Gwent é um jogo de cartas grátis para PS4, Xbox One e PC, que permite participar de embates no estilo “um contra um”, com cards inspirados pela série The Witcher. O game pode ser baixado nas lojas online dos consoles, também para computadores, via GOG, com dublagem e textos em português. Aprenda a jogar e dar os primeiros passos rumo ao topo dos torneios e desafios.
O que é Gwent e como foi criado
Gwent é um jogo de cartas que também existe no mundo da série The Witcher. O game apareceu pela primeira vez nos livros da saga – publicações que originaram os jogos protagonizados por Geralt De Rivia –, citado brevemente entre algumas páginas, mas ganhou o formato digital pela primeira vez em The Witcher 3: Wild Hunt.
Gwent também teve edições físicas e limitadas, lançadas no mundo real, com edições especiais de The Witcher 3. Com o sucesso, a produtora CD Projekt RED resolveu expandir o universo e relançar Gwent como um card game em separado, sem a necessidade do jogo anterior e agora gratuito.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Como jogar Gwent
As regras de Gwent são bem simples: cada jogador compra dez cartas de seu baralho no início da partida e precisa baixá-las no tabuleiro, que por sua vez é dividido em três fileiras possíveis: ataque corporal, longa distância e cerco. O objetivo é somar a força em número dessas cartas
E só há duas ações ao longo da partida: jogar uma carta ou passar o turno. No segundo turno, compra-se duas cartas adicionais, e no terceiro turno – se houver – apenas uma.
Geralmente, uma partida de Gwent se desenrola no sistema de “melhor de três”. Quem vence duas rodadas primeiro, ganha. A maioria das cartas, porém, possuem habilidades especiais, que podem modificar sua sorte no campo de batalha, trocar o clima para beneficiar ou danificar cartas, atacar com mais poder, incluir defesa, entre outros poderes diferenciados.
Isto vai além da regra básica e cada carta varia de ponto a ponto – é necessário ler a descrição de cada uma, antes de lançá-la ao tabuleiro. Antes de cada partida também é possível trocar cartas da mão inicial, o que é chamado de "mulligan".
Primeiro de tudo: desafios
Mas antes de jogar no modo multiplayer, que é o principal atrativo de Gwent, é altamente indicado passar pelos desafios. Eles funcionam como uma “fase de aprendizado”, para que você aprenda o básico do game na prática. Cada desafio ensina a jogar cartas, fazer combos, criar baralhos ou até mesmo criar cartas.
Após a conclusão dos primeiro conjuntos de desafios básicos – as duas primeiras linhas – o jogador tem a opção de realizar os desafios de cada raça – estes já são mais complexos, pois são partidas contra o computador, mas vão ajudar a dominar a jogabilidade e as estratégias em cada embate contra os oponentes.
Dicas para ser um mestre
Gwent não envolve apenas somar o poder das cartas para vencer. É preciso ter estratégia. O blefe é uma dessas estratégias. Não há comunicação direta entre os oponentes nos consoles ou na maioria das partidas online, mas é possível fazer com que seu oponente pense que você está com a mão ruim, jogando as cartas certas, e, assim, fazendo com que ele jogue as cartas mais poderosas, logo de cara.
Isso possibilita vencer com mais facilidade, além surpreender o desafiante. Outra dica é saber com qual das facções de Gwent você se identifica mais: Skellige, Monstros, Nilfgaard, Reinos do Norte ou Scoia'tael. Saber suas características e dominar cada uma delas pode fazer a diferença contra o oponente. O recado é: estude as cartas e leia suas descrições, para entender como combiná-las no campo de batalha.
Como abrir barris e conseguir cartas
Gwent é um jogo gratuito, mas que usa dinheiro para comprar barris com mais cartas. Estes barris também podem ser obtidos por meio do jogo, apenas jogando partidas e conseguindo valores virtuais. Assim como em outros games similares, cada barril traz cards variados, que podem ser comuns, raros, épicos e lendários.
Quatro cartas iniciais são abertas e, ao fim, é preciso escolher entre uma mais forte. O barril te dá três opções finais, mas só uma pode ser escolhida – enquanto as outras duas são destruídas. É bom escolher sabiamente, pois não há garantias de que as outras virão em barris futuros.
Como criar baralhos
O processo de criar baralhos em Gwent é de extrema importância e o jogador deve ficar algum tempo se familiarizando com seu menu de construção. É preciso ficar de olho em pequenos detalhes: o mínimo de 25 cartas, a quantidade máxima de cartas de prata (seis) ou ouro (quatro) e em qual das linhas do tabuleiro a carta escolhida vai se posicionar: ataque corporal, longa distância e cerco, como explicamos mais acima.
Antes de começar a montagem do baralho, é necessário escolher sua carta de líder, que vai ter um efeito especial durante o combate, bem como a facção, que fornecerá os cards e os tipos de cards para a construção. Ao sair da fase de montagem, não esqueça de salvar seu baralho e nomeá-lo, de acordo com sua estratégia: “deck de ataque”, “deck de descarte”, ou qualquer outra nomenclatura que seja o foco da estratégia.
Como criar cartas
Gwent conta com um sistema de criação de cartas. Praticamente qualquer carta pode ser “craftada”, como é dito informalmente, a partir dos “Restos”, que por sua vez são itens criados por meio de cartas desfeitas pelo usuário – funcionalidade disponível a partir do nível três.
O custo para criar uma carta varia bastante. Pode ser de 30 restos ou de 800, entre outros possíveis custos, por exemplo. O valor destoa de acordo com a raridade do card desejado pelo jogador. É possível conseguir Restos também em recompensas de temporada e em recompensas diárias – como, por exemplo, vencer um determinado número de rodadas.
Jogando o multiplayer
O multiplayer de Gwent é seu principal atrativo. Ao jogá-lo o usuário avança de nível, consegue novos barris e tem a experiência de enfrentar um adversário humano, em outro lugar do mundo, por meio da internet. Participar de embates online sempre será a opção mais divertida e indicada para jogar Gwent.
O multiplayer pode ser acessado logo na primeira opção do menu. No nível dez, o usuário pode participar de embates classificatórios, que valem posições de rank. Mas é altamente indicado estar com baralhos bem construídos e bem testados, antes de começar a se aventurar nas classificatórias – que sempre vão valer pontos.
O multiplayer funciona da mesma forma que as partidas contra o computador – todos os comandos e funcionamento de cartas são os mesmos – com a exceção de que quem está do outro lado é um outro jogador. A regra se mantém: venceu dois rounds, venceu a partida inteira.
Quanto mais vitórias, mesmo em partidas casuais, mais recompensas, seja no rank ou por meio de pontos ou ouro para comprar barris. A evolução em Gwent é bem natural e corresponde ao que um jogo de cartas online deve ser.
Cross-play e cross-buy
Gwent será compatível com a tecnologia cross-play, isto é, multiplayer cruzado entre plataformas. Quem jogar no PC, poderá jogar contra usuários no PS4 ou Xbox One. Porém, Xbox One e PS4 não jogarão entre si.
Já no caso de PC, os usuários do Windows 10 terão a vantagem, na versão UWP (Universal Windows Platform), de jogar com a mesma conta do Xbox One. Assim, todo o progresso e cartas compradas ou obtidas em uma conta, valerão para a outra, e vice-versa. A versão PS4, contudo, permanecerá independente e seu progresso não será transferido ao PC.
Recompensas
Como citamos brevemente, há recompensas em Gwent que podem dar restos, minério, pó de meteorito e até cartas. Os objetivos variam bastante e podem ser conferidos no menu de recompensas, divididos por Nível, Ranking, Diária e Temporada.
Modificações estéticas
Gwent reserva algumas modificações estéticas no menu Brindes. Essas modificações são avatares para o perfil do jogador, bordas mais bonitas e títulos para serem usados no modo multiplayer. Todas elas não influenciam em nada na jogabilidade, apenas na diferenciação visual de cada perfil.
Assim como outras recompensas, os brindes estéticos também são obtidos a partir de objetivos específicos completados ou níveis alcançados. Configure seu perfil da forma que bem entender e prepare-se para os embates.
Após este guia básico, você deve ter tudo que for preciso para começar a se dar bem em Gwent nos combates contra outros oponentes no multiplayer. Prepare seu baralho e comece a subir no ranking.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como cortar vídeo no TikTok
- Leilão da Receita no Ceará oferece MacBook por a partir de R$ 2,2 mil
- Windows 10 ter? suporte ao FIDO; sistema substitui senhas tradicionais
- Far Cry 4 fica mais barato nas versões para PS4, PS3, Xbox One e Xbox 360
- Raspberry Pi ganha primeira case e promete mais acessibilidade
- Overwatch recebe evento com skin grátis para Mercy; veja como pegar
- Brasil em Prosa: Amazon, O Globo e Samsung anunciam contos finalistas
- Wickr: app seguro que destrói mensagens e não deixa rastros chega ao PC
- Como bloquear ou liberar anúncios no Google Chrome
- Lista traz os melhores personagens counters para jogar League of Legends
- O que fazer durante a quarentena? Dez atividades online para se distrair
- Overwatch: skins do novo evento de Ano Novo Chinês de 2019
- Galaxy Note 5 vale a pena? Conheça tudo sobre as novidades do celular
- Samsung marca lançamento do Galaxy Note 20
- Logitech lança no Brasil teclado mecânico e mouse focados no público gamer
- AMD confirma falha de segurança em processadores Ryzen
- Primeiras imagens do Windows 10 para smartphones vazam na Internet
- Dying Light: game ter? atualiza??o com arena, novas armas e ve?culos
- Como desativar os sons do sistema do Galaxy Gran Duos
- Resident Evil Village ganha detalhes da versão demo e trailer de gameplay