Acabou de adquirir uma câmera do tipo DSLR e está com dúvidas na hora de acoplar, desacoplar e armazenar corretamente suas lentes? Acompanhe, então, este tutorial com o passo a passo de como manusear sua objetiva com segurança e, assim, manter o bom funcionamento do seu equipamento por mais tempo.
Aprenda a fazer fotos em movimento com uma câmera DSLR; siga o passo a passo
Para esta demonstração, utilizamos a câmera modelo Canon T3i e a lente Canon 18-55mm (objetiva mais comum em kits de fotografia).
No momento em que você compra sua câmera, sua lente vem desencaixada do corpo e é você quem precisa montar. Abaixo, veja que existe um quadrado branco tanto na baioneta (tipo de “rosca” utilizada para unir os dois lados) da lente, quanto no aro prateado do corpo da câmera. Lembrando: tenha certeza de que o equipamento está desligado antes de realizar a troca, isso evita que o circuito elétrico existente entre lente e câmera seja danificado.
Mantenha ambos os quadrados na mesma direção e perceba que a sua objetiva vai encaixar suavemente no corpo da máquina. Com isso, faça um movimento curto sentido horário até ouvir um clique. Seja cuidadoso. Nunca force a entrada, esses equipamentos são sensíveis e quebram com facilidade.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
É importante lembrar que nas câmeras Nikon o procedimento é o mesmo para a acoplagem, com a única diferença que o símbolo é uma bolinha branca. Veja:
Para retirar sua lente com segurança da câmera, observe que do lado direito da máquina (Nikon/Canon) existe um botão em formato de meia lua bem próximo à objetiva. Basta pressioná-lo enquanto começa a girar a lente para o sentido anti-horário. Lembre-se, não puxe ou force o movimento e faça a troca sempre com a máquina desligada.
Como armazenar sua lente
Equipamentos fotográficos, como um todo, pedem um cuidado especial em sua utilização e armazenamento. Entretanto, a lente é, sem dúvida, a parte mais frágil e mais cara de sua câmera. Uma boa maneira de guardar suas objetivas em segurança é mantê-las sempre com a capa de proteção traseira e frontal quando não estiver utilizando, guardá-las em recipiente com boa vedação (vidro ou plástico), com luz, longe da umidade e se possível com bolsinhas de sílica anti-mofo e anti-fungos dentro do recipiente. Apenas substitua-os quando estiverem úmidos. Acredite, os fungos podem destruir sua lente caso consigam chegar até elas.
Caso utilize bolsas para fotografia, procure manter todos os equipamentos devidamente separados e de tempos em tempos coloque a bolsa para pegar um pouco de sol. Isso vai ajudar a manter os seres indesejados longe de suas lentes. Problemas como esses são mais recorrentes em equipamentos que não usamos com muita frequência. Então, vale sempre tirar eles do armário de vez em quando e utilizá-los, nem que seja dentro de casa.
Qual câmera semi profissional com regulagem comprar? Comente no Fórum do TechTudo.
Cuidados na hora de trocar a lente e limpeza
Ao realizar a troca da objetiva em ambientes externos, procure, se possível, fazer em lugares em que não haja muito vento, areia e água. Seja o mais breve possível. Pelo fato da câmera ter muitos compartimentos elétricos, o magnetismo gerado acaba atraindo mais sujeira na junção entre as duas partes, o que pode causar manchas em suas fotos. Portanto, saia de casa levando apenas os equipamentos que for utilizar.
Para limpeza das lentes, evite usar qualquer tecido que não seja de microfibra, álcool ou água. Eles podem acabar estragando seu equipamento ao invés de mantê-lo. Use kits próprios para fotografia. Borrifadores de ar, pincéis especiais, solução para limpeza de lentes e lenços de papel e microfibra são facilmente encontrados para venda na internet ou em lojas especializadas. Caso tenha dúvida na hora de comprar, escolha o kit da própria marca de sua câmera. Pode ser um pouco mais caro, mas é sempre mais garantido.
Não fique neurótico em querer limpar o equipamento a cada utilização ou se está seguindo tudo de maneira perfeita. Lembre-se: o mais importante é se aventurar, curtir seu equipamento e clicar suas recordações.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Microsoft se prepara para reta final de lan?amento do novo Windows 10
- CS:GO: MIBR vence G2 em jogo pela FACEIT Major London 2018
- WhatsApp banido: app bloqueia milhares de contas em período eleitoral
- Black Friday: veja quais são as empresas com mais reclamações
- Driveclub receber? DLC que traz quatro modelos da marca Lamborghini
- Amazon Prime Gaming: Battlefield 3 está entre jogos grátis de dezembro
- Os seis melhores smartphones de até R$ 2 mil à venda no Brasil
- Curiosidades de Balrog: personagem volta em DLC de Street Fighter 5
- Como saber se estou no CadÚnico? Saiba consultar seu cadastro
- TV do ano: Melhores do Ano TechTudo vai eleger o destaque de 2020
- AirPods: fones de ouvido wireless podem ganhar ativação por voz em 2018
- Headset SteelSeries: conheça cinco modelos vendidos no Brasil
- Nvidia lança Quadro RTX 4000, placa de vídeo com arquitetura Turing
- Vivo Keyd vence CNB na Série de Promoção e retorna ao CBLoL
- Como ligar de graça para telefones dos EUA no Android e iPhone
- Como resolver problema de ter 100% do disco usado no Windows
- MTG: jogador alemão vence Mythic Championship IV; veja deck campeão
- Como baixar GTA 5 grátis para PC: saiba fazer download na Epic Games
- Swappy Color, ZigZag e mais: veja os jogos para Windows Phone da semana
- CS:GO: ESL One Major Rio 2020 vai classificar times por ranking regional