Há uma grande oferta de sites na Internet que permitem o download gratuito de obras literárias, livros acadêmicos, grandes clássicos e manuscritos de autores famosos e documentos de grande importância histórica. Todos com direitos autorais liberados, material cuja licença permite download e distribuição.
Como ler livros grátis no WhatsApp
Na lista a seguir, você vai conhecer alguns desses sites em que poderá realizar o download dos conteúdos sem nenhum tipo de preocupação, já que os acervos disponibilizados são de domínio público.
Biblioteca Digital Camões
Criação do Instituto Camões, órgão português criado para incentivar relações entre países que falam português, a biblioteca conta com um grande número de títulos, todos divididos por área de interesse.
Totalmente gratuito, o site (cvc.instituto-camoes.pt) não exige cadastramento para que o leitor possa acessar as obras. Além de livros técnicos e acadêmicos de diversas áreas, a biblioteca do Instituto Camões conta com um acervo interessante de contos e novelas portuguesas do século XIX.
Há obras de Eça de Queirós, Almeida Garrett e uma série de autores relevantes do período. Levando o nome de Camões, a biblioteca também dispõe do épico Os Lusíadas, obra mais baixada do acervo.
Domínio Público
O site, desenvolvido pelo Ministério da Educação, conta com uma grande quantidade de livros em PDF, todos em domínio público. Isso significa que o download das obras de forma gratuita, bem como sua reprodução, não são crime. Visite o endereço (portal.mec.gov.br/dominio-publico) e veja o acervo.
Exemplos do que aguarda o leitor: a coleção completa de Machado de Assis, livros de Fernando Pessoa e até publicações voltadas para o público infantil. Além desses nomes brasileiros e portugueses, dispõe de clássicos da literatura mundial, como a Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Projeto Gutenberg
O site é um grande repositório de livros digitais na Internet (gutenberg.org/browse/languages/pt). O acervo é bastante variado, com obras que vão de literatura e história a volumes acadêmicos. Apesar da variedade, é preciso considerar que o Projeto Gutenberg recebe livros de todos os lugares do mundo, o que significa que encontrar algum título em específico na língua portuguesa pode ser mais difícil.
Outro detalhe a respeito desse site é a forma de distribuição dos conteúdos. Ao contrário das demais opções, que usam o formato PDF principalmente, o Gutemberg distribui livros em formato ebook. Além de livros em domínio público, o site também conta com algumas obras liberadas por seus autores.
Brasiliana
Projeto da Universidade de São Paulo, o site (www.bbm.usp.br) se destaca por contar com inúmeros documentos históricos, além de livros diversos. Um prato cheio para estudiosos de diversas áreas, o site conta, por exemplo, com livros do século XVII abordando temas diversos da época.
Além de material acadêmico de diversos momentos históricos, o site também tem um bom volume de antigos periódicos sobre literatura. A Biblioteca Brasiliana, portanto, é o destino de quem procura obras e conhecimentos mais específicos, já que seu acervo é mais voltado para a produção acadêmica.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Google Books
Usando a ferramenta do Google (books.google.com.br) é possível encontrar uma boa variedade de livros integrais em domínio público. O fato de limitação aqui é que a grande maioria desses livros acaba sendo oferecida em cópia única, com o idioma original, sem versão em português.
Se o idioma não é uma barreira para você, o Google Books pode ser uma fonte bastante prática de livros, já que os conteúdos são bem organizados, contam com classificação dos usuários e é possível realizar a leitura no computador, ou em dispositivos móveis com o aplicativo Livros.
Biblioteca Nacional Digital (Portugal)
O site da instituição (purl.pt/index/geral/PT) oferece um acervo variado de antigos livros e documentos históricos. Há uma boa variedade de romances e diferentes períodos para download. É possível fazer download em formato PDF do título desejado e não é necessário cadastro.
De tempos em tempos, a instituição cria eventos temáticos, ressaltando a obra de um autor ou período.
Biblioteca de Livros Digitais
Outra iniciativa do governo português, o site (planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital) é dedicado à distribuição de livros para crianças como forma de incentivar a leitura desde a infância. Como o conteúdo é gratuito e em português, de Portugal, crianças brasileiras podem aproveitar o acervo.
Divididos por faixa etária, os livros disponíveis contam com aventuras e histórias de fantasia que são gratuitas e não ficam restritas a obras muito antigas, agradando também os pequenos leitores.
Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- LBFF 4: Fluxo brilha e assume a liderança; Meta faz primeiro BOOYAH!
- Como desbloquear o Moto G 4 Plus com a voz
- Instagram Stories: como usar fotos e vídeos como adesivos
- Nubank Rewards compensa? Veja comparativo com o programa C6 Bank Átomos
- Warframe, Loadout: veja a lista dos games gratuitos para PS4
- Saiba como baixar a demo de FIFA 18 no PS4, Xbox One e PC
- Como funciona COS.TV? Veja o que é e como fazer cadastro e upload de vídeo
- Ins?nia? Conhe?a aparelhos que prometem noites de sono perfeitas
- Veja requisitos para jogar Vainglory no PC e como baixar o game
- Project CARS 2 e Fifa 18 foram os destaques da semana de jogos
- Blogger Brasil vai acabar: Veja cinco coisas que você precisa saber
- Lista traz os melhores apps editores de áudio para computador; confira
- CJ em GTA 6? Dublador do personagem critica Rockstar e nega participação
- Linha ThinkPad da Lenovo recebe dois novos modelos; conheça
- Como cadastrar um contato de emergência no Uber
- 0136 ligou? Corrente no WhatsApp alega golpe com número do Disque Saúde
- Facebook vai lançar moeda virtual chamada GlobalCoin em 2020, diz site
- O que mudou do Moto E2 para o Moto E4? Compare especificações dos celulares
- Como usar o Modo Retrato no Zenfone 4 Selfie Pro
- Problema no WhatsApp: usuários não conseguem enviar fotos, vídeos e áudio