O Google pode estar desenvolvendo um novo sistema operacional. Descoberto na segunda semana de agosto e conhecido até agora como Fuchsia, a plataforma traz algumas peculiaridades como, por exemplo, não ser baseado no kernel do Linux, como são o Android, o Chrome OS e o Chromecast, outros sistemas da gigante de tecnologia.
Aplicativo para Android faz a bateria do celular durar mais; veja como usar
No entanto, será que o Fuchsia virá para substituir o Android? Como deve ficar o Chrome OS com a chegada do novo sistema? Por enquanto, muitas dúvidas pairam sobre o possível lançamento de uma nova plataforma do Google. No artigo abaixo, o TechTudo tenta responder as principais dúvidas sobre o assunto. Saiba tudo o que foi descoberto até agora sobre a nova aposta do Google.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O que é kernel do Linux?
O Fuchsia será um sistema operacional open source — ou seja, de código aberto — completamente novo. Isso porque, ao contrário das outras plataformas do Google, a empresa não adotou o kernel do Linux.
A grosso modo, o kernel é o núcleo do sistema. É o responsável pelas instruções básicas, como o acesso à memória e ao processador. O kernel age fazendo a integração da parte física (hardware) com a parte lógica (software) do aparelho, seja um celular ou um PC.
Em quais dispositivos o Fuchsia deverá funcionar?
O Google optou por utilizar o Magenta que, por sua vez, é baseado em outro kernel chamado de LK. Essa escolha foi feita porque o Magenta traz algumas vantagens em relação ao kernel do Linux. A mais importante delas é por ser um núcleo mais enxuto. Outra característica interessante do Fuchsia é oferecer suporte a processadores ARM, tanto de 32 bits quanto de 64 bits.
Com isso, é esperado que o Fuchsia seja consideravelmente mais leve e rode bem tanto em computadores e smartphones mais robustos, como também em outros dispositivos mais simples, voltados para Internet das Coisas (IoT), carros smart, além de placas como a Raspberry Pi 3.
Tudo isso com uma interface bastante parecida com aquela já conhecida pelos usuários. Afinal, o possível novo sistema da empresa utiliza as linguagens de programação Dart e Flutter, as mesmas utilizadas no Material Design, que o Google usa desde o Android 5.0 Lollipop.
O que muda no Android e no Chrome OS com a chegada do Fuchsia?
O novo sistema operacional ainda está em fase embrionária e o Google não deu uma declaração oficial. No entanto, é pouco provável que, a curto prazo, o Fuchsia chegue para substituir o Android e o Chrome OS. Vale lembrar que sistema operacional móvel da gigante das buscas é um dos produtos mais ren
A longo prazo, porém, a conversa pode ser diferente. Como tem a capacidade de rodar tanto em smartphones quanto em PCs, o Google pode estar preparando o Fuchsia para ser um sistema operacional universal, assim como a Microsoft fez com o Windows 10que roda em vários dispositivos. Além disso, por também servir para Internet das Coisas, o Fuchsia pode cravar de vez o nome do Google nesse mercado de objetos smart.
Via The Verge, Android Police e Google
Android travando: como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Quinze bots que vão deixar seu Telegram mais sofisticado
- Facebook.com/você; mude a URL do perfil pelo seu nome ou apelido
- BlizzConline 2021: veja como assistir, horário e expectativas do evento
- Como remover uma conta do Google de uma Android TV
- Raspberry Pi ganha câmera de 8 megapixels da Sony
- Angry Birds ganha fase baseada em torneio de t?nis do Rio de Janeiro
- Conheça curiosidades e polêmicas de Alex Kidd, famosa franquia da Sega
- Conheça o SpiNNaker, supercomputador que imita o cérebro humano
- Como criar histórias em Assassin's Creed Odyssey no Story Creator Mode
- Call of Duty Mobile: o que são os emotes e como desbloqueá-los
- ROG Phone 3: Android mais poderoso do mundo vaza na web
- Overwatch 2: conheça todos os personagens confirmados até agora
- Blizzard anuncia Eichenwalde, novo mapa de Overwatch
- Like Parent: descubra se o bebê se parece mais com o pai ou com a mãe
- Saiba quais são os principais jogos de 2015 para o Nintendo 3DS
- Como colocar o uTorrent em portugu
- Zenfone 4: saiba diferenças entre os celulares vendidos pela Asus no Brasil
- Como tirar print da tela no LG K10
- Apps para iOS: Google Classroom, Bamboo Loop e outros destaques da semana
- Dome para GoPro: veja a lista com opções para comprar no Brasil