O Facebook liberou nesta sexta-feira (5) uma mudança que vai deixar o aplicativo oficial da rede social para iPhone mais parecido com o Snapchat. A partir de hoje, os internautas do Brasil vão encontrar a câmera aberta logo que iniciarem o app no smartphone – a ideia é que as postagens sejam sempre com imagens, no lugar do texto, que ainda predomina a rede social. A novidade faz parte de um teste que também acontece no Canadá.
Facebook libera filtro para foto de perfil com tema das Olimpíadas Rio 2016
Por enquanto, a mudança vale exclusivamente para quem tem celular com iOS e, com isso, os donos de Android ficam de fora. Em entrevista exclusiva ao TechTudo, o gerente de produto do Facebook, Sachin Monga, diz que no futuro a rede social será mais "videocêntrica".
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O entrevistado disse que, no passado, o Facebook perguntava "o que estava na sua mente", com um visual composto por uma caixa de texto e um teclado virtual, onde os usuários podiam responder essa pergunta. A atualização do aplicativo mantém a mesma pergunta, mas estimula os internautas a responderem em foto e vídeo o que está passando pela cabeça.
Na demonstração foi possível ver o aplicativo do Facebook para iPhone abrir já com metade da tela principal na câmera. O usuário tem a opção de tocar no quadrado das imagens ao vivo para deixar em tela cheia. Como já é natural na função de câmera do smartphone, é possível intercalar entre as imagens geradas pelo sensor principal e as imagens do sensor frontal, para selfies. Também existe a possibilidade de ativar o flash.
A proximidade do Snapchat fica por conta das molduras e filtros. Os donos de iPhone adeptos da rede social têm a chance de incluir figuras comemorativas dos Jogos Olímpicos da Rio 2016, por exemplo. Já os filtros permitem, por exemplo, projetar a bandeira do Brasil como se fosse uma pintura no rosto do usuário. Para chegar a este resultado, o Facebook usa a tecnologia do aplicativo MSQRD, comprado recentemente pela empresa.
A questão da bateria foi um dos pontos-chaves na entrevista com Monga, que explica como os engenheiros "minimizaram" os efeitos da novidade: "Assim que você rola o feed de notícias para cima, a câmera é desligada automaticamente".
O funcionamento da câmera de foto ou vídeo com filtros por cima lembra a chegada de Pokémon Go. Monga afirma que o Facebook "está empolgado com a realidade aumentada", mas que a mudança no aplicativo para Facebook não tem a ver com o sucesso do jogo.
Como usar Gifs no Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Download de Valorant: veja como baixar grátis e os requisitos para PC
- Roteador 4G suporta cinco aparelhos e funciona em mais de 100 países
- Chippu app: como usar a rede social que recomenda filmes para assistir
- Como usar o saldo do Mercado Pago em compras no Mercado Livre
- Vale a pena comprar um iPhone 6 usado? Preço pode compensar
- iPhone pode ter falha na bateria com atualização para o iOS 10.1.1
- Pokémon Sun & Moon revelam modo Hyper Training e novos Pokémon
- Como baixar e instalar o driver da HP DeskJet Ink Advantage 2676
- Lista traz as 10 melhores skins temáticas de League of Legends
- Veja os teclados mais ‘top’ da Razer disponíveis no Brasil
- Confira lista de jogos baratos para PS4 e economize dinheiro
- Como digitalizar negativos com o celular
- Fortnite: NVIDIA oferece skin exclusiva para donos de placas GTX
- Luminosity é convidada para a DreamHack Austin 2018 de CS:GO
- Como remover o limite de contas PayPal
- Comprar o Moto G 2 ou investir no Moto G 3? Veja o comparativo
- Confira como instalar o Adobe Flash Player no Android 4.4 e 5.0
- GTA 5 ganha modificação que transforma seus personagens em Iron Man
- Como conseguir mais Pokébolas no game para celular Pokémon Go
- Novo notebook da Toshiba é o clone do Surface com caneta mais precisa