A Microsoft liberou versões prévias do Windows 10 para testes na quarta-feira (22). A Build 14371, disponível em computadores e celulares, está com foco na correção de erros e problemas de desempenho nos preparativos para a chegada da nova versão Anniversary Update do software. Nos PCs, a versão trouxe ainda uma nova forma de ativação do sistema operacional via Conta da Microsoft e resolveu problemas após a troca de placa-mãe e outros componentes. Confira o que muda e o que foi corrigido na Build 14371 do Windows Insider.
Windows Insider ganha novo grupo de testes para updates mais estáveis
Como baixar a build 14371
A nova versão prévia do Windows 10 está disponível apenas para participantes do Windows Insider no modo rápido em PCs e celulares. Se você já possui uma build anterior baixada, a atualização pode ser feita normalmente através do Windows Update. Caso contrário, é necessário se inscrever no programa de testes para fazer o download posteriormente.
O que há de novo para computadores
O Windows 10, seja na versão prévia ou estável, pode enfrentar problemas de ativação do sistema após a troca de componentes como o HD ou a placa-mãe do computador. A partir de agora, o sistema passará a contar com uma ferramenta específica para solucionar as causas mais comuns desse tipo de problema, guiando o usuário até a solução.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
No post no Blog do Windows, a Microsoft explica um dos cenários em que o recurso pode ser usado. Se o usuário tem uma licença para a versão Pro do Windows 10, mas instala a versão Home acidentalmente, a ferramenta será capaz de guiá-lo para que instale corretamente a versão adequada. Para achá-lo, acesse Configurações > Atualização e segurança > Ativação e “Soluções de Problemas”.
Outra mudança que deve facilitar a ativação do Windows é a possibilidade de linkar a Conta Microsoft usada no login do PC à chave de ativação do sistema. Assim, caso o Windows apresente algum problema, o usuário poderá usar a ferramenta de correção para fazer login em sua conta e recuperar a ativação sem precisar ficar digitando a licença novamente.
Novidades para celulares
A Microsoft lançou um serviço de pagamento móvel para concorrer com o Apple Pay e o Android Pay. Batizado de Microsoft Wallet, o serviço permite que o usuário faça compras e use o celular para pagá-las através da aproximação do aparelho às máquinas de cartão de crédito via NFC.
O serviço é baseado na nuvem, os cartões virtuais poderão ser usados em compras na Windows Store, loja do Xbox e do Office 365. O Microsoft Wallet pode armazenar ainda cartões de fidelidade, tickets de compra e cupons de descontos para lojas parceiras. O serviço é exclusivo para os Estados Unidos inicialmente e aos Lumia 950, Lumia 950 XL e Lumia 650, que ainda não são vendidos no Brasil.
Correções de erros e problemas encontrados nos PCs
A build 14371 finalmente corrigiu o problema na ativação do narrador através das configurações das últimas duas builds. Fora isso, a Microsoft também fez correções relacionadas a downloads no Microsoft Edge, reprodução de vídeos em MPEG-2 no app padrão do sistema, impressão de alguns arquivos PDF, problemas em pesquisas no menu Iniciar, entre outros. Foram adicionadas novas animações à central de notificação.
Segundo a Microsoft, essa versão do Windows 10 possui um problema no ícone de rede/Wi-Fi e no de VPN da barra de tarefas. Ao clicar neles, a página de configuração não está aparecendo como deveria.
Correções e problemas nos celulares
Nos celulares, as correções se concentram em problemas de exibição e uso na central de notificações, correções no uso da Cortana com o aparelho bloqueado, barra de navegação, conexão com dispositivos Bluetooth, entre outros.
A Microsoft também eliminou o problema que impedia a troca de papel de parede na tela inicial e de bloqueio através de apps.
A build 14371 trouxe uma mudança nos formato de backup do sistema para diminuir o espaço ocupado no OneDrive. Em razão disso, pessoas que baixarem a nova versão prévia, mas decidirem voltar para a estável, não serão capazes de restaurar o layout da tela inicial. Há ainda problemas de duração de bateria em dispositivos mais antigos, como os Lumias 1520, 930 e 830, além problemas no Wi-Fi.
Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como saber o número de agência e conta do Nubank
- Tudo o que você precisa saber sobre o YouTube TV
- Como evitar que outras pessoas controlem seu Chromecast
- Como assistir Netflix nas Smart TVs da Sony
- Como mudar a resolução de tela do Mac
- Como obter arma exótica de Destiny em missão secreta da nova expansão
- Surface Laptop ou Chromebook Pro; veja qual vale mais a pena
- Como excluir cartão do Uber e remover forma de pagamento do aplicativo
- Sony revela logo do PS5 e protótipo de carro inteligente na CES 2020
- Como mandar mensagens com efeitos pelo iMessage, o mensageiro do iPhone
- Fure fila! Veja como baixar o Windows 10 usando Media Creation Tool
- Google Maps no Android: saiba o que muda na primeira tela
- Moto X Play ou iPhone 5C? Descubra qual vale a pena por menos de R$ 1.700
- LoL: Teamfight Tactics (TFT) registra 33 milhões de jogadores por mês
- Resolução da tela do celular: as diferenças entre HD, Full HD, Retina etc
- Como usar a busca avançada do Twitter
- Suporte base do Windows 7 encerra neste 13 de janeiro; entenda o que muda
- WhatsApp está desenvolvendo aplicativo para Windows e Mac OS, diz site
- Circuito Desafiante 2019: paiN Gaming mantém liderança no torneio de LoL
- Skadoodle completará equipe da Cloud9 para enfrentar a SK