É possível que você já tenha ouvido falar de HDMI ARC, um tipo de porta HDMI que permite maior conveniência em instalações que contam com hubs, ou TVs atuando dessa forma, e possuem dispositivos dedicados de processamento de áudio.
Áudio do cabo HDMI não funciona ao conectar na TV? Saiba como resolver
Nesse texto, você vai entender o que é ARC (sigla, em inglês, para Canal de Retorno de Áudio), saber para que serve e quais são as vantagens de dedicar esse tipo de porta HDMI para a instalação de acessórios para reprodução de som.
HDMI, pra que serve?
HDMI é uma interface criada há mais de uma década para transmitir vídeo e áudio de alta resolução. A tecnologia nasceu no começo da popularização da TV digital e em uma época em que os primeiros televisores surgiam com telas de resolução HD. O HDMI, portanto, surgiu da necessidade de uma interface que permitisse transmissão de áudio e vídeo digitais de alta qualidade.
Além de servir para transmitir o som que você ouve e a imagem que você vê, o HDMI também tem algumas características peculiares de transmissão de dados: por um cabo compatível com a interface, podem viajar sinais referentes a proteção contra pirataria. Além do que se chama de CEC, sigla para Controle de Eletrônicos Domésticos que permite que dispositivos “conversem” entre si e que seja possível controlar até 15 aparelhos de forma remota através da interface HDMI.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
E onde entra o ARC nessa história?
Por uma série de motivos, esse potencial oculto do CEC dentro do HDMI nunca foi bem aproveitado, para começar, cada fabricante resolveu desenvolver a sua tecnologia, isolando o potencial agregador do recurso. O ARC, de certa forma, recupera a ideia original, direcionando-a de forma mais específica para áudio.
O ponto forte do ARC na porta HDMI é que, de certa forma, o CEC fica padronizado e restabelece o potencial de uso do controle remoto de diversos dispositivos.
Parece confuso? Então imagine o seguinte exemplo: você possui um televisor de LED convencional, que conta com porta HDMI ARC. Aí você investe em uma soundbar, ou em um home theater in box, que podem ser conectados via HDMI ao televisor. Se você usar a porta HDMI ARC, e esses dispositivos de som forem compatíveis com essa tecnologia, torna-se possível que você use o controle remoto do televisor para ajustar o volume desses acessórios.
Nesse sentido, portanto, HDMI ARC é um tipo de porta HDMI desenvolvido para facilitar a vida de quem costuma usar diversos dispositivos conectados a um mesmo televisor, por exemplo.
Outra virtude do uso do ARC está na simplificação de instalações. Suponha que você tenha um dispositivo responsável por receber sinal de áudio e vídeo, e só depois encaminhá-lo ao televisor (receivers – ou receptores – de todos os tipos podem fazer essa função, desde que você tenha tudo conectado neles: TV, console, home-theate
Se o receiver atua como esse hub, por onde tudo passa antes de chegar à TV, é possível liga-lo ao televisor usando apenas um cabo HDMI, desde que ambos (TV e receiver) tenham suporte ao ARC. Dessa forma, não é necessário usar cabos do tipo ótico para ligar som. Outra vantagem inerente ao uso do receptor é que o áudio não fica achatado em dois canais como ficaria numa ligação direta de console-TV, por exemplo.
Como reconhecer uma porta HDMI ARC?
Para usar a conveniência do ARC em uma porta HDMI ela precisa oferecer o suporte a essa tecnologia. Há diversas formas certeiras de identificar uma porta compatível: você pode olhar no entorno da porta em busca do termo HDMI ARC, ou consultar o manual do fabricante.
Embora antigo e existente desde o surgimento do HDMI 1.4, o ARC vem se tornando mais popular nos últimos anos. Outra atenção necessária para usar a tecnologia na sua casa é com cabos HDMI: modelos muito antigos podem não reconhecer o sinal ARC, sendo necessário investir em ligações mais modernas.
É fácil de achar televisores com HDMI ARC?
A boa notícia é que, no Brasil, há uma boa quantidade de televisores de diversas marcas que oferecem essa tecnologia. Quer exemplos? A Viera TC-32A400B da Panasonic é uma TV de 32 polegadas de entrada, com apenas duas HDMI e uma USB. Mesmo assim, o televisor oferece suporte ao ARC e custa apenas R$ 1.150.
Vale ressaltar, entretanto, que o suporte ao HDMI ARC não é universal: se você considera essa tecnologia necessária na sua próxima TV, e está no momento em pesquisa para comprar uma, tenha o cuidado de se certificar de sua presença no aparelho. Há modelos mais caros que o Panasonic, mas que não contam com a tecnologia, por exemplo.
O mesmo cuidado precisa ser tomado na hora de comprar acessórios de som que você gostaria de usar com a praticidade do HDMI ARC. Se a sua TV possuir uma porta desse tipo, mas a soundbar não, as coisas não vão funcionar corretamente. O lado positivo é que, em termos de soundbar e home-theaters, esse recurso é mais onipresente, sendo difícil encontrar um que não possua ARC atualmente.
Um exemplo de soundbar com a tecnologia é o modelo HW-J250AM, da Samsung, que sai por aproximadamente R$ 460 e tem 2.2 canais e som de 80 watts. Além de Bluetooth, tudo complementado por HDMI ARC para maior conveniência.
Qual a melhor caixa de som para o PC? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Pura nostalgia: celular japonês tem formato de barra, Android e 4G
- iPhone: como melhorar selfies feitas no escuro com o app Moonlight
- Zenfone 3: as diferenças entre os celulares vendidos no Brasil
- Cinco jogos de terror online para baixar de graça nos celulares
- LoveFlutter, Tinder do Twitter, ganha versão só para contas verificadas
- Flume mostra feed do Instagram em aba exclusiva e autom?tica no Chrome
- Olimpíada do Rio terá recorde de telas LED e projetores
- Como trocar a pasta térmica do processador
- Disney Infinity Star Wars tem divers?o garantida para todas as idades
- Vale a pena comprar o Galaxy A5? Veja o preço e ficha técnica
- Como deixar o Audacious com a interface do Winamp
- Galaxy J5 vs J7: semelhanças, diferenças e preços dos celulares Samsung
- Mortal Kombat X: inusitado bug deixa Jason Voorhees 'imortal' de verdade
- Siri ‘turbinada’: confira as novidades da assistente no iOS 9
- Google libera tradução automática de músicas na versão mobile
- Como salvar fotos curtidas no Instagram no rolo de fotos do iPhone
- Need for Speed terá versão em realidade virtual para celulares Android
- Como usar o All-In-One Toolbox, aplicativo para limpar o celular Android
- Doom: youtuber usa batatas para jogar clássico jogo de tiro de 1993
- Apple libera atualização no MacBook Pro 2018 para resolver lentidão