O Picasa, serviço do Google para armazenamento e edição de fotos, será descontinuado a partir do dia 1º de maio. Os usuários que utilizam o serviço para salvar fotos na nuvem podem migrar automaticamente para o Google Fotos, que é mais completo e competente no quesito armazenamento de arquivos.
Como encontrar e editar seus álbuns do Picasa dentro do Google Fotos
Porém, se você também utiliza o Picasa para fazer rápidas edições e retoques em fotos, ficará órfão desta função. O programa para desktop também será descontinuado a partir do dia 15 de maio. Confira a lista com sete alternativas para substituir o Picasa.
1. PhotoScape
O PhotoScape é um dos melhores aplicativos para substituir o Picasa. Além de ser gratuito, o editor de imagem é completo. Contém inúmeras ferramentas para edições de fotos e efeitos, com uso simples e intuitivo. Você pode redimensionar imagens em lotes, combinar, adicionar filtros, criar molduras e mais.
2. Paint.NET
O Paint.NET não é o mesmo Microsoft Paint que vem pré-instalado em todas as versões do Windows. A interface é simples, intuitiva e o programa é mais completo que o finado Picasa, pois possui suporte a camadas, função desfazer ilimitada Ctrl + Z e efeitos especiais para fotos.
3. The GIMP
O The Gimp é o mais complexo e completo programa de edição de fotos desta lista e é rival direto do Adobe Photoshop. Se você está disposto a aprender mais sobre edição e montagem de imagens, o The GIMP pode ser um ótimo ponto de partida. O programa é totalmente gratuito.
4.
O PhotoFiltre possui ferramentas básicas e complexas. Assim, fica à critério do usuário fazer uma edição mais simples ou deixar a foto mais elaborada. Na barra de ferramentas há funções como varinha mágica, balde de tinta, seleção e outras. Nos menus, está o acesso a funções mais complexas.
5. Pixlr
O Pixlr é outro excelente editor de imagens e a sua grande vantagem é ser multiplataforma. Possui versões que podem ser instaladas no Windows, Mac OS X e em dispositivos móveis, como smartphones e tablets com Android e iOS. Também possui interface web.
6. Snapseed
O Snapseed ganhou inúmeros prêmios de melhor editor de imagem, tanto na App Store quanto na Google Play Store. Sua principal vantagem é a forma intuitiva e simples de editar as imagens no computador. Também contém muitas ferramentas e filtros diversos.
Atualmente, o Snapseed pertence à Google e continua mantendo o padrão de qualidade que o consagrou. Está disponível para dispositivos com Android e iOS.
7. Fotor
O Fotor pode ser usado diretamente do navegador, por meio de apps no iOS, Android e Windows 8. Com o Fotor é possível aplicar efeitos, filtros, texto nas imagens e realizar algumas montagens simples.
Qual é o melhor processador para trabalhar com programas gráficos? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Jogador de Apex Legends é banido ao vivo por abusar de bug; entenda
- Trashbot é um robô-lixeira que separa o lixo para ajudar na reciclagem
- Veja como conseguir marcas lendárias e as melhores armas em Destiny
- The Walking Dead: A New Frontier mostra novo rumo da série de games
- Sony lista smartphones e tablets que vão receber Android Marshmallow
- Dez truques para ganhar espa?o no seu iPhone ou iPad
- Sistema Ailos acelera transformação digital com investimento de R$ 370 milhões
- Cinco jogos parecidos com Clash Royale para baixar no celular
- FIFA 19: cinco coisas que você nunca deve fazer no jogo competitivo
- Truque esconde apps nativos do iOS 9 no iPhone; veja como fazer
- Firefox Quantum: como usar as principais funções do navegador
- Redmi Note 7: 6 motivos para continuar com o celular da Xiaomi
- Codec Pack: baixe o pacote que estava faltando no seu PC
- Paredão BBB 20: como votar para eliminar Felipe ou Hadson
- Twitter ganha busca por gifs animados e 'post direto'
- Como mudar o DNS no Mac? Aprenda passo a passo
- Twitch TV: 7 jogadores de LoL que dão dicas para melhorar no jogo
- Nvidia apresenta arquitetura Turing e anuncia novas GPUs com ray tracing
- Como instalar e usar o tradutor de texto no Word Online
- Mandou e-mail errado? Dmail 'destrói' mensagem enviada há uma semana