O SwiftKey é um teclado para iPhone (iOS) e celulares com Android, conhecido pelo bom sistema de previsão de escrita. Além disso, o aplicativo também inclui um conjunto de ações e funções escondidas que podem aumentar ainda mais a produtividade e velocidade de digitação do usuário. Por exemplo, é possível alterar o layout do teclado e usar o método de digitação por voz.
Como controlar o PC usando um smartphone Android
Confira neste especial do TechTudo dez dicas para melhorar a sua experiência com o SwiftKey em smartphones com o sistema do Google.
1. Tenha previsões em mais de um idioma
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Se você conversa frequentemente em outros idiomas, o SwiftKey permite que previsões de diferentes línguas sejam usadas ao mesmo tempo. Para isso, abra o aplicativo do teclado, toque em “Idioma” e navegue até a opção desejada. O SwiftKey trabalha com variantes regionais, como por exemplo o Inglês americano, canadense e o britânico. Após tocar sobre ele, aguarde até o fim do download e, em seguida, certifique-se de que o pacote está marcado no topo da tela.
2. Atalho para emojis
Quem usa bastante emojis em conversas tem a opção de acessar as figurinhas rapidamente apertando o botão Enter do teclado por alguns segundos. Caso isso não aconteça automaticamente, acesse o app do SwiftKey, toque sobre a opção “Digitação”, seguido por “Teclas”. Na lista que aparece, marque a opção “Acesso a emojis” para ativar a função.
3. Mostrar teclas de números
Por padrão, os números estão em uma página separada do teclado, sendo necessário tocar em um botão específico para acessá-los. No entanto, o SwiftKey pode ter uma linha numérica adicionada acima das letras. Basta acessar o menu “Digitação” e, em seguida, a opção “Teclas”. Feito isso, é só marcar a opção “Linha de números”. Embora ocupe um espaço maior na tela, a fileira adicional é um atalho muito útil no dia a dia.
4. Adicione setas de navegação ao teclado
Quando é necessário corrigir um erro no meio de uma palavra ou navegar em um texto muito longo, o uso do toque nem sempre oferece boa precisão. Para resolver isso, o SwiftKey pode ter teclas de navegação adicionadas na parte inferior do teclado, podendo movimentar o cursor na direção selecionada. Basta acessar novamente o menu “Teclas” em “Digitação” e marcar “Teclas de seta”.
5. Insira previsões mais rapidamente
Além de corrigir erros, o SwiftKey também pode prever até duas palavras seguintes àquela que você está digitando. Para agilizar o uso da função, uma boa opção é adicionar os termos sugeridos a partir de toques na barra de espaço do teclado. Basta acessar a opção “Digitação e Autocorreção” e marcar a opção “Inserção automática de previsão”.
6. Escolha a interação de gestos preferida
Por padrão, o SwiftKey permite que o usuário forme palavras arrastando o dedo no teclado, mas também é possível substituir a função por atalhos. Basta acessar “Digitação e Autocorreção” e na opção “Entrada de gestos” escolher entre as seguintes opções: Flow, para formar palavras, e gestos, para usar atalhos para excluir termos ou ocultar teclado.
7. Flow: digite mais de uma palavra ao mesmo tempo
Se optar pelo Flow na dica anterior, o usuário não precisa digitar palavra por palavra por meio de gestos. Basta, ao fim de cada termo, deslizar o dedo em direção à barra de espaço. O Swiftkey entenderá automaticamente que uma nova palavra será inserida.
8. Remova uma entrada da previsão
Caso o SwiftKey esteja sugerindo uma palavra ou termo incorreto, é possível fazer com que o aplicativo esqueça aquela grafia. Basta tocar por alguns segundos sobre o item que deseja eliminar na sugestão e, no aviso que aparece, tocar em “Ok” para removê-la. Esse é um problema muito comum em caso de digitação de e-mails e telefones em formulários.
9. Altere o layout para tornar o teclado mais confortável
Alguns modelos de celulares são muito grandes e a digitação ou escrita por gesto neles é uma tarefa mais difícil. No entanto, o SwiftKey pode ser posicionado em diferentes locais da tela. Também é possível usar orientações distintas de teclas. Para fazer isso, basta tocar sobre a opção “Layout” para escolher arranjos de botões, “Redimensionar” para alterar o tamanho e “Mover” para reposicionar o teclado na tela.
10. Use a digitação por voz
Quem não quiser ter o trabalho de digitar pode optar pelo uso da voz para ditar um texto ao teclado. Por padrão, a função já vem ativada e basta apenas tocar e segurar a tecla da vírgula até que um microfone apareça. Caso isso não funcione, acesse o app do SwiftKey, toque sobre a opção “Digitação”, seguido por “Voz e outras entradas” e marque a opção “Entrada de voz”.
O que fazer quando algumas letras do teclado do iPhone não funcionam? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Câmera da Canon tem formato diferente, zoom poderoso e cabe no bolso
- Moto X Style vs Moto Maxx: qual smartphone da Motorola é melhor?
- Magic Duels, Heroki e mais: confira os jogos para iOS da semana
- Gigantes Free Fire: times, horário e onde assistir ao vivo
- Veja seis fontes de alimentação de 500W para PC por até R$300
- Descubra todas as formas de enviar imagens no WhatsApp pelo Android
- Flamengo vence a CNB e está na final do CBLoL 2019; saiba tudo
- PlayStation Network fica fora do ar pela primeira vez em 2016
- Placa de vídeo RX 480 da Gigabyte chega ao Brasil com tecnologia Polaris
- Fortnite tem bugs bizarros que atrapalham até torneios; veja casos
- Samsung NU7100 vs NU7400: compare preço e ficha técnica das smart TVs
- Strava: app usa a tecnologia para melhorar sua saúde física e emocional
- Gmail torna 2 ferramentas open source; importar e-mails fica mais fácil
- BlackBerry lan?a SecuTablet, um tablet com mesmo hardware do Galaxy Tab S
- Moto G5S Plus vs LG Q6 Plus: veja qual celular comprar por até R$ 1,5 mil
- Bateria fraca? Veja como usar o app Ampere para medir a carga do smart
- Como fazer fotos em modo retrato no S Photo Editor
- Forza Motorsport 6 Apex é lançado para PC e ganha suporte para volantes
- brTT comenta Mundial de LoL de 2018 e futuro do Brasil na competição
- Veja os cinco apps que mais consomem bateria, memória e dados no Android