Pokémon Go é o novo game da The Pokémon Company, em parceria com a Nintendo e a Niantic Labs, que promove uma forma inédita de jogar: no mundo real. Por meio do GPS do celular, o app sabe onde o personagem do jogador está e permite encontrar monstrinhos em ambientes reais, para depois capturá-los. Conheça os detalhes e aprenda a jogar:
Quer baixar Pokémon Go logo? Usuários dão dicas no Fórum do TechTudo
Construindo sua carreira
O primeiro passo para começar é logar com sua conta do Google. Apesar de já usar a conta do iPhone, iPad (iOS) ou Android, um login do Gmail é necessário para iniciar. Após isso, somos apresentados ao professor do mundo Pokémon, que nos pergunta o gênero do personagem, como nos títulos clássicos.
Em seguida, é preciso definir o nome e personalizar o treinador: mudar cabelo, cor da pele, roupas e outros pequenos detalhes que vão diferenciá-lo de outros treinadores no mundo todo.
Primeira captura
Assim como nos games clássicos da sagas, é preciso fazer a dura escolha: fogo, água ou grama? Charmander, Bulbassaur e Squirtle são os primeiros Pokémon que aparecem ao seu redor.
Assim que escolhemos um, os outros somem. É possível capturá-los mais tarde, ao longo da aventura, mas, neste primeiro momento, apenas um será necessário.
É preciso sair de casa
Sim, por mais incômodo que possa ser, para jogar Pokémon Go é preciso sair de casa – e andar com o celular na rua. Alguns monstrinhos até aparecem se ficarmos parados em apenas um lugar, mas não é garantido.
Quando vemos uma animação de “mato se mexendo”, o mais provável é que novos Pokémon selvagens possam aparecer por ali. Mas não se desespere se algum Pokémon demorar para aparecer, nem sempre eles vão surgir em abundância.
Cheque os Pokémon da região
No canto da tela, na parte direita, é possível verificar quais e quantos Pokémon podem ser e
Ficha técnica
Pokémon Go tem uma Pokédex, ou Poké Agenda, que traz todas as informações do Pokémon capturado. É possível alterar o nome da criatura, basta tocar no botão de edição. Ali também há estão os dados técnicos, como peso, vida, ataque e altura.
Um dos pontos mais importantes é checar a evolução e melhoria. Aqui os Pokémon evoluem de forma diferente dos jogos tradicionais, por meio de doces (Candy). Quanto mais Pokémon do mesmo tipo for capturado, mais doces serão obtidos, e assim é possível evoluí-los ao tocar no botão Evolve.
Realidade aumentada
Pokémon Go usa ativamente a câmera do aparelho celular para capturar monstrinhos no ambiente. É o principal mote do jogo, e por isso ele gasta um pouquinho mais de bateria do que outros jogos mobile – e também por conta do uso constante do GPS interno.
Porém, é preciso ter cuidado com a realidade aumentada: ela insere os Pokémon no ambiente, então tente não andar enquanto captura um dos monstrinhos de bolso, já que também é preciso movimentar o telefone. Caso não queira se mexer muito, é possível desligar a realidade aumentada na hora da captura.
Aumente o nível do treinador
Pokémon não ganham níveis em Pokémon Go, mas sim os treinadores. A cada nova criatura capturada, item descoberto ou qualquer outra ação mais digna de nota, o treinador ganha experiência e pode subir de nível.
Escolha sua equipe
Ao chegar no nível cinco, o jogador precisa escolher um time para se afiliar: azul, amarelo ou vermelho. Ao escolher um deles, como se fosse um “clã”, o jogador pode defender ginásios e conseguir mais benefícios.
PokéStops e Ginásios
Outros pontos presentes no mapa do mundo real em Pokémon Go são os PokéStops e os Ginásios. Os PokéStops são locais específicos, como igrejas, pontos de ônibus, restaurantes e até pinturas, que rendem itens quando são alcançados. É preciso estar bem próximo dos PokéStops para ativá-los.
Já os ginásios são um caso a parte. Eles não funcionam como nos jogos clássicos: é preciso chegar em um e colocar seu Pokémon lá, de guarda, para mantê-lo para sua equipe. Quanto maior for o nível ou o poder do Pokémon de guarda, mais difícil será de perder o ginásio. É neles que também ocorrem as batalhas.
Capturas de destreza
Como capturar em Pokémon Go? Simples, toque no Pokémon que está no mapa para acessar a tela de captura. Lance a Pokébola contra o monstrinho e tente acertá-lo, como um tiro ao alvo. Não há batalha aqui.
É possível gastar várias Pokébolas em uma única captura, mas não se preocupe, já que elas são recuperadas de forma bem fácil, seja em PokéStops, na loja, ou ao subir de nível com seu treinador ao longo da aventura.
Agora que já sabe todo o básico de Pokémon Go, é hora de se preparar para a jornada e iniciar as capturas.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dota Underlords: guia com itens do game 'Auto Chess' para montar build
- O que muda no MacBook Pro 2018: veja diferenças entre a versão de 2016
- Como gravar vídeos 4K em 60 fps no iPhone 8
- Como marcar e encontrar o lugar que você estacionou pelo Waze
- Mod troca dinossauros por pokémons no jogo Ark: Survival Evolved
- Conheça os fones Bluetooth com melhor custo benefício do mercado
- DotA 2 revela novo herói Snapfire no The International 2019; conheça
- Walkman: relembre a hist?ria do aparelho que acaba de fazer 36 anos
- Lumia 640 vir? com suporte dual-chip, TV digital e 1 GB de RAM, diz site
- Tudo sobre Oi Play: conheça recursos e preços para ver TV ao vivo
- Windows 10 Creators Update mostra anúncios no Explorer; saiba desativar
- Como configurar o Facebook para receber resultados de jogos no celular
- Site de vetores: conheça cinco bancos grátis para usar
- Como remover um dispositivo do compartilhamento do iCloud da Apple
- Veja como tirar print no Galaxy A5, 'smart met?lico' da Samsung
- Review PaRappa the Rapper Remastered
- Como baixar um modelo de planilha de gastos no Excel
- Pokémon Masters EX viraliza na Internet com conotação sexual; entenda
- CS:GO: sem coldzera, MIBR é eliminada da BLAST Pro Series Los Angeles 2019
- Oito apps e sites de perguntas e respostas que fizeram sucesso