Opera Mini e Chrome são dois navegadores gratuitos que que economizam a internet do celular. Disponíveis para iPhone (iOS) e Android, ambos trazem recurso para poupar dados, permitindo gastar menos e navegar melhor mesmo quando a conexão está ruim. Para além desta funcionalidade, cada um traz características únicas que tornam a experiência de uso diferente entre si.
O TechTudo fez o download e testou os dos browsers por alguns dias. Analisamos o desempenho e aspectos como velocidade, economia de dados e recursos extras. Confira as nossas impressões nas linhas a seguir.
Aplicativos lite economizam bateria e internet; conheça as opções
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Economia de dados: Opera Mini
Sob quaisquer aspectos que se possa avaliar, o Opera Mini é disparado o que mais economiza dados. Antes de abordar os números, porém, é preciso destacar as configurações de ambos os navegadores durante os testes, bem como do dispositivo. Os experimentos foram realizados em um Moto G 2 rodando Android 6.0 Marshmallow. Para verificações de economia de dados e velocidade, o aparelho esteve conectado à rede 3G.
O Opera Mini estava com o "modo extremo" desativado, pois ele impede o carregamento de vídeos. O recursos de aceleração de vídeos estava ativado, assim como o bloqueio de anúncios, que auxilia reduzir o consumo de internet. O Chrome , por sua vez, não conta com nenhuma personalização no modo de economia de dados.
Nessas condições, as informações dos próprios aplicativos mostram que o Chrome poupou 19% dos dados, enquanto o Opera Mini conseguiu um índice de 49%. Isso significa que o oponente do Google economizou cerca de 2,5 vezes mais.
O índice se mantém praticamente igual quando levado em consideração o uso de dados fornecido pelo Android: o Chrome gastou 60,85 MB em um dia, mais do que os 25,22 MB utilizados pelo Opera Mini no mesmo período. Aqui, vale ressaltar que em ambos foram acessadas as mesmas páginas, durante as mesmas 24 horas.
Velocidade: empate
O carregamento do Chrome, em geral, é mais lento que o do Opera Mini. Na maior parte do tempo, as páginas demoraram vários segundos para abrir no navegador do Google, enquanto o concorrente as abre imediatamente. Porém, o desempenho não é o mesmo nos sites do próprio Google, como Gmail e o Tradutor, que carregaram mais rápido no Chrome.
A diferença se faz notar principalmente nos vídeos do YouTube, que muitas vezes, sequer chegaram a ser executados no Opera Mini. O vídeo “Gears of War 4: Gameplay dos primeiros minutos!”, por exemplo, rodou sem travamentos no Chrome, ao passo que não abriu no rival, mesmo após inúmeras tentativas e com o recurso da aceleração de vídeos ativado.
Se estivesse concorrendo com outra companhia, a vitória no quesito velocidade seria incontestavelmente do navegador da Opera. Mas, se tratando do Google, com sua grande quantidade de serviços muito populares, a otimização para o Chrome conta bastante no dia a dia. Neste sentido, ambos têm seus pontos fortes e fracos e, portanto, ficam empatados.
Qualidade de imagens: Opera
Usamos a rede 2G para a realização de testes de qualidade da imagem. O objetivo era verificar o quanto cada navegador desfocou imagens e vídeos ao usar uma conexão ruim. E o resultado foi bom: ambos mantiveram resoluções satisfatórias, que, mesmo inferiores às obtidas com conexão 3G, proporcionam boa experiência de uso.
No entanto, o Opera Mini apresenta leve vantagem sobre o Chrome. Isso porque, em algumas das vezes, o navegador do Google não chegou a carregar a imagem por completo, ao passo que no rival isso não ocorreu. O mesmo aconteceu com a miniatura dos vídeos, eventualmente apagada no Chrome.
Recursos extras: Chrome
O Chrome tem mais recursos que o Opera Mini. O aplicativo oferece mais opções de configurações, permite sincronizar com a conta do Google e imprimir o site direto do app, entre outras funções. Em sua versão Beta, o aplicativo ainda possui um botão de download, permitindo ao usuário baixar conteúdos para visualizar offline.
Ao seu lado, o Opera Mini traz mais funcionalidades no que diz respeito à economia de bateria. O desenvolvedor também oferece o Opera VPN, app gratuito para Android e iOS, que permite acesso ilimitado a conteúdos restritos a outros países.
No entanto, o saldo geral é negativo para o Opera Mini. Para quem não abre mão das comodidades implementadas por recursos variados, o Chrome é uma melhor opção.
Conclusão
O Opera Mini é sem dúvida o melhor para quem busca a máxima economia de Internet. O navegador consegue fazer isso como nenhum outro do mercado, entregando ainda boa velocidade e qualidade de imagens.
Só que seus baixos índices de consumo não vêm à toa; o app é bem mais enxuto que o Google Chrome, fazendo com que este último seja mais indicado para os que não querem viver sem as facilidades da integração com o Google.
Qual o melhor navegador para celular? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPod deve ganhar modelos coloridos com processador 'top' ainda este ano, diz site
- Você sabe por onde anda o seu CPF?
- Além dos fones de ouvido: veja dicas para melhor curtir suas músicas
- Como abrir um arquivo por um programa específico no Mac OS X?
- Tinder ganha enquete para iMessage no iPhone; conheça o Stacks
- Conheça Color TV-Game 6, primeiro console lançado pela Nintendo
- Sementes de Minecraft: veja a lista com as 10 melhores
- Nova rede sem fio pode tornar o seu Wi-Fi 100 vezes mais veloz
- Amazon Music lança podcasts no Brasil e promete conteúdos exclusivos
- GTA 5 online: como ativar a verificação em duas etapas e ganhar 500 mil
- Como usar o VIMAGE para adicionar efeitos especiais nas suas fotos
- Como usar Live Photos em iPhone com iOS 11
- Áudio do HDMI não funciona após instalar Windows 10? Veja como resolver
- BlackBerry Priv: conheça o Android 'super seguro' que pode derrubar rivais
- Driveclub: confira como fazer drift no jogo exclusivo de PS4
- Free Fire recebe atualização com novas armas e melhorias em personagens
- Conheça todos os Dolls, robôs gigantes de Xenoblade Chronicles X
- Fifa 16 e Mortal Kombat X são destaques nos trailers da semana
- Morte de ativista LGBT pode estar associada a site no 'estilo' Jogos Mortais
- Battle of Azeroth: jogamos a nova expansão de World of Warcraft