Unravel é o jogo que tem Yarny, o carismático bonequinho feito de lã, como protagonista. Na aventura lançada pela EA e disponível para PS4, Xbox One e PC, o personagem atravessa diversos cenários extremamente realistas. O jogador que procura mais desafios pode conseguir todos os 55 botões escondidos no cenário do game.
Confira dicas para mandar bem em Unravel no PC, PS4 e Xbox One
A maioria das fases têm cinco botões para serem encontrados, e não há padrão para a forma em que se escondem. Alguns exigem reflexos, outros habilidade com saltos e até mesmo resolução de quebra-cabeças para conseguir acessá-los. Veja como achar todos os botões escondidos em Unravel.
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Fase 1
Botão 1
Próximo ao começo da fase, quando Yarny começar a usar trampolins de lã, haverá uma casinha de madeira. Amarre um punhado de lã na ponta deste galho e desça até o chão, segurando na lã como se praticasse rapel. Se apenas pular, irá morrer. Já no chão, vá para a direita e verá um botão escondido, bloqueado por algumas flores. Use seu laço para derrubá-las e pegue o botão.
Botão 2
Assim que chegar nos girassóis, não pule em cima deles, vá por baixo e siga pela direita. O botão estará bloqueado pelas flores, assim como o primeiro. Derrube-as com o laço.
Botão 3
Logo após bater com o triciclo em um tronco, será preciso escalar a árvore ao se balançar e jogar o laço. Quando saltar da primeira árvore para a segunda, amarre a lã nesse galho e faça rapel para baixo. Entre algumas pedras do lado direito estará escondido o botão.
Botão 4
Ao chegar à gangorra, o jogador deverá estar com o bloco de brinquedo com um grande “B”. Coloque o bloco na ponta direita da gangorra para fazer contrapeso e suba até a ponta esquerda. Use seu laço para subir no galho acima e encontrar outro botão escondido.
Botão 5
Após resolver o quebra-cabeça com o bloco, basta pular para a esquerda e depois no vaso de flores. Tome cuidado apenas para não cair à direita, pois isso irá terminar a fase e exigir que você faça tudo de novo.
Fase 2
Botão 1
O primeiro botão da segunda fase é quase impossível de enxergar. Ele é acessível enquanto você voa com a pipa por entre galhos de árvores. Uma árvore passará na frente da tela, à frente de Yarny, poucos segundos antes. O botão está escondido em meios aos galhos da segunda árvore depois disso.
Botão 2
Tão invisível quanto o primeiro, o segundo botão está em uma pequena parte com água, marcada por uma pedra no meio. O botão está embaixo da água do lado esquerdo da pedra. Você pode pegá-lo ao fazer rapel ou ao pular na água, desde que pule rapidamente de volta para a pedra.
Botão 3
Depois de se balançar para chegar ao “Checkpoint” embaixo do píer, basta seguir para a esquerda ao invés de progredir normalmente e você encontrará um botão escondido após uma breve caminhada.
Botão 4
O quarto botão fica fora da tela, à esquerda do último pino de madeira na parte em que Yarny precisa usar seu laço para atravessar a água. Ele está muito distante, então é preciso fazer uma corda de lã bem grande para se balançar até ele.
Botão 5
O último botão da fase está na casa de barcos, no topo da extrema direita. Para acessá-lo basta pular nas roldanas e nos ganchos que ficam no topo da casa, ao invés de apenas cair para acessar o barco e terminar a fase.
Fase 3
Botão 1
Este botão é complicado, pois exige um salto difícil. Logo no início da fase, se balance no galho da terceira árvore. Ao invés de seguir para frente, pule para trás e jogue um laço para cima. Este salto é bem difícil de acertar, então repita até conseguir. Haverá uma série de trampolins e, no final, é preciso se balançar de novo para alcançar o botão.
Botão 2
O segundo botão é muito mais fácil, basta amarrar um punhado de lã antes das pedras. Assim que pisar em cima delas, elas vão rolar e revelar o botão, escondido no espaço à esquerda.
Botão 3
Está bem à vista, abaixo do forno à lenha, mas inacessível. Para pegá-lo, será preciso abrir a porta do forno, o que fará dois troncos caírem, entrar no forno e puxar um terceiro tronco de dentro dele. Empurre os troncos para a esquerda e o botão sairá do lado oposto.
Botão 4
Já no carro abandonado, empurre a alavanca para a direita para ter acesso ao teto do veículo. Lá, haverá um regador. Puxe-o para a direita até ele cair do carro, depois empurre-o para a esquerda, até cair na água, e use como plataforma para alcançar o botão.
Botão 5
Perto do final da fase, temos outro botão fácil. Ao chegar no “Checkpoint” da imagem, siga até ver dois galhos. Amarre lã neles para criar um trampolim e use o impulso para subir no alto do galho da esquerda. Siga à esquerda e o botão estará lá.
Fase 4
Botão 1
Depois que Yarny escorregar para dentro da caverna, pule para a próxima pedra, mas não continue adiante. Volte e verá que pode derrubar a pedra e assim abrir caminho para o primeiro botão.
Botão 2
Pouco após fugir da marmota, o personagem encontrará um “Checkpoint” no tronco cortado. Forme um trampolim para acessar o ponto mais alto, perto da casa para pássaros. Também coloque lã no galho e na casa para ter outro trampolim. Salte para o galho diretamente acima da casa de pássaros e encontrará o segundo botão.
Botão 3
Basta empurrar a lata normalmente sobre o graveto até ele tombar para a direita. Ao invés de subir na lata e seguir pela fase, volte pela esquerda e entre por debaixo do graveto para pegar o botão.
Botão 4
Apesar de ficar neste labirinto/quebra-cabeça, o quarto botão é relativamente fácil de obter. Após liberar a pedra do lado direito, empurre-a para a esquerda e forme uma rampa de lã para levá-la o máximo possível para a esquerda. Lá estará o botão escondido, basta subir na pedra para pegá-lo.
Botão 5
Próximo ao final da fase, haverá uma parte em que o personagem precisará laçar uma caixa para abri-la e liberar troncos que o ajudarão a atravessar a água. Volte para a esquerda após os troncos caírem na água e pegue o botão dentro da caixa.
Fase 5
Botão 1
Logo após atravessar a ponte quebrada. há uma parte com água em que é possível observar um botão logo abaixo de Yarny. Para acessá-lo, abra a pequena porta na parte superior direita e encontrará um pedaço de madeira. Forme uma ponte entre o “Checkpoint” e a plataforma para empurrar o pedaço de madeira à esquerda até ele cair na água. Quando a madeira cair, pule nela e use-a como jangada para pegar o botão.
Botão 2
Não muito longe do primeiro botão já está o segundo, novamente na parte de baixo de uma plataforma. Para acessá-lo, será preciso usar a própria lã para fazer rapel e se balançar até conseguir pegá-lo.
Botão 3
O terceiro botão pode ser acessado logo após colocar a velha roda no lugar para prender a plataforma. Basta fazer rapel neste buraco para alcançá-la, porém é mais fácil se o personagem andar um pouco mais e amarrar lã no “Checkpoint” que há adiante.
Botão 4
Ao terminar a longa escalada pela montanha e fazer um trampolim, a aventura continuará se Yarny seguir à esquerda. No entanto, o quarto botão está à direita e será preciso se balançar, saltar e usar o laço de lã para chegar até ele. É um salto um pouco difícil e a queda não é nada agradável.
Botão 5
No topo da montanha, uma pedra irá rolar em certo momento e o personagem precisará se proteger. Puxe um graveto, use-o como escudo e suba até o “Checkpoint” acima, mas não prossiga, volte e explore de onde a pedra veio, à esquerda. Lá estará o último botão da fase.
Fase 6
Botão 1
Assim que atravessar a poça de lixo tóxico, verá o botão dentro do barril enferrujado, inacessível. Siga adiante e, quando pisar em dois barris, eles se soltarão e cairão para a direta. Pule para a esquerda e então terá acesso ao barril com o botão escondido, após remover uma garrafa que está no caminho.
Botão 2
Novamente em um barril, mas agora no topo e fácil de pegar. Ao avistá-lo, marque o “Checkpoint” por precaução e volte antes do barril. Haverá um galho para se balançar e, se usar um fio de lã suficientemente longo, poderá chegar ao barril.
Botão 3
No topo do gerador, é preciso plugar a tomada para prosseguir na aventura, mas não faça isso ainda. Use o laço para se prender no pino de ferro acima do gerador. Balance para a esquerda até pular na escada e tome cuidado para não derrubá-la. Já em cima da escada, ela deslizará para a esquerda e revelará o botão em cima da lâmpada.
Botão 4
Quase impossível de não ser notado, o quarto botão está bem à vista e não há realmente nenhum grande obstáculo para consegui-lo. Basta remover o capacete, que Yarny precisará para quebra-cabeças, e andar até lá.
Botão 5
Este é um dos botões mais difíceis do jogo pois exige uma sequência de eventos complicada e precisão. Empurre a caixa com trampolim o máximo possível para a esquerda. Use o trampolim para subir na escavadeira e amarre sua lã nela. Agora desça e empurre a caixa para a esquerda até que ela fique embaixo da escavadeira.
Suba novamente usando a lã como corda, entre na cabine da escavadeira e puxe a alavanca para ligá-la. Se a caixa estiver posicionada no lugar certo, a escavadeira irá destruí-la e revelar o quinto botão escondido. Caso contrário, terá que recomeçar a fase.
Fase 7
Botão 1
Ainda na onda de botões difíceis, o primeiro desta fase exigirá toda a habilidade com saltos e para se balançar. Logo no início, ao chegar em um barril com líquido tóxico em volta, basta saltar e se balançar para a esquerda. O botão está no final desse caminho, no entanto, é bem difícil acertar os saltos para chegar até ele. Um bom truque é amarrar a lã nos ganchos para não cair caso erre com o laço.
Botão 2
Para compensar a dificuldade do primeiro, o segundo botão é praticamente automático. No momento em que puxar a pedra para catapultar Yarny, ele será jogado contra o segundo botão, sem maiores dificuldades.
Botão 3
Ao chegar no topo da fiação elétrica, amarre um punhado de lã antes de pular para o “Checkpoint” na antena. Assim que Yarny encostar na lã, um trampolim será formado. Utilize-o para pular à esquerda, além da antena, e encontrará um botão escondido perto da pequena chaminé.
Botão 4
Este botão é um pouco difícil, pois exige bom timing de balanço. Ao chegar neste “Checkpoint”, agarre a corrente à direita e siga com ela. O botão estará em cima de um parafuso, Yarny precisará se balançar para alcançá-lo.
Botão 5
Perto do final da fase, haverá o último botão dentro da gaveta do meio. Puxe a gaveta de baixo, entre nela e puxe a do meio para revelar o botão escondido.
Fase 8
Botão 1
Talvez um dos mais trabalhosos, este botão está na primeira casa que Yarny entra durante a fase. Será preciso subir até o topo da casa, primeiro para a esquerda, depois para a direita, enquanto amarra lã por todo o caminho. No final haverá um martelo, puxe-o e amarre lã nele. O botão está escondido logo à direita, mas é necessário levar um bloco do chão por todo o caminho de lã, até chegar ao martelo. Suba nele e pegue o botão.
Botão 2
Mais um botão complicado, este pode ser pego no monte de palha, acima do personagem. Use o laço para puxar o gancho para a esquerda, balance nele para chegar à lâmpada e balance na corda embaixo da lâmpada para acessar uma nova área à esquerda. O salto é um pouco difícil, então use um fio de lã longo para se balançar.
Nesta nova área, haverá uma lata. Pegue-a e empurre-a de volta, até derrubá-la no chão. Desça com cuidado usando rapel e continue a empurrá-la para a direita. Eventualmente, o personagem chegará ao segundo botão e precisará subir na lata para ter acesso a ele.
Botão 3
Volte com a lata para o gancho e a lâmpada usada para acessar o local. Amarre lã entre eles para formar um trampolim. Pule para o alto e use seu laço para agarrar-se ao prego no alto. Suba e siga à direita para encontrar o terceiro botão, dentro do ninho de pássaro.
Botão 4
Em frente ao poço, use seu laço para puxar e abrir as portas dele. Amarre então um punhado de lã do lado esquerdo e comece a descer com rapel. O quarto botão estará à esquerda, basta se balançar para pegá-lo.
Botão 5
Assim que escapar do ataque das gaivotas, irá se deparar com um lago congelado. Pule no começo dele para que o gelo se quebre e libere um pequeno graveto. Amarre lã no graveto e forme um trampolim com o “Checkpoint”. Pule até o galho de cima e depois use o laço para se balançar para o outro lado, onde está o quinto botão.
Fase 9
Botão 1
Entre na caverna até o “Checkpoint” e volte para a parte exterior da fase. Use o laço para subir no galho acima de Yarny e forme um trampolim com o galho na parede. Use o impulso para subir em outro galho à esquerda. Lembre-se deste local, pois terá que voltar aqui. Siga à esquerda com vários saltos ao se balançar e no final encontrará o primeiro botão escondido.
Botão 2
Para pegar o segundo botão, volte ao galho mencionado no processo do primeiro. Este botão é bem diferente de todos os outros, pois não é possível vê-lo até pegá-lo. Basta pular no galho algumas vezes e eventualmente conseguirá adquiri-lo, mas ele não estará visível durante o processo.
Botão 3
No terceiro botão as coisas ficam mais simples. Após entrar na caverna e adquirir um punhado de lã no “Checkpoint”, basta fazer rapel e se balançar à esquerda para encontrar um pequeno trecho com o botão escondido.
Botão 4
Pouco depois de escalar a montanha, haverá uma árvore envergada, com um punhado de neve. Pule nesta árvore e ande até a ponte dela. Yarny será jogado para outra árvore, que o jogará ainda mais longe. Neste último galho estará o quarto botão.
Botão 5
Resolva o quebra-cabeça, basta colocar uma bola de neve dentro da chaleira como contrapeso. Suba e prenda-se ao chifre de alce. Desça um pouco e balance para a direita para encontrar o último botão da fase.
Fase 10
Botão 1
Logo depois de descer do carro, haverá uma pilha de pneus e alguns pedaços de madeira para Yarny se balançar e seguir na fase, mas não faça isso. Amarre lã nesses pedaços de madeira e crie um trampolim. Jogue-se para o alto e então conseguirá laçar um pino de ferro. Se balance para a direita com ele e chegue ao primeiro botão.
Botão 2
A partir do “Checkpoint” em cima do barril, faça rapel à direita e caminhe para a esquerda, o que o levará ao pequeno compartimento. O segundo botão escondido está ali, um pouco difícil de enxergar, mas fácil de pegar.
Botão 3
Quase no final da parte dos barris, há dois pontos para seu laço, aparentemente latas suspensas no ar. Pule na primeira e depois na segunda. Use a lã para criar uma corda bem longa e comece a se balançar. Ao conseguir bastante momentum, arremesse Yarny com tudo para a esquerda. Se der certo, ele chegará ao local com o terceiro botão.
Botão 4
Outro botão trabalhoso, este está na sala em que há um belo carro antigo. Na parte inferior esquerda, há quatro pedais. Eles têm funções como ligar ou desligar o ímã e andar para os lados. Use estes controles para remover o motor do carro com o ímã.
Mova-o para a esquerda, até ficar em cima de uma caixa de madeira. Desligue o ímã e o motor irá esmagar a caixa, o que também revelará o quarto botão. Ligue-o novamente para tirar o motor do caminho e pegue o botão.
Botão 5
Relativamente fácil de pegar, mas está em uma parte de alta tensão da fase, quando um carro é destruído. Abra o porta-luvas do carro após puxar o banco e o quinto botão estará ali.
Fase 11
Não há botões nessa fase
Fase 12
Botão 1
No começo da fase, após passar por dois troncos cortados, haverá uma grande árvore que se destaca. Suba nela com auxílio das esferas de luz. As esferas carregam Yarny na direção que ele faz os laços. Use-as até chegar ao topo e verá o primeiro botão.
Botão 2
Ao chegar em outro tronco partido, com um pouco de grama, o botão está em um galho de árvore, na diagonal superior direita em relação ao tronco. Será necessário usar algumas esferas para chegar até ele.
Botão 3
O terceiro botão também está em uma árvore, um pouco antes da área cheia de flores. Quando estiver nela, comece a usar esferas de luz para subir à esquerda e assim chegar ao botão.
Botão 4
O único desta fase que não exige usar as esferas, basta apenas um pouco de rapel. Ao chegar no tronco quebrado, desça com cuidado até uma jangada improvisada. O botão estará próximo.
Botão 5
No mesmo tronco em que desceu para pegar o quarto botão, utilize as esferas para subir na diagonal direita, assim como no processo para pegar o segundo botão. O último dos botões escondidos estará entre os galhos de uma árvore.
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