Assistir a vídeos pelo celular é um hábito comum hoje em dia, mas os brasileiros já sabem o quanto o YouTube e a Netflix podem drenar a Internet 3G/4G, que é uma das piores do mundo. Para ajudar a resolver esse problema, os dois aplicativos para celulares Android oferecem ajustes nativos para poupar dados móveis.
O streaming de filmes da Netflix permite baixar os conteúdos apenas pelo Wi-Fi ou escolher um formato de arquivo mais leve, que requer apenas 1 GB para quatro horas de conteúdo.
um consumo mais baixo, de aproximadamente 4 horas de conteúdo por GB. Já o YouTube tem um botão para limitar dados móveis em conteúdo de alta definição e permitir upload apenas pelo Wi-Fi. Vale lembrar que quanto maior a qualidade do vídeo, mais ele exige do 4G/3G.
Netflix
Passo 1. Primeiro, abra o aplicativo da Netflix no Android e toque no ícone de menu, no topo esquerdo. Ao abrir a aba lateral, selecione "Configurações do aplicativo".
Passo 2. Agora, o usuário poderá acessar os recursos para ajudar a poupar internet 3G/4G. A primeira opção está no item de "Uso de dados da rede celular". Ao tocar ali, são exibidas algumas alternativas. O "Automático" escolhe sozinho os melhores padrões para reprodução. No entanto, para economizar Internet, o ideal é desativar essa chave do "Automático" e escolher o "Desligado" (reprodução apenas por Wi-Fi) ou o "Baixo " (assistir cerca de 4 horas de mídia por GB).
Passo 3. Outra função interessante para economizar Internet é ajustar o download de filmes no app (para assistir offline). O ideal é baixar tudo pelo Wi-Fi para assistir sem consumir dados quando estiver no 3G/4G. Para isso, encontre a categoria de "Downloads" e marque a caixa ao lado de "Somente WiFi".
Passo 4. Se você preferir baixar os filmes e séries pela Internet móvel, saiba que o app oferece duas opções de downloads em "Qualidade dos vídeos baixados". O "Padrão" (download mais rápido com um arquivo menor, que usa menos espaço e dados móveis) e o "Alto" (consome mais espaço, com arquivos mais pesados em alta qualidade, e drena mais Internet). Selecione o padrão para economizar.
Todos os ajustes são aplicados automaticamente no app do Netflix para Android.
Aplicativo do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no celular
YouTube
Passo 1. Primeiro, é necessário abrir o aplicativo do YouTube e tocar no seu ícone de perfil, no topo da tela. Ele vai dar acesso à sua conta. Em seguida, toque em "Configurações".
Passo 2. Na lista de ajustes, selecione "Gerais". A primeira configuração nativa que você pode usar para economizar Internet é ativar a chave ao lado de "Limitar dados móveis". Dessa forma, o app vai reproduzir vídeos em alta definição somente via Wi-Fi. Os vídeos continuarão rodando no YouTube, mas com uma qualidade menor para poupar 3G/4G.
Passo 3. Note que na mesma tela de ajustes há o recurso de "Reprodução automática". Se você desligar a chave, o app não vai mais rodar automaticamente o vídeo seguinte da playlist. Assim, você assiste apenas ao que desejar, poupando Internet.
Passo 4. Na mesma tela de configurações, encontre a categoria de "Uploads" (termo que define o envio de vídeo para adicionar ao seu canal, por exemplo). O ideal é que você marque a opção de "Somente Wi-Fi", já que esse upload também gasta Internet móvel.
Passo 5. Caso não tenha jeito e você precise postar no seu canal um vídeo usando os dados do celular, saiba que é possível selecionar uma qualidade padrão para esse upload. Isso porque quanto maior a resolução do vídeo, mais Internet será gasta. O app oferece opções de "Original", 1080p (Full HD), 720p (HD), 480p e a mais baixa de 360p. Pela Internet 3G/4G não é indicado subir vídeos em Full HD, por exemplo. Se quiser manter a qualidade, escolha a HD. Caso não seja necessário, selecione uma das resoluções mais simples.
Todos os ajustes são salvos automaticamente no aplicativo do YouTube no Android.
O que são cookies para Netflix? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhone não carrega? Veja como resolver com dicas da Apple
- Wolfram identifica conteúdo de qualquer foto e gera hashtags e legendas
- Como subir de nível rapidamente em Dead Rising 4, novo game da série
- Descubra como economizar a bateria do Mac no modo de repouso
- Spotify lança modo festa com playlists mixadas por DJ; saiba usar
- Twitter vai acabar com Vine: veja outros aplicativos de vídeos curtos
- Grupo de Acesso da LBFF 2020 tem LOUD, INTZ e mais times; assista ao vivo
- Cinco aplicativos para Facebook Messenger que você precisa conhecer
- Organize fios e cabos dos seus eletr?nicos de forma original
- Cinco sites com as melhores fontes para tatuagem
- Como recuperar sua senha do Facebook
- Call Of Duty: Black Ops 4 é anunciado para PS4, Xbox One e PC
- Batman Arkham Knight apresenta queda brusca de frame nas vers?es de PC
- Confira as melhores cartas da nova expansão de Hearthstone
- Happn revela nacionalidade com mais 'crushes' na Olimpíada Rio 2016
- Como desativar anúncios baseados no seu histórico de buscas do Google
- Windows 10: lista 'red stripe' dá descontos em apps e jogos na loja
- Xbox One S ganha data de lançamento para modelo de 2 TB
- Spotify testa curtidas nas músicas da playlist Descobertas da Semana
- CS 1.6: relembre os cinco mapas e mods mais polêmicos do jogo