O Facebook ativou o Safety Check pela primeira vez no Brasil para o Estado de São Paulo por causa das fortes chuvas que vem provocando alagamentos na região. A ferramenta é um alerta de desastres e permite ao usuário informar aos amigos e contatos da rede social de que está seguro e abrigado em casos de emergência ou enxurradas como vem acontecendo no Sudeste do Brasil.
As três principais funções do serviço permitem avisar que está tudo bem com você, conferir quem são as outras pessoas que você conhece que estão na área do desastre e até marcar seus amigos caso eles também estejam bem e você tenha informações reais para incluir no relatório.
A URL do Safety Check para SP é exclusiva para a ocasião atual, neste mês de março. (facebook.com/safetycheck/saopaulobrazil-flood-mar11-2016). Quem está no estado de São Paulo verá notificações no Facebook para desktop e nos aplicativos móveis para iOS (iPhone) e Android.
"O Safety Check foi ativado, nesta sexta-feira (11), depois que chuvas torrenciais atingiram várias partes do Estado de São Paulo e causaram alagamentos. O recurso permite que as pessoas nas áreas afetadas informem, por meio da plataforma, estar em segurança”, explicou um porta-voz do Facebook.
De acordo com a rede social, as cidades em que o recurso foi ativado são: Atibaia, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itatiba, Itapevi e Mairiporã.
Safety Check no Facebook
Segundo a rede social, uma das inspirações para o "status de segurança" de membros do Facebook foi o desastre de 2011 no Japão, com o acidente nuclear de Fukushima, quando cerca de doze milhões de pessoas foram afetadas no país todo e quatrocentas mil tiveram que sair às pressas. Durante a crise, ficou evidente como as pessoas utilizavam as redes sociais para se comunicar.
Durante os atentados terrorista em Paris, em novemb
O CEO Mark Zuckerberg, na época, afirmou que mudou o funcionamento do recurso e que o Safety Check não cobrirá mais apenas os desastres naturais, abrindo a ferramenta minutos após o tiroteio. “Muitas pessoas têm questionado, com razão, por que ligamos o Safety Check por Paris, mas não pelos bombardeios em Beirute e outros lugares. Nós acabamos de mudar isso e agora planejamos ativar o Safety Check para mais desastres humanos também”, afirma.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apps com figurinhas de WhatsApp para iPhone são removidos da App Store
- Zenfone 3: Asus revela preço de lançamento no Brasil
- Como criar partidas personalizadas no multiplayer de Uncharted 4
- Hearthstone terá expansão com novas cartas em dezembro
- Aprenda como instalar um SSD no MacBook Pro
- Black Friday 2015: lojas se preparam para evitar novo recorde de queixas
- Conheça as impressoras Epson com melhor custo-benefício no Brasil
- Coronavírus: táxi voador é usado para levar suprimentos a áreas isoladas
- Saiba como baixar o DLC de The Last of Us: Left Behind no PS3 e PS4
- Lumia 640 vir? com suporte dual-chip, TV digital e 1 GB de RAM, diz site
- WhatsApp libera descrição para grupos no iPhone; veja como fazer
- Como mudar o toque de chamada no Moto E4
- Como assistir grátis a novelas antigas da Globo no celular
- JBL Go, Sony XB10, BTS-06 e mais caixas de som com design portátil
- iPhone 8 vs Galaxy Note 8: comparativo detalha ficha técnica dos celulares
- Como descobrir qual música está tocando com o Shazam no Snapchat
- PES 2015: confira os gols mais bonitos de 2014 no game
- New York Excelsior conquista terceira etapa da Overwatch League
- Reforço de rede e gratuidade marcam atuação de operadoras em Brumadinho
- ROG Strix Fusion 300: headset gamer da Asus tem câmara de áudio exclusiva