Ataque a redes de jogos online como PlayStation Network, Xbox Live e Steam já foram protagonistas de notícias nos quatro cantos do mundo, mas as falhas de segurança não estão apenas no horizonte dos games em rede de consoles famosos da Sony e da Microsoft. O volume de golpes focados em usuários de jogos para PC segue crescendo e fazendo vítimas. Lucas Paus, pesquisador de segurança da ESET, elencou as ameaças de ataques mais comuns a gamers durante o Forum ESET de Seguridad Informatica 2016, nos dias 15 e 16 de novembro.
Vírus de roteador? Entenda como o golpe funciona
"Muitos gamers não usam software de proteção por que acham que prejudica o jogo. Há antivírus com modo gamer", explica Paus, que listou os oito problemas mais comuns de gamers inexperientes.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
1) Golpe de phishing
E-mails com links para páginas falsas do Battle.Net, para jogos da Blizzard como World of Warcraft levam usuários para URLs sem certificado digital, https e cadeado ou indicação “verde” de que o domínio é seguro e permite realizar transações financeiras que são interceptadas pelos proprietários das páginas falsas, roubando senhas de cartão de crédito.
2) Downloads Falsos
Outra porta de entrada de ataques são os downloads falsos. Muitos usuários de jogos online para PC baixam programas de chat para conversar com equipes, durante partidas em grupo. Versões traduzidas não oficiais ou mesmo cópias contendo código malicioso são comuns e a orientação é fazer o download de aplicativos sempre do desenvolvedor oficial.
3) O uso de cracks
Com parte dos bons jogos para PC pagos, é comum que usuários optem por softwares piratas que demandam o uso de cracks — programa usado para quebrar um sistema de segurança em um jogo fechado e pago. Nem sempre, o download de cracks é livre de malwares e o barato pode sair caro para quem decide usar jogos piratas em vez de original.
4) Sequestro de processamento da máquina
Com verdadeiros possantes, gamers costumam ter máquinas poderosas com processamento de vídeo dedicado. De olho nesses PCs, hackers podem inf
5) Ransomware gamer
Vírus sequestradores de também existem no mundo dos jogos. Porém, em vez de "cifrar" o acesso ao sistema operacional, o hacker é capaz de pegar na ferida do jogador e bloquear um game ou mesmo uma determinada fase, pontos e ranking do jogo. Assim como no golpe que criptografa dados, é pedido um pagamento de resgate em bitcoins para liberar o jogo.
6) Jogos desejados
Última febre dos games mobile, todos queriam jogar Pokémon GO. O problema é que não estava disponível em todos os países assim que foi anunciado. Sabendo disso, hackers criaram uma onda de aplicativos falsos, programas paralelos que prometiam acesso, melhor desempenho no jogo e outros benefícios com um único objetivo: roubar dados pessoais.
7) Apps falsos
Um problema que vai além dos repositório não oficiais, os apps falsos são frequentemente denunciados em lojas oficiais para o Android e iOS (iPhone). No entanto, enquanto não são rastreados, consegue fazer milhares de vítimas que instalam aplicativo de origem duvidosa.
8) Ausência de Antivírus
Segundo a ESET, em pesquisa realizada com 500 jogadores no Reino Unido, 52% afirmou que não usa antivírus no computador. Outros 36% desativa, porque acham que prejudica o andamento dos jogos na máquina. O cenário é se repete em outros países do mundo e é muito similar no Brasil. A ausência do antivírus na máquina é um fator de risco para quem navega por fóruns que prometem dicas em troca de cadastros e downloads, por exemplo.
*A jornalista viajou a convite da ESET para o Forum de Seguridad Informatica 2016
Qual o melhor antivírus com modo gamer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- WhatsApp volta a funcionar no Brasil, após apagão de duas horas
- Silent Hill: relembre os personagens principais da franquia de terror
- Conheça os times brasileiros mais ricos no modo Master Liga de PES 2016
- Ultra lança notebooks e computador para quem está de home office; saiba os preços
- Como desativar a notificação de fone de ouvido no Windows 10
- Smart TV não carrega o YouTube? Veja possíveis causas e como resolver
- Hacks para PUBG Mobile são proibidos; veja regras do Battle Royale
- Como ter as novas fontes do Instagram Stories? Cinco dicas que podem ajudar
- Facebook lança recursos para as eleições 2018 no Brasil; conheça
- Como ocultar o conteúdo das notificações na tela de bloqueio do Android
- Teclado HyperX: veja X modelos gamer à venda no Brasil
- The Sims 4: confira sete formas inusitadas de matar um Sim no jogo
- Spotify.me revela quais músicas você mais escuta e cria playlist inspirada
- Animoji é o novo emoji animado do iPhone X que reproduz seus movimentos
- WRC 8 e Saints Row 2 estão entre jogos grátis do Xbox One em julho
- Como colocar marca d’água em vídeos do YouTube
- Pac-Man: veja os jogos para Android do personagem comilão
- Facebook cria sete novos botões de ação para páginas; veja quais são
- CS:GO: datas e jogos da MIBR e FURIA no cs_summit 6 Online: North America
- Como usar o Click To Pray, aplicativo do Papa Francisco para orações