Uma falha no Adobe Flash Player pode deixar em risco computadores com Windows e afetar os navegadores Internet Explorer e Firefox. A descoberta foi anunciada nesta quinta-feira (22) pela empresa de segurança online Symantec e pode ser classificada como uma vulnerabilidade dia-zero. Algumas medidas são necessárias para se precaver e não ter o computador afetado por um malware.
Brasil é o país mais atacado por vírus bancários no mundo, diz relatório
Para começar, o Adobe Flash Player é utilizado pela maior parte dos computadores para navegação web, ponto agravante para uma vulnerabilidade, já que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. O risco é que a máquina fica mais desprotegida contra a instalação de malwares e executáveis não autorizados. Assim, cibercriminosos poderiam coletar dados importantes dos usuários por causa dessa brecha no sistema, tão popular entre os internautas.
Descoberta pelo pesquisador de segurança Kafeine, a vulnerabilidade crítica afeta as versões mais recentes do Adobe Flash Player e explora alguns sistemas operacionais com alto índice de uso como Windows XP, 7 e 8.
Sobre os navegadores web, a falha atinge as versões do Internet Explorer 6 até o update 10 e o Mozilla Firefox. Por enquanto, parecem seguras as plataformas mais atualizadas como Windows 8.1 e do browser Google Chrome.
Um ataque é caracterizado como “exploit de dia-zero” no momento em que é descoberto e ainda não há solução original para o problema, como um update do software por exemplo. Além disso, o criador do programa ainda está em movimentação para resolver a falha, que espera-se ser em breve.
O Brasil ainda não está dentre os países mais afetados pelo problema, segundo a análise da Symantec, sem dados registrados. O pico se concentra na América do Norte, como Estados Unidos e Canadá, Europa, como Reino Unido e Espanha, além de localidades da Oceania. Para se proteger dessa falha, enquanto a Adobe não lança uma versão atualizada e corrigida do software, é importante instalar um antivírus completo, que tenha inclusive função anti spyware.
Depois, basta fazer uma varredura completa no sistema operacional para conferir se está livre de malwares.
Nos antivírus da Symantec, a falha é encontrada como “Trojan.Swifi”, já que havia registros de tentativas semelhantes antes da descoberta, com a ameaça de exploração do sistema (exploit). Quem está preocupado com a falha e utiliza uma das versões afetadas do Internet Explorer, por exemplo, também pode desativar o Flash temporariamente, mas isso poderá afetar a visualização de páginas.
Via Symantec
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Rival da GoPro na CES 2015 tem conexão 4G e transmite para YouTube
- Como apagar todos os vídeos de uma vez no iPhone com iOS 9?
- Como receber e-mails do Hotmail e Outlook.com no Mail do Mac OS X
- Extensão do Chrome permite editar arquivos do Office no Gmail; baixe
- Alibaba é confiável? Conheça a empresa dona do site AliExpress
- Como jogar o novo Mirror’s Edge Catalyst, para PS4, Xbox One e PC
- iPhone 6S: modelo importado dos EUA vai funcionar com o 4G do Brasil?
- Mensageiro ZombieChat permite mandar mensagem offline; saiba como usar
- Forza 7 e Xbox One X foram os destaques da semana em jogos
- Assetto Corsa: famoso simulador de PC será lançado para PS4 e Xbox One
- Testamos o computador All-in-One Samsung E5 TV
- Resident Evil 2 Remake: gameplay com Claire Redfield é revelado
- Mundial de LoL 2019: times e calendário de jogos das quartas de final
- Como remover o Browser Apps 1.1 do Google Chrome
- Confira como gravar e enviar v?deos no Twitter do celular
- Seu novo celular está na Pernambucanas!
- SK Gaming bate VG.FlashGaming na estreia da StarSeries & i-League Season 5
- Lumia 532 ou Lumia 530; veja qual 'baratinho' é o melhor investimento
- Snapchat exclui Facebook após rede social lançar Instagram Stories
- Detonado de Lara Croft and the Temple of Osiris, o novo jogo da heroína