Mais do que uma arte brincando com a logo da empresa na página principal do buscador, o Google lançou uma super campanha no Doodle de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8 de março, no mundo inteiro. A ação ganhou o nome de #OneDayIWill, ou seja, #UmDiaEuVou, e estimula mulheres a compartilharem os seus sonhos nesta data tão especial.
O Doodle de hoje não é uma imagem ou animação, mas sim um vídeo, de pouco mais de 1min20 de duração, contando, brevemente, os desejos de 58 mulheres, de 13 cidades. Além deste vídeo, há também diversos outros no YouTube do Google, divididos pelas cidades visitadas, com o desejo de cada uma das mulheres entrevistadas; 337 ao todo. É possível assistir a todos no canal oficial.
“Nos últimos anos, os Doodles comemoraram os feitos de mulheres na ciência, direitos humanos, jornalismo, esports, artes, tecnologia e muito mais. É uma honra homenagear quem mudou a história, mas neste ano quisemos celebrar as mulheres do futuro. Então jutamos nossas câmeras e lápis e visitamos 13 países, onde falamos com 337 mulheres e pedimos que elas completassem a frase: Um dia eu vou…”, explica o Google.
San Francisco, Cidade do México, Lagos, Carico, Berlin, Londres, Paris, Jacarta, Rio de Janeiro, Nova Deli e Tóquio foram as cidades escolhidas para a ação, que foi idealizada por Lydia Nichols, Helene Leroux e Liat Ben-Rafael.
O projeto chegou a culturas bastante diferentes, pessoas muito diferentes, mas com um sentimento global, que une todas nos seus sonhos: que todas as mulheres tenham voz no mundo.
Entretanto, os vídeos não têm apenas esta temática política de conscientização e também trazem desejos pessoais de mulheres. Alguns deles bem humorados, como uma delas – que diz que “um dia vai… nadar com os porcos nas Bahamas”. A campanha teve muitas participações nas gravações, e agora o Google mira nas redes sociais. A ideia é que no dia 8, usuárias do buscados no mundo todo compartilhem seus objetivos com a hashtag.
“Agora chegou sua vez. Compartilhe as suas aspirações com #OneDayIWill, e fique um passo mais perto do seu desejo. Você não sabe, mas pode ser objeto de um Doodle seu no futuro…”, diz o texto de divulgação da campanha no site do Google.
Dia Internacional da Mulher
Celebra-se o Dia Internacional da Mulher em 8 de março por conta de uma designação da Organização das Nações Unidas em 1975, que foi o “Ano Internacional da Mulher”. Dois anos depois, a data foi adotada de forma oficial, em uma assembleia geral entre os países membros. A intenção é celebrar o papel das mulheres na sociedade e lutar contra toda a discriminação, por um mundo mais igualitário nas suas diferentes áreas de atuação.
Mas as manifestações a favor desta data surgiram bem antes, em 1909. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi criado nos Estados Unidos. Em 28 de fevereiro daquele ano, uma grave de funcionárias do setor têxtil, em Nova York, recebeu este apoio do então Partido Socialista da América, no protesto contra as péssimas condições de trabalho.
O “Dia Internacional da Mulher”, porém, só “nasceu” no ano de 1911. Ele foi celebrado em 19 de março em países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Na ocasião, havia a preocupação de garantir às mulheres direitos como voto, trabalho, ocupação de cargos públicos e formação profissional.
Durante a Primeira Guerra, as celebrações também ficaram marcadas como pedidos de paz e amostras de solidariedade a mulheres de diversos países. Assinada em 1945, a Carta das Nações Unidas foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princípio da igualdade entre homens
Porém, ainda há muito o que se evoluir. No Brasil e no mundo.
Doodles históricos
As homenagens ao Dia Internacional das Mulheres não são novidade no Google. Todo ano, a empresa faz um Doodle em 8 de março. No ano passado, foi feito um desenho representando as várias facetas da mulher, talentosa em diversos aspectos. Em 2014, viu-se um vídeo lembrando de grandes protagonistas de várias áreas da sociedade.
Confira o vídeo que o Google preparou para o Dia Internacional da Mulher:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=ztMIb6nEeyg
Assista também à versão do vídeo gravada no Rio de Janeiro:
https://www.youtube.com/watch?v=ZPwKIAaav4o
Via Google
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como desbloquear alguém no Instagram
- Twitter testa novos emojis no lugar do coração para tuítes favoritos
- Circuito Desafiante 2019: Team oNe e paiN Gaming se enfrentam na final
- Carregue vídeos do YouTube mais rápido usando Smartvideo; veja como
- Carnaval 2020: como assistir à apuração das escolas de São Paulo
- Como comprar e fazer download de jogos de Nintendo 64 no Wii U
- Nada de prancha: ?skate do futuro? tem dois aros independentes; entenda
- Como jogar e mandar bem no modo MyClub em PES 2018
- Como denunciar fake news em posts do Facebook
- Valorant: dez motivos para começar a jogar o FPS grátis da Riot Games
- Como ganhar diamantes no Free Fire de graça
- CS:GO: MIBR vence a FURIA pela BLAST Premier: Fall 2020 Regular Season
- Google Pay ganha integração com cartões de crédito do Bradesco
- iPhone 8 e iPhone X são os lançamentos da Apple; veja preço e ficha técnica
- LG K41S chega ao Brasil por R$ 1.299; LG K51S e K61 também são anunciados
- Como usar o leitor de digitais como botão de início no Moto G5 e G5 Plus
- Brasileirão de Rainbow Six: Siege ganha novo calendário e formato
- Veja 7 melhores caixas de som portáteis para usar no carro por até R$ 500
- Amazon Fire TV vs Chromecast Ultra: veja o comparativo de ficha técnica
- Como criar um perfil e definir metas de exercícios no app Pedômetro