço' para abrir a busca do Spotlight e digite 'Utilitário de Disco' (sem as aspas). Quando nome dele aparecer na listagem, clique nele para executá-lo;
Passo 2. Na janela do Utilitário de Disco, clique no pendrive e depois no botão "Apagar". Na janela que será exibida, mude o campo "Formato" para "exFAT". Finalmente, clique no botão "Apagar".
Pronto! Depois de formatar, lembre-se de desconectar o pendrive normalmente antes de retirá-lo da entrada USB. A partir disso, você já pode começar a usá-lo emqualquer aparelho, sem se preocupar com problemas de reconhecimento. Funcionou para você? Deixe o seu comentário e compartilhe as suas dicas.
Como instalar o Windows com pendrive? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Blu-ray com qualidade Ultra HD chega ainda este ano
- Huawei Honor Note 10
- ’Não temos medo da torcida brasileira’; dizem jogadores da FaZe Clan
- Moto G Turbo chega ao Brasil com carregador rápido; veja o preço
- PlayStation 4 especial de aniversário é vendido por mais de R$ 300 mil
- Golpe no Facebook faz 10 mil baixarem vírus no Brasil em dois dias
- Confira como desbloquear e ter as melhores armas em Just Cause 3
- Como passar dos desafios do Quarto, no primeiro DLC de Resident Evil 7
- Conheça a tecnologia HDCP presente na TV e no Blu-ray
- Descubra como deixar seu smartphone Android com a cara do iOS 8
- Call of Duty Mobile atinge marca de 148 milhões de downloads no mês
- Review Scribblenauts Showdown
- CS:GO: times, formato e jogos da MIBR no V4 Future Esports Festival 2019
- Como descobrir código da service tag de um PC da Dell com Windows ou Linux
- Piczoo para iPhone: como escrever sobre fotos salvas no celular
- MyAudioSession: fone de ouvido Bluetooth promete áudio personalizado
- Sony anuncia Tetris Effect, jogo de PS4 e PSVR
- Google homenageia aniversário de Pelé com brincadeira na busca
- Windows 10 April Update 2019: veja funções que chegam com a atualização
- Ragnarok M: Eternal Love: como capturar um pet