Na última sexta-feira (12), um vírus do tipo ransomware infectou milhares de computadores em diversos países, incluindo o Brasil. Conhecido como WannaCrypt, o vírus sequestra os arquivos das máquinas infectadas, tornando-os inacessíveis para os seus donos. Para reaver os arquivos, é preciso pagar, em Bitcoin, uma quantia de US$ 300 (cerca de R$ 928 na cotação atual). Empresas de segurança recomendam não pagar, pois não há qualquer garantia de que os dados serão recuperados.
O WannaCrypt explorou falhas críticas em diversas versões do Windows (principalmente as mais antigas, como o Windows XP), afetando diversas empresas. Para um usuário comum ser infectado, ele precisa estar na mesma rede corporativa de uma empresa ou grupo afetado pelo vírus.
App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
A Microsoft já corrigiu esta falha de segurança e afirmou que o patch de correção já estava disponível desde março para usuários do Windows 7 ou superior — para usuários do Windows 8 e Windows 7 só chegou na sexta (12). Abaixo confire um tutorial de como proteger os seus dados.
1. Instale as atualizações de segurança do Windows Update
Instalar as atualizações de segurança do Windows Update é a maneira mais completa e eficiente de se proteger. Vale destacar que o Windows 7 teve suporte prolongado até 2020. Veja como fazer para verificar se há alguma atualização pendente e deixe seu computador em dia com os updates.
Passo 1. Abra as configurações do Windows e clique na opção “Atualizaç
2. Faça download do patch direcionado ao WannaCrypt
Há uma forma de baixar apenas o patch direcionado ao WannaCrypt, que o impede de agir no seu PC.
Passo 1. Acesse a página do Microsoft TechNet (https://technet.microsoft.com/pt-br/library/security/MS17-010). O link vai direcionar para o patch de segurança MS17-010, responsável por barrar a propagação do WannaCrypt, via falha do SMBv1 no Windows;
Passo 2. Agora você deve procurar na tabela “Softwares afetados e classificações de gravidade da vulnerabilidade” pela sua versão do Windows. A lista abrange as versões de 32 e 64 bits. Basta procurar por sua versão do Windows e clicar no respectivo link;
Passo 3. Agora, basta baixar as atualizações referentes ao seu sistema operacional nesta página, clicando no botão “Download”. Depois de baixar os arquivos, clique duas vezes nele e siga o passo a passo de instalação.
3. Use um bom antivírus
Além de manter o sistema operacional sempre atualizado, usar um antivírus que reconheça e bloqueie os mais diversos tipos de malwares é essencial. Alguns exemplos são: Avast, Avira, Kaspersky Antivirus, AVG, e etc. O antivírus é capaz de barrar comportamentos anômalos no sistema operacional, como a leitura e rescrição massiva de arquivos em tempo recorde.
4. Fique atento à golpes de phishing
Outra dica é ficar atento a golpes de phishing — estratégia usada para espalhar malwares por meio do envio de e-mails de spam, que direcionam a pessoa para sites contaminados ou enviam anexos com arquivos executáveis contendo vírus. Para se proteger, o usuário deve evitar clicar em links estranhos divulgados pelos seus contatos nas redes sociais e mensageiros. Porém, se você caiu em um golpe desse tipo, a recomendação é usar um antivírus atualizado para remover a ameaça. E, em caso de ransomware, restaurar a sua máquina para não deixar qualquer vestígio do vírus no PC.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Steam: veja como baixar games enquanto joga outros simultaneamente
- Dubladores de Destiny 2 comentam sobre o trabalho no game
- CS:GO: MIBR Stars terá jogos com line up, Lucas Paquetá e mais jogadores
- Google Maps: saiba como evitar pedágios, balsas e rodovias no celular
- Celular ‘fofo’ em forma de robô anda e reconhece o dono; conheça o Robohon
- Fall Guys é o jogo da PS Plus (PS4) mais baixado de todos os tempos
- Dazn ao vivo: como assistir aos esportes pelo serviço
- Aparelho permite deixar casa inteligente usando apenas um sensor
- iPhone: como buscar trajetos com a Siri no Google Maps e no Waze
- Zenfone 5 ainda vale a pena? Veja análise de preço e ficha técnica
- Aplicativo para youtubers: veja melhores apps para seu canal crescer
- Conheça as novas skins do Terror de Halloween de Overwatch
- RacerX: conheça o drone mais rápido do mundo
- Como usar o Moto G4 Play como roteador Wi-Fi
- Como testar o desempenho da memória RAM do computador
- Lançamento do Galaxy Note 8 será em agosto, segundo chefe da Samsung
- Aprenda como configurar o Bluetooth no Linux
- iPhone SE 2 vem aí: saiba o que esperar da ficha técnica
- Melhores do Ano TechTudo 2019: app de música
- Dez maiores destaques do Android 10 (Q) revelados no Google I/O 2019