Ao desinstalar programas e aplicativos, o Painel de Controle do Windows nem sempre remove todos os componentes do arquivo — o que seria necessário para que o sistema operacional fique realmente limpo. Neste casos, a melhor atitude é valer-se de um desinstalador de programas que limpa todos os rastros. Para ajudá-lo a escolher qual o melhor para a sua necessidade, veja abaixo uma lista com sete ótimas opções, cada um com características próprias.
Como desativar o acesso ao registro do Windows
Estes softwares especializados em desinstalar programas possuem funções únicas, que além de removerem os aplicativos do sistema operacional, cuidam para que não fique nenhum registro inválido.
Alguns até mesmo caçam e limpam os atalhos ociosos que sobram no desktop. Soluções mais completas como o Revo Uninstaller ou o Ashampoo UnInstaller também limpam dados de navegação da Internet, proporcionando um papel mais completo para otimização e limpeza.
1. Revo Uninstaller
O Revo Uninstaller é uma solução completa para gerenciamento de aplicativos instalados no Windows, que mesmo em sua versão gratuita, traz diversas ferramentas adicionais que outros programas pagos não possuem. Talvez, este seja o programa mais conhecido pela comunidade do PC.
Além de desinstalar qualquer app, consegue fazer uma limpeza mais profunda no disco, limpar históricos dos navegadores e do sistema e remover evidências de uso da máquina. O software também traz um importante recurso que permite selecionar quais apps podem iniciar junto com o sistema operacional.
2. GeekUninstaller
De todas as opções testadas para esta lista, o GeekUninstaller é o mais simples, mas isso não faz dele inferior aos outros. O programa traz ferramentas inteligentes como atalho para busca no Google, possibilidade de desinstalar aplicativos da Windows Store e limpeza de registro.
3. Absolute Uninstaller
A grande diferença do Absolute Uninstaller
4. IObit Uninstaller
O IObit Uninstaller se destaca por sua ferramenta que analisa os plugins instalados nos navegadores Chrome, Firefox e Microsoft Edge. Consegue determinar a confiabilidade da extensão e age também na desinstalação, como se fosse um programa tradicional do Windows.
Assim como o GeekUninstaller, esta suíte de ferramentas também consegue detectar e apagar programas originários da Windows Store. De todos, este é o que tem a aparência mais contemporânea.
A interface é simples, muito bem organizada e todos os elementos são de fácil visualização. A exemplo do Absolute Uninstaller, o IObit também apresenta separadamente os programas pelo tamanho e quantidade de uso.
5. Wise Program Uninstaller
Já o Wise Program Uninstaller tem uma interface limpa que prioriza a usabilidade. Entre os apps testados, se apresentou como o mais rápido nas remoções. Basta tocar em apenas um botão e em segundos o processo é finalizado. Informa a quantidade de apps instalados no Windows e o total em MB ocupado. Compatível com o Windows 10, também remove aplicativos da Windows Store.
6. Ashampoo Uninstaller 6
Desta lista, este é o único que não possui uma versão gratuita, mas a completa pode ser usada durante 40 dias em teste. Para isso, é preciso inserir o seu e-mail para receber uma chave de ativação. Também é o que possui o maior tamanho de instalação, 17 MB. Também é preciso levar isso em conta.
Passado este inconveniente, o Ashampoo Uninstaller 6 se apresenta como um dos mais completos da categoria. Assim como o Revo Uninstaller, também apresenta diversas ferramentas complementares para limpar Registro do Windows e limpar dados da Internet. Mas também consegue desfragmentar o disco rígido, verificar atalhos inválidos e arquivos duplicados.
Porém, o grande destaque desta solução da Ashampoo é uma função que pode instalar novos programas e monitorá-los durante esse processo, para garantir que nenhuma parte fundamental do sistema operacional seja alterada.
7. Advanced Uninstaller Pro
Apesar do “Pro” no nome, esta suíte de aplicativos é gratuita e pode ser usada por tempo indeterminado. Assim como os produtos da Revo e Ashampoo, o Advanced Uninstaller também traz uma proposta mais completa para remoção de conteúdo indesejado do sistema.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Point Blank: relembre jogo que fez sucesso nas lan houses brasileiras
- Como usar o Sound Amplifier, app do Google para deficientes auditivos
- Como definir a qualidade dos vídeos gravados em uma câmera Nikon
- Rocket League recebe carro de Vin Diesel de Velozes e Furiosos 8
- Android Go: conheça o sistema do Google para celulares com 1 GB de RAM
- Como ativar o HDR da câmera no iPhone
- Como ligar de gra?a para algu?m pelo WhatsApp no Android?
- Como exibir conquistas no seu perfil do Steam e personalizar o profile
- Falha no WhatsApp trava app e até o celular ao receber emoji de esquilo
- Golpe de phishing com lojas virtuais cresce quase 300% em 2018
- Review Anker Soundcore Life Q20: visual simples 'esconde' alta qualidade
- Confira dicas para Project X Zone 2, game de estratégia do Nintendo 3DS
- Veja os computadores ‘baratinhos’ que resgatam os video games superfamosos
- CS:GO: entenda o Extrimhack, programa proibido que causa ban em jogadores
- Cubo Mágico do Free Fire: o que é e como conseguir o item
- Heavy Rain é lançando para PCs; veja tudo sobre o jogo e como baixar
- AMD revela novo Ryzen 9 5900X, considerado 'melhor do mundo para jogos'
- Clash Royale: 7 curiosidades sobre o jogo mobile da Supercell nos esports
- Como cancelar a assinatura da HBO Go pelo celular
- Brasil no CS:GO: MIBR volta ao top 5 de melhores times da HLTV