Em um ambiente cheio de aplicativos com funções parecidas, o Snapchat se destacou de grandes rivais como Facebook, Instagram e Twitter por possuir recursos inovadores e seguir em uma linha não intuitiva: todo o snap trocado pelo software é apagado após ser visualizado (snaps se autodestroem).
Como o Forebears descobre quantas pessoas tem o mesmo sobrenome?
Essa mudança de abordagem conquistou muitos usuários e hoje é sucesso absoluto — principalmente entre os jovens — ao redor do mundo. Entretanto, com tamanho sucesso, mais gente resolveu surfar a mesma onda e criar aplicativos com propósitos semelhantes, como o "Snapchat coreano" Snow, que possui uma interface e recursos bem parecidos e está ganhando popularidade no Brasil.
Se você tem dúvidas sobre qual oferece a melhor experiência, veja o comparativo Snow vs Snapchat.
Histórico
O Snapchat surgiu em 2011, criado pelos desenvolvedores Evan Spiegel e Bobby Murphy. Em seu primeiro post no blog do aplicativo, Spiegel explicou que o Snap — como é carinhosamente chamado pelos seus usuários — não foi feito para capturar o momento impecável ou mesmo retocado, e sim para "comunicar o espectro completo das emoções humanas, não o que é bonito ou perfeito”.
Com o tempo, o software foi ganhando popularidade entre os jovens, que o utilizam para conversar e trocar fotos — muitas vezes os famosos nudes — sem medo de que as imagens sejam espalhadas sem consentimento já que o Snapchat avisa se alguém faz um screenshot do seu snap. Esse sucesso fez com que muitos outros serviços procurassem imitar seus recursos.
Um dos concorrentes mais novos do Snapchat é o Snow, que foi criado muito tempo depois, em setembro de 2015, pela sul-coreana Naver. O Snow foi desenvolvido para ser usado no mercado asiático e, portanto, oferece recursos visuais, como stickers, voltados para o público daqueles países.
Snapchat já é maior que o Twitter em total de usuários ativos; você usa? Comente no Fórum do TechTudo.
O Snow é um dos aplicativos mais usados na China, um mérito conquistado, em parte, por que o Snapchat é bloqueado em território chinês desde 2014 por que armazena conteúdo de cidadãos em servidores internacionais.
Os ícones de ambos refletem a natureza temporária do conteúdo: no Snapchat, é um fantasma em fundo amarelo, enquanto o Snow optou por um floco de neve para abordar a fragilidade do momento.
Conteúdo adulto
Os termos de serviço dos dois aplicativos de rede social também é semelhante nos direitos e deveres do usuário. A maior diferença se refere ao envio de "nudes" — conteúdo adulto, com imagens de nudez. No Sn
No Brasil, o Snapchat tem classificação indicativa na Google Play Store (Android) e App Store (iOS) de 12 anos. O Snow, curiosamente, tem classificação indicativa livre em ambas as lojas.
Recursos e interface
Com o passar do tempo, o Snapchat se tornou um aplicativo mais complexo, capaz de oferecer mais funções além de enviar fotos e textos que se autodestroem. O Snap ganhou compatibilidade com vídeos, filtros, stickers e o Stories, opções que também estão disponíveis no Snow.
Mesmo com o Snow oferecendo quase tudo que o Snapchat tem, o original continua sendo a opção com maior número de recursos, contando com Snapcodes, filtros com geolocalização, o novo Memories, que vai permitir salvar snaps para publicá-los depois e guardá-los com senha. Já o Snow, com exceção de alguns stickers e filtros exclusivos, não tem nenhum recurso inédito.
A similaridade entre os dois aplicativos é imensa e ambos contam, inclusive, com interfaces parecidas: a tela inicial é a imagem da câmera, sendo possível deslizar para os lados para abrir listas de contatos e histórias. No Snow, entretanto, é possível aplicar stickers e filtros antes de fazer uma foto tocando nos botões na tela. Sendo assim, é possível prever como a sua selfie vai ficar.
A febre do Snapchat não influenciou apenas o Snow. Alguns recursos do aplicativo, como os stickers para fotos e vídeos, inspiraram também outros softwares com recursos de Face Swap e filtros de máscaras como o MSQRD. Se estiver interessado, o TechTudo possui uma lista com várias alternativas.
Snapchat ou MSQRD? Saiba quai dos apps é o melhor para usar filtros e máscaras
Compatibilidade
Os dois aplicativos estão disponíveis em vários idiomas, mas somente o Snapchat pode ser usado em português. O Snow possui apenas material publicitário no idioma, que conta com vários erros de tradução. Ambas as plataformas podem ser baixadas no Android e no iOS. Na Google Play, o Snapchat possui mais de 100 milhões de downloads, enquanto o Snow apenas 10 milhões.
Snapchat já é maior que o Twitter em total de usuários ativos; você usa? Comente o Fórum TechTudo
Conclusão
O Snapchat é um aplicativo mais completo que o Snow em muitos aspectos, como a quantidade de recursos, popularidade e disponibilidade em português. Ainda assim, o rival coreano tem seus atrativos para os usuários que gostariam de testar algo diferente, como os stickers voltados para a cultura oriental com mangás, K-Pop e outras referências locais.
A base de usuários pequena do Snow pode ser considerada uma vantagem, pois torna o aplicativo menos visado para ataques de hackers, diminuindo a chance de um usuário ter seus dados roubados ou vazados, além de garantir que não tenha que adicionar pessoas com quem não deseja se comunicar. O Snow ainda é uma pequena bolha, perto do mundo que se tornou o Snap. Ainda não há, por exemplo, marcas fazendo propaganda por lá usando contas normais.
A interface semelhante entre ambos também funciona como ponto a favor do Snow neste caso, pois os usuários do Snapchat que já estiverem acostumados com a plataforma conseguirão usar o concorrente de forma intuitiva e rápida. Entretanto, o Snapchat segue inovando em ritmo constante, deixando o Snow — ainda que seja uma cópia quase perfeita — para trás nesta corrida por novos usuários.
Snapchat ganhou chat 2.0, veja como funciona a troca de mensagens; vídeo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fifa 16 tem Steph Catley, da Austrália, como primeira mulher na capa
- Máquina expresso para fazer cerveja em casa é destaque na CES Unveiled
- CyanogenMod chega ao Android Lollipop com correção para bug ‘crítico’
- Como jogar e dicas para vencer no modo online de Fire Emblem Heroes
- Conheça cinco leitores Blu-ray com resolução 4K
- Metal Gear Solid 5 ganha edi??o de colecionador com bra?o bi?nico
- Como apagar o fundo de fotos no Microsoft PowerPoint
- Processador M1 gasta até 3x menos energia que chips Intel, diz Apple
- Caixa de som da Sony também vira controle remoto ‘difícil de perder’
- Como criar histórias personalizadas no Instagram com o app Drool
- Uber testa mostrar publicidade em carros nos Estados Unidos
- CarnaCrush: como usar o 'Tinder do Carnaval' para paquerar nos bloquinhos
- Uber passa a mostrar região de destino de passageiros para motoristas
- Veja como colocar uma m?sica de alarme ou despertador no Windows Phone
- Como usar o recurso ‘Mensagem Sinalizada’ do WhatsApp para iPhone?
- Como editar vídeo no TikTok? 5 dicas para fazer cortes e usar efeitos
- Golpe usa falsos vídeos de Anitta e traição no Facebook; evite clicar
- Como usar a versão beta do Facebook Messenger para Android
- Lista traz TVs de 24 polegadas que custam até R$ 950
- Como fazer divulgação no WhatsApp