Apesar do HD ficar muitas vezes em segundo plano, ele é o responsável por uma das partes mais importantes do seu computador: o armazenamento de todos os seus arquivos e softwares. Também conhecido como disco rígido, o componente possui diferentes capacidades de armazenamento, que podem ir desde 500GB até 8 TB.
HD e HDs externos: tecnologia caminha para o fim?
O disco rígido funciona como uma balança, ou seja, não importa o que está sendo salvo, mas o seu tamanho. Para entender qual a sua necessidade, a Seagate, por exemplo, uma fabricante de HDs internos e externos, disponibiliza uma tabela comparativa de até 2 TB dos modelos mais comuns no mercado:
Porém, a velocidade de um disco rígido não depende somente do seu tamanho. É importante entender o conceito de Rotações por Minuto (RPM), uma unidade de frequência que conta o número de rotações completas por minuto em volta de um eixo fixo. Ou seja, quanto maior for o número de RPM, mais rápido será seu HD. Entre os principais modelos de HD no mercado, o mais o comum são entre 5.000 e 7.000 RPM.
A rotação faz com que o disco rígido necessite ser plano, pois qualquer diferença em sua superfície pode prejudicar a rotação. Por isso, o HD é feito de discos magnéticos chamados platters, que têm duas camadas: a primeira é chamada de substrato (feita, normalmente, de alumínio) e a segunda de material magnético, aplicada nos dois lados do substrato. É esse material que permite a gravação de dados.
Placa de vídeo Intel HD Graphics 3000 é boa? Comente no Fórum do TechTudo.
Os platters são, posteriormente, montados em um eixo de alumínio sólido o bastante para que não haja vibração dos discos, ainda que em altas velocidades. A maioria dos HDs disponíveis tem múltiplos discos de gravação e leitura.
A performance de um disco rígido pode ser melhorada com a desfragmentação de disco. A ação é necessária pois conforme o usuário salva, modifica ou apaga um arquivo, as mudanças ocorrem em lugares diferentes do disco, criando uma “bagunça”. A desfragmentação organiza os arquivos, deixando o computador mais rápido.
Para aumentar a capacidade de armazenamento dos usuários, já está no mercado há algum tempo a opção de disco rígido externo. Ele funciona da mesma maneira que o componente interno do seu computador, porém com a vantagem da portabilidade, como um pen drive com maior tamanho.
No Brasil, as principais marcas que vendem discos rígidos são a Seagate, Samsung e Western Digital. HDs internos e HDs externos se encontram em uma faixa de preço ampla, variando de acordo com capacidade, desempenho e fabricante.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- MindMeister: como usar para fazer mapa mental grátis
- PUBG: veja dicas para melhorar o desempenho do game no Xbox One
- Cinco modelos em 3D escondidos na pesquisa do Google
- Confira os requisitos para jogar Call of Duty: Infinite Warfare no PC
- Como fazer os 7 finais de Agony, jogo de terror para PC, PS4 e Xbox One
- Veja games que ganharam versões para celulares em 2017
- Como transferir dinheiro do Caixa Tem para Mercado Pago
- CS:GO: s1mple, melhor jogador do mundo em 2018, é banido da Twitch TV
- Dicas de Age of Empires 2 HD Edition para jogar no PC
- Aprenda como assistir às partidas do seu amigo em League of Legends
- MacBook com problemas na Ethernet? Veja como consertar
- Procon-SP notifica WhatsApp por novos termos de privacidade; mudança é adiada
- Galaxy Note 8 vs iPhone 7 Plus: comparativo traz celulares com câmera dupla
- Intel confirma L1FT, nova falha em processadores após Meltdown e Spectre
- Nintendo anuncia SNES Classic com 20 jogos clássicos e um inédito
- Quatro dicas para personalizar o Android e customizar o celular
- Jump Force terá Yugi Muto, lendário Rei dos Duelistas de "Yu-Gi-Oh!"
- Cinco coisas que você pode fazer com um tablet velho
- 'Novo WhatsApp', beta do FIFA 16 e Galaxy S6 Edge Plus nas mais lidas
- Circuito Desafiante 2019: paiN e RED vencem e lideram tabela do LoL