A versatilidade dos bots ─ espécie de robôs que simulam ações humanas ─ do Facebook não para de crescer, acompanhando a recente implementação do recurso no Messenger. A divisão de pesquisa em inteligência artificial da rede social (FAIR, na sigla em inglês) divulgou um estudo de testes nos quais os robôs foram capazes de aprender técnicas de negociação.
O resultado foi superior ao esperado pelos pesquisadores, uma vez que o software também aprendeu como mentir para obter melhores resultados e, durante os testes, muitas pessoas não perceberam que não estavam conversando com um ser humano e sim com um robô programado para enviar as mensagens.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e últimas notícias no seu celular
Como foi feito o teste?
O primeiro passo foi ensinar o bot como funciona a negociação. O Facebook criou uma base de dados com 5.808 diálogos diferentes. Cada cenário era composto por duas pessoas e uma série de objetos que deveriam ser divididos entre eles. O objetivo era alcançar a maior quantidade possível de pontos, sendo que o valor de cada objeto era diferente para cada negociador e determinado na hora.
Em seguida, o robô precisou aprender a se comunicar para fazer suas próprias negociações. O primeiro passo foi fazê-lo treinar com cópias de si mesmo, de forma a incrementar as habilidades com técnicas de aprendizagem de máquinas e supervisão humana ocasional para garantir que continuem na ling
O segredo, entretanto, está no passo seguinte. Para evitar que a máquina seja surpreendida por uma situação inusitada, a solução encontrada pelos cientistas foi fazê-la criar simulações de resultados possíveis para cada ação e, depois, escolher a que tem mais chance de chegar a uma conclusão positiva na negociação.
Agindo desta forma, o robô conseguiu um nível de diálogo mais natural e parecido com o humano, fazendo com que seus parceiros de testes não percebessem não se tratar de uma pessoa. Outro resultado positivo foi chegar a conclusões mais favoráveis e estar menos disposto a fechar acordos desfavoráveis para si mesmo.
O robô mente mesmo?
O que surpreendeu os pesquisadores foi quando perceberam que o bot tinha aprendido por si só a enganar seu interlocutor. Em um exemplo, o robô blefou que desejava uma bola com valor 0, apenas para conceder em seguida e ficar com os outros itens na barganha, que lhe deram a pontuação máxima possível.
Dados e códigos usados pelo Facebook na pesquisa estão disponíveis para download, mas ainda não há uma forma para o usuário comum testar. Os planos da rede social no futuro incluem incrementar a inteligência artificial com novas técnicas de negociação mais avançadas, usando estratégias em campos diferentes.
"Você pode imaginar um mundo onde isso [bots] acelere e facilite as interações — por exemplo, cenários futuros em que as pessoas podem usar robôs de bate-papo para atendimento ao cliente ou agendamento — onde os bots podem se envolver em conversas contínuas, fazendo negociações humanas com outros bots ou pessoas em nosso nome ", disse Mike Lewis, pesquisador responsável pelo teste.
Facebook não carrega. Como resolver? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Spotify Out Of Office: playlist por e-mail distrai em viagens a trabalho
- CS:GO: veja data dos próximos jogos da MIBR na ESL Pro League Season 9
- Android pode ganhar função de privacidade 'inspirada' no iOS 14
- Lançamento iPhone 2019
- Mortal Kombat 11: Johnny Cage é confirmado em novo trailer do jogo
- Snapchat lança função 'apagar para todos'; veja como funciona
- Conhe?a eletr?nicos que ajudam a perder peso e s?o aliados na dieta
- Nikon D3200 ou Canon Rebel T5: veja qual a melhor DSLR de entrada
- Roku Express em review: streaming fácil, mas com algumas limitações
- WhatsApp no iPhone: como impedir que respondam mensagens na tela bloqueada
- Como resolver o erro 301 em Combat Arms, o famoso jogo de tiro online
- Fone de ouvido promete traduzir áudios em tempo real
- Xiaomi Mi Box vs Apple TV 4K: compare a ficha técnica e os recursos
- Mapeia: como fazer cálculo de rotas com pedágio e combustível
- GTA 6 está no início do desenvolvimento e deve chegar menor, diz site
- GTA 5: vídeo compara gráficos das versões para consoles e PC
- Devil May Cry 5: confira os requisitos mínimos para jogar no PC
- Roteador TP-Link Archer C20 ainda vale a pena? Veja ficha técnica e preço
- CS:GO: ESL One Cologne 2019 ganha data para acontecer
- Bloodborne: diretor fala sobre novidades no game e o futuro da saga