Apesar do HD ficar muitas vezes em segundo plano, ele é o responsável por uma das partes mais importantes do seu computador: o armazenamento de todos os seus arquivos e softwares. Também conhecido como disco rígido, o componente possui diferentes capacidades de armazenamento, que podem ir desde 500GB até 8 TB.
HD e HDs externos: tecnologia caminha para o fim?
O disco rígido funciona como uma balança, ou seja, não importa o que está sendo salvo, mas o seu tamanho. Para entender qual a sua necessidade, a Seagate, por exemplo, uma fabricante de HDs internos e externos, disponibiliza uma tabela comparativa de até 2 TB dos modelos mais comuns no mercado:
Porém, a velocidade de um disco rígido não depende somente do seu tamanho. É importante entender o conceito de Rotações por Minuto (RPM), uma unidade de frequência que conta o número de rotações completas por minuto em volta de um eixo fixo. Ou seja, quanto maior for o número de RPM, mais rápido será seu HD. Entre os principais modelos de HD no mercado, o mais o comum são entre 5.000 e 7.000 RPM.
A rotação faz com que o disco rígido necessite ser plano, pois qualquer diferença em sua superfície pode prejudicar a rotação. Por isso, o HD é feito de discos magnéticos chamados platters, que têm duas camadas: a primeira é chamada de substrato (feita, normalmente, de alumínio) e a segunda de material magnético, aplicada nos dois lados do substrato. É esse material que permite a gravação de dados.
Placa de vídeo Intel HD Graphics 3000 é boa? Comente no Fórum do TechTudo.
Os platters são, posteriormente, montados em um eixo de alumínio sólido o bastante para que não haja vibração dos discos, ainda que em altas velocidades. A maioria dos HDs disponíveis tem múltiplos discos de gravação e leitura.
A performance de um disco rígido pode ser melhorada com a desfragmentação de disco. A ação é necessária pois conforme o usuário salva, modifica ou apaga um arquivo, as mudanças ocorrem em lugares diferentes do disco, criando uma “bagunça”. A desfragmentação organiza os arquivos, deixando o computador mais rápido.
Para aumentar a capacidade de armazenamento dos usuários, já está no mercado há algum tempo a opção de disco rígido externo. Ele funciona da mesma maneira que o componente interno do seu computador, porém com a vantagem da portabilidade, como um pen drive com maior tamanho.
No Brasil, as principais marcas que vendem discos rígidos são a Seagate, Samsung e Western Digital. HDs internos e HDs externos se encontram em uma faixa de preço ampla, variando de acordo com capacidade, desempenho e fabricante.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Zenfone 2 com preço agressivo chega para bater de frente com iPhone 6 e Galaxy S6
- Hardware ou Software? Entenda a diferen?a entre os termos e suas fun??es
- Cyber Monday 2020: dez dicas para aproveitar promoções e descontos
- Nova versão do Razer Blade Stealth tem tela touch e resolução Quad HD
- Celular bom e barato: guia traz opções com preço até R$ 899
- Saiba como aumentar a estâmina em Shadow of the Colossus
- Gmail no celular: 8 funções que pouca gente conhece
- Amazon Fire TV Stick Basic: rival do Chromecast terá lançamento no Brasil
- As novidades do OnePlus 5, smartphone que rouba a atenção do iPhone 7 Plus
- Celulares da Samsung também podem vir sem carregador
- iPhone 5C será abandonado pela Apple, diz site
- Como usar um dispositivo Windows 10 para controlar computadores e smartphones
- Samsung desenvolve janela artificial que simula a luz do sol; conheça
- Como mudar de plano no Spotify
- DJI Osmo vale a pena? Conheça as versões e preços da câmera
- Extensão adiciona modo noturno ao Trello
- Speed Drifiters aceita hacks? Entenda regras da Garena para o game
- InstaPic é o Instagram para PC que posta fotos usando o Windows 10
- iPhone mais seguro: conheça a proteção do Secure Enclave
- Moto Maxx: aprenda a usar a câmera de 21 MP e tire fotos melhores