A GoPro está investindo em software e para isso comprou dois aplicativos editores de vídeo para celular: Quik e Splice. Com soluções de edição para Android e iPhone (iOS), a expectativa da fabricante da câmera de ação mais famosa do mundo é diminuir barreiras para que usuários possam eternizar suas gravações em vídeos pós-produzidos com belas transições, vinhetas, textos e outros recursos pouco comuns na edição de vídeo em dispositivos móveis. Saiba como editar vídeos feitos na GoPro ou no seu próprio celular com os dois aplicativos poderosos de edição, que agora são grátis.
Qual tipo de cartão de memória usar na GoPro? Veja dicas
Em fevereiro, a GoPro anunciou a aquisição dos dois melhores aplicativos de edição de vídeo para celulares, Replay e Splice. O objetivo era dar aos usuários de GoPro opções para editar os vídeos feitos com a action cam no smartphone, sem precisar recorrer ao computador com recursos caros, complexos e exclusivos dos desktops como os programas Adobe Premiere Pro, Avid, Final Cut Pro ou Sony Vegas.
Nos últimos meses, os apps passaram por mudanças e agora chamam-se Quik e Splice (que manteve o seu nome). Com imagens gravadas na própria GoPro ou em outros aparelhos, a dupla de apps transformas clipes e fotos em vídeos editados com trilha sonora, transições e até efeitos animados.
A diferença, porém, é que o Quik, mais democrático, tem versões Android e iOS. Enquanto o Splice é exclusivo do iOS, com versões compatíveis com iPad, iPhone e iPod touch. Vale notar que, embora comprados pela GoPro, podem ser usados com vídeos obtidos com qualquer outro aparelho. Para usar as imagens da sua GoPro, basta sincronizar o celular com o GoPro App para baixar os clipes da câmera. Ou, ainda, conectar o cartão de memória (micro SD) usado na action cam ao seu celular.
Como editar vídeo no celular com o Quik
O Quik tem algumas funções automáticas que analisam e buscam o que app entende como melhores, adiciona transições e efeitos, "sincando" os movimentos com a batida da música escolhida. Mas, você pode refinar esses detalhes escolhendo corte, efeitos, temas de transições e duração do vídeo.
Passo 1. Abra o Quik no celular e toque sobre o botão "+", em azul;
Passo 2. Lá, escolha quais fotos e/ou clipes vão compor o seu vídeo. Não se esqueça de incluir nenhum clipe, pois não há opção de voltar a essa etapa no meio da edição do seu vídeo;
Passo 3. Os clipes selecionados terão um sinal de visto, em azul. Ao finalizar a seleção, o app pede para dar um nome ao seu projeto. Esse nome vai aparecer na introdução do vídeo, como um título. Caso não queira que isso apareça, basta excluir essa peça durante a edição dos clipes gravados;
Passo 4. A timeline de edição será aberta no seu smartphone, lá quatro opção são destacadas no Quik: padrão das transições (são 28 no total), música, edição dos clipes de vídeo, efeitos diversos.
Padrão das Transições
O app oferece vários padrões de transições que vão dar identidade ao seu vídeo, basta escolher esse padrão será aplicado a todos os clipes de vídeo, com variações já programadas pelo app.
Música
A trilha sonora do seu vídeo é toda sua. Você pode escolher entre música oferecidas pelo Quik, faixas que você já baixou no seu celular (incluindo narrações), ou mesmo deixar o vídeo mudo. Vale notar que o app não oferecer mais de uma linha de aúdio, portanto, não é possível mixar voz e música.
Edição dos clipes
Nesta área é possível pressionar e arrastar, mudando a ordem em que os clipes serão exibidos, incluir novos títulos e entretítulos, além de editar capa clipe com corte, recorte, áudio mudo, duplicação do clipe (útil para emendar diferentes trechos do mesmo clipe, em ordem diferente), ou remoção total.
Efeitos
Neste último item do menu, é possível dizer ao app qual a duração esperada para o vídeo (curta, media ou longa), abusando dos recursos de edição automatizada e inteligente. Também existe a opção de escolher o formato (quadrado ou cinema), ajustar o início da música com as imagens, incluir filtros parecidos com os do Instagram, escolher uma paleta de cores para as transições e mudar a fonte.
Feitos todos os ajustes, basta tocar sobre o botão publicar. O Quik vai salvar o seu vídeo em alguns segundos e ele estará pronto para compartilhar com a nuvem, redes sociais, e-mail ou outro recurso.
Observação 1: Tudo acontece com preview automático. Portanto, o app precisa de tempo para processar todos os comandos. Tenha calma e dê um passo de cada vez para obter o melhor resultado.
Observação 2: O Quik guarda apenas o seu último projeto salvo, sem término da edição.
Como editar vídeo no celular com o Splice
Pronto para um controle mais manual das suas edições? O Splice, apenas para iPhone e iPad, é ideal para transformar momentos épicos com efeitos em slow motion, usar mais de uma faixar de aúdio entre outros ajustes. O app oferece uma enorme variedade de trilhas sonoras livres, além do que você já tem na sua biblioteca do iTunes. É possível misturar várias faixas, incluindo música e voz, narração, além de ajustar o volume do áudio e adicionar efeitos sonoros divertidos e dinâmicos nas suas gravações.
Passo 1. Abra o Splice no celular e toque sobre o botão "+", no topo da tela;
Passo 2. O app vai mostrar conteúdo do rolo da câmera, fotos e vídeos. Escolha as mídias. Diferente do Quik, é possível inserir novas fotos e novos vídeos no meio da edição sem nenhum problema;
Passo 3. Antes de começar a editar, o Splice pede que você escolha uma trilha, sugerindo uma série de estilos musicais e conexão com o iTunes;
Passo 4. Escolhida a trilha, você poderá completar a fixa do seu vídeo com nome, formato, cor do fundo, transição padrão, duração da transição, dos clipes/fotos e outros detalhes. Depois, basta dar OK;
Passo 5. O app vai abrir a timeline de edição. Esta, muito parecida com um software de edição para desktops. Em vídeo, você verá cada clipe e as transições separadas, podendo ajustar cada um. Em aúdio, o app oferece várias linha, podendo incluir música, narração ou mesmo gravar sua voz;
Com menos recursos automáticos e ajuste fino, o Splice é um editor de vídeo mais completo. No início, pode ser mais complicado que o Quik para concluir os vídeos, mas oferece um resultado ainda melhor.
Observação: O Splice salva todos os projetos não terminados. Você também pode desativar a publicidade (bumper) no final do vídeo desmarcando a opção "saída ativa" ao final do vídeo.
Ficou com alguma dúvida sobre o GoPro, Quik ou Splice? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Novo pendrive de 2TB da Kingston tem o maior armazenamento do mundo
- Como denunciar um post com venda de animais no Facebook e no Instagram
- TFT: modo do LoL tem lançamento adiado no Brasil
- Roupa feita com impressora 3D ‘reage’ a mudanças no ambiente
- Saints Row e Furi estão na lista de games grátis da PS Plus de julho
- Sementes de Minecraft: veja a lista com as 10 melhores
- Brasil lidera ranking de ataques na América Latina
- Como aumentar ou diminuir o tempo de transição entre músicas no Deezer
- Apple Watch será usado em estudo que monitora doenças neurológicas
- Tomb Raider será dublado totalmente em português, anuncia Xbox
- Aprenda a deixar o smartphone Android acessível para idosos
- Rainbow Six Siege apresenta as favelas pelo Rio em novo vídeo
- Sete fatos sobre jackpotting, golpe que faz caixa eletrônico liberar dinheiro
- Outlook: como organizar o calendário usando o Facebook, Evernote e Wunderlist
- Minecraft Story Mode S2 Ep. 3 traz enredo monótono e decepciona
- WhatsApp encerra suporte ao BlackBerry e outros sistemas
- Apps para Windows Phone: Masks, ZBox e mais tops da semana
- Como usar cashback Ame Digital
- Fifa 18 x PES 2018: veja a comparação dos gráficos dos games
- NuConta: como usar o simulador de rendimento do Nubank