O Crypt888 é um arquivo malicioso que se enquadra na categoria de ransomware, ou seja, ele criptografa todo o conteúdo do HD da vítima e cobra um “resgate” para a devolução de dados. Após atingir usuários na Itália e República Tcheca, o Crypt888 chega ao Brasil e agora busca por novas vítimas.
Trabalhe conosco: falsos sites de vagas de empregos espalham vírus
O vírus foi descoberto em junho de 2016 por pesquisadores da Avast!, conhecida empresa de antivírus. De lá pra cá, o ransomware já foi visto em pelo menos três línguas. Sua aparição mais recente foi em português e apresentava instruções de pagamento em bitcoins, uma forma de dinheiro virtual e não rastreável.
Uma faceta peculiar deste vírus é que boa parte de seu código é o mesmo. Uma das poucas alterações foi o papel de parede que é instalado no computador da vítima e que traz as instruções para o pagamento do resgate. Todas as outras partes do código, como o algoritmo de criptografia, a chave de criptografia, nomes de arquivos e demais partes do código permanecem as mesmas. Estas informações estão em um script chamado “Autolt”.
No total, os pesquisadores da Avast já descobriram cinco versões deste malware. A primeira delas foi em 22 de junho de 2016 e parecia ser apenas uma versão de testes. O vírus mudava o papel de parede do usuário para uma imagem do Guy Fawkes, símbolo do grupo hacktivista Anonymous e nele tinha uma mensagem que acusava a vítima de ter roubado uma certa quantia em bitcoins, mas não trazia nenhuma informação sobre como o pagamento do resgate deveria ser feito.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Em 08 de Julho, uma nova versão foi encontrada, com modificações no papel de parede. A história do roubo havia sumido, porém ainda não existia informações sobre contas bancárias ou bitcoins. Até que em 29 de julho foi encontrada a versão italiana do vírus.
O papel de parede agora estava com uma mensagem em italiano e com erros ortográficos – o que sugere uma tradução automática. Sendo assim, os criadores do vírus não são italianos. O código do arquivo foi ofuscado, mas permanecia essencialmente o mesmo. Mesmo assim, ainda não havia nenhuma informação de como o pagamento poderia ser efetuado. Dessa maneira, as vítimas italianas estavam com seus arquivos criptografados mas sem saber como fazer o resgate.
Em 21 de setembro, a versão tcheca é descoberta. Apesar do código ser o mesmo das versões anteriores, a mensagem mudou bastante. Nela, os criadores do vírus tentam enganar as vítimas afirmando que eles são, na verdade, o ransomware Petya – que ainda não tem um método válido para descriptografia.
Isso servia para desestimular usuários que tentassem buscar alguma saída online. O valor
Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Caixa de som inteligente tem conectividade com Apple TV
- Meme com fotos que resumem 2020 faz sucesso entre famosos nas redes sociais
- Como o Nubank ganha dinheiro? Veja cinco curiosidades sobre o cartão
- Rio de Janeiro vai receber DreamHack Open, torneio de CS:GO, em 2019
- Cinco jogos que são sucesso no casual, mas 'fracassaram' no competitivo
- Yelp: veja cinco dicas para usar o rival do Foursquare também no Brasil
- Óculos smart, WhatsApp novo, iOS 9 no WWDC e Dubsmash nas mais lidas
- OpenOffice caminha para o fim e Apache encerra suporte aos usuários
- Como fazer download de Dark Souls e instalar no Xbox One
- Moto X Style e Moto X Play são as apostas 'top' do Motorola
- Digital Stage e Game XP: as novidades do Rock in Rio 2017!
- Acabou a bateria? Qiub recarrega o celular e ainda aumenta a memória
- Facebook Messenger deve ter jogos dentro do aplicativo em breve
- Como fazer Picareta no Minecraft
- Motorola Moto One
- Nero ou Ashampoo? Qual programa ? o melhor para gravar v?deos
- Snapchat agora permite buscas entre seus milhões de snaps diários
- Android 8.0 Oreo: conheça novos emojis e ícones customizáveis do sistema
- Truques para personalizar o Android usando as suas próprias fotos
- Roku Express: como instalar e controlar a TV pelo app