Como o TechTudo já abordou, supostas novas funções do WhatsApp e falsos cupons no mensageiro e no Facebook se tornaram as iscas favoritas dos hackers para atrair vítimas em golpes de phishing no Brasil. As mensagens oferecem produtos grátis, passagens aéreas baratas e fazem alertas mentirosos sobre serviços gratuitos que começarão a ser pagos — sempre com um pedido do tipo “copie, cole e envie para todos os seus contatos”.
Hackers têm novo alvo para ataques de ransomware: sequestrar PCs de empresas
Para Dmitry Bestuzhev, chefe de pesquisa e análise da Kaspersky Lab para a América Latina, os cibercriminosos aproveitam da ingenuidade do brasileiro e ganham não só com os cliques da vítima no mensageiro e na rede social, mas também com o forte movimento gerado nos sites de busca pela curiosidade das pessoas.
Somente nesta semana viralizaram na internet brasileira dois golpe: um deles prometia gift cards do Boticário, enquanto o outro oferecia ovos de Páscoa da Kopenhagen.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
“Temos encontrado várias campanhas de ataques tanto no WhatsApp quanto no Facebook usando diferentes temas. Os criminosos aproveitam que as pessoas no Brasil são muito sociais e também um pouco ingênuas, querem ajudar”, afirma. O especialista se refere às mensagens que solicitam dados ou quando o mesmo texto é enviado para 20 contatos, dois grupos, e outras exigências com fins de espalhar a falsa informação.
Bestuzhev explicou ao TechTudo durante o Security Analyst Summit (SAS) — evento que aconteceu entre os dias 3 e 4 de abril, na Ilha de São Martinho (Caribe) — que a primeira coisa a se fazer quando o usuário recebe uma mensagem desse tipo, ou de algum alerta com esse mesmo padrão, é não repassar a mensagens e seus links. A segunda etapa é entrar em contato com quem enviou e informá-lo para que possa avisar aos contatos que se trata de links maliciosos e, no futuro, não cometer mais esse tipo de erro.
Quem não clica nos links e nem repassa as mensagens está imune?
Em geral, as mensagens de WhatsApp e os posts no Facebook encaminham o usuário para um site com anúncios ou que solicita a instalação de um plug-in ou aplicativo. Caso seja instalado, coloca o computador ou celular em risco. Para evitar que isso aconteça, é comum usar um buscador para saber se a promoção é real. É neste ponto, em que o usuário tenta checar a informação, que mora o perigo. Sabendo que a disseminação em massa das mensagens vai promover o interesse das pessoas, criminosos criam páginas maliciosas de Internet com os mesmos golpes para serem encontradas no Google.
Ainda segundo o especialista, mesmo que o usuário seja precavido e não clique nem repas
Criminosos ganham de todos os lados
“Quando se levanta um tema, como café grátis, WhatsApp pago ou passagens muito baratas para ir à Europa, esse tema começa a gerar interesse. Isso significa que as pessoas vão ao computador e começam a buscar na internet. Quando pesquisam, caem em páginas falsas, especialmente fabricadas e que podem ter golpes de phishing, publicidade não desejada, vírus e outros problemas. É todo um ecossistema”, alerta o especialista.
Sendo assim, ainda que muitos escapem das mensagens, acabam virando vítimas em outras fontes. “Se todos não passassem para frente as mensagens, as campanhas não teriam alcance [nem via mensagens de celular, tampouco via busca na web]”, encerra.
A jornalista viajou a convite da Kaspersky.
Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Pocket para iOS aprende a ler notícias e artigos, inclusive em português
- Bateria integrada ou removível: conheça as vantagens e desvantagens
- Como usar a barra de status do Excel e trazer o recurso de volta
- League of Legends: como criar um Arsenal personalizado
- PS4 Pro terá edição especial de The Last of Us 2 no Brasil; veja preço
- WWDC 2020: como assistir ao evento da Apple ao vivo e conhecer o novo iOS
- Sony lança TV com Android, rival 4K da GoPro e o 'novo Walkman' na CES
- Sorry It’s Over: site termina namoros por SMS, e-mail, carta e ligação
- Internet Banking do Itaú: oito coisas que você pode fazer no banco pelo PC
- Apex Legends x Battle Royales: veja recordes de downloads e na Twitch TV
- Huawei Mate X chega às lojas com tela flexível e 5G; saiba o preço
- Como gravar um DVD no aTube Catcher
- FIFA 18: EA divulga Ícones do DLC da Copa do Mundo
- JBL Xtreme vale a pena? Veja pontos positivos e negativos
- Como usar uma foto como plano de fundo do SwiftKey
- Conheça Pong, o primeiro videogame lucrativo da história
- Notebook não inicia? Veja possíveis causas e como resolver o problema
- Android não formata o cartão de memória microSD? Saiba como resolver
- Mortal Kombat X ganha Tremor nesta semana e revela novo trailer brutal
- Vivo aumenta preços do Vivo Easy durante pandemia; clientes reclamam