Os estabilizadores, como o próprio nome diz, estabilizam a tensão que chega da rede elétrica. Em tese, os aparelhos devem fornecer uma corrente elétrica mais estável e de maior qualidade aos componentes internos do PC. No entanto, alguns produtos podem apresentar problemas e, principalmente, estalos ao ligar computadores, monitores e impressoras.
Como montar um computador que não gaste muita energia
Em alguns casos, o barulho no estabilizador acontece com frequência, dando a impressão de que vai explodir ou ocasionar algum dano à máquina. Para manter seu PC em segurança, confira como resolver o problema no aparelho e veja opções práticas para substituir o estabilizador.
Por que os estabilizadores estalam?
A maioria dos estabilizadores usam projetos antigos, que ainda usam interruptores mecânicos, uma forma de proteção ineficiente e que pode prejudicar mais do que ajudar. Os motivos para estalarem são os mais variados, entre eles defeitos no próprio aparelho e variações na rede elétrica, além da falta de um aterramento adequado e muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo.
Com tudo isso exposto, não é recomendado o conserto ou qualquer outra medida corretiva no próprio estabilizador. Neste caso, o mais adequado é trocar o aparelho por um outro item de proteção.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Fontes de alimentação
A fonte de alimentação é um dos itens mais importantes em um computador e, ao mesmo tempo, o mais negligenciado pelos usuários. O componente é a última barreira de proteção do seu PC e usar um produto de qualidade vai garantir não apenas que as peças internas recebam a corrente elétrica necessária, economizando energia, mas também um elevado nível de proteção.
Ao escolher uma fonte de alimentação, opte pela que oferece o maior número de recursos de proteção. Assim, o aparelho vai proteger o computador de sobrecargas na rede, sobretensão, subtensão, superaquecimento, curto-circuito e uma série de outros perigos que podem danificar o PC.
Alguns dos principais recursos de proteção são: OCP (Over Current Protection); OPP (Over Power Protection); OVP (Over Voltage Protection); OTP (Over Temperature Protection); UVP (Under Voltage Protection); SCP (Short-Circuit Protection); entre outras.
Além disso, escolha uma fonte que possua PFC Ativo. O PFC (Power Factor Correction) é um método que reduz o desperdício de energia, aumentando a eficiência da fonte e diminuindo a produção de calor. Este é um item essencial para ter em qualquer componente de alimentação.
Filtro de linha
Uma boa fonte de alimentação pode muito bem substituir um estabilizador, mas as peças de qualidade costumam ser caras. Assim, outro elemento interessante é um filtro de linha.
O filtro é um componente bem simples. Alguns modelos trazem de seis a oito tomadas e um pequeno sistema de proteção que queima um fusível se a corrente elétrica ultrapassa a suportada. Desta maneira, o filtro de linha se sacrifica no lugar da fonte.
A grande vantagem do aparelho é que, por sua simplicidade, não exige componentes muito caros. Desta maneira, o custo de produção fica bem baixo e mesmo os modelos de maior qualidade podem ser encontrados por menos de R$ 100 em diversas lojas do mercado nacional.
Módulo isolador
O módulo isolador é muito semelhante ao estabilizador, mas possui funções bem diferentes. O equipamento é mais complexo e consegue simular o aterramento por meio de vários circuitos eletrônicos.
O que saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo
Os módulos costumam ser bem pesados, pois possuem um transformador de isolação que, por meio de uma transferência magnética de energia, isola a tensão excedente do computador. Com isso, é indicado para uma casa que não possua aterramento ou que seja extremamente difícil realizar tal procedimento.
Vale lembrar que o módulo isolador não é tão eficiente quanto um aterramento real. Portanto, só opte por esta solução se não for possível fazer um aterramento adequado de seu equipamento.
NoBreaks
Os NoBreaks são os aparelhos de proteção mais eficientes e, consequentemente, mais caros. O aparelho é ideal para ser usado em locais com muita variação de tensão e ainda possui o bônus de ter uma bateria interna que armazena parte da energia.
Mesmo que falte energia na sua casa, o NoBreak manterá o computador ligado por um período de tempo. Assim, você poderá salvar os seus trabalhos e desligar o computador corretamente e não de maneira brusca.
As principais marcas de NoBreak são TS Shara, UPS Mini, Ragtech Save, Enermax e SMS. Como alguns modelos costumam ser muito caros, confira a lista dos aparelhos com o melhor custo-benefício no Brasil.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhone SE chega ao Brasil 'mais barato'; saiba o preço de lançamento
- Como usar o YouTube Gaming para transmitir os seus jogos ao vivo
- Snapdragon 845: o que esperar do próximo chip da Qualcomm
- Smart TVs Samsung QLED têm controle remoto único e preço de até R$ 87 mil
- Informe de Rendimentos Itaú: como consultar extrato para IRPF 2021
- Kindle passa a mostrar capa do livro na tela de descanso; saiba ativar
- App do Google que ajuda a limpar o celular ganha novas funções; saiba usar
- Série Battlefield e Street Fighter 5 estão mais baratos; veja ofertas
- Chips Intel de 7 nm vão atrasar e novas CPUs só devem chegar em 2022
- Como remover a extensão EasyCalendar
- Lista reúne os melhores easter eggs e curiosidades de The Crew
- Sete dicas para girar, alinhar e editar tabelas no Word
- Como desativar notificação e silenciar contato no Android Mensagens Web
- Como traçar rota ponto a ponto no Google Maps e no Apple Maps
- Dia de Pi ganha Doodle comemorativo do Google
- Skype móvel ganha suporte a filtros de vídeo e outros recursos
- Placa une Arduino e Raspberry Pi e tem o tamanho de um cartão de crédito
- Galaxy S6 ou Galaxy Alpha? Veja qual top da Samsung é a melhor opção
- Como atualizar o software da sua GoPro? Aprenda o passo a passo
- Prequel app: como usar o editor de fotos para Android e iPhone (iOS)