Tirar prints do PC facilitam a vida de quem deseja capturar imagens do navegador ou qualquer outro programa rodando no desktop para fins de documentação ou simplesmente para compartilhar com alguém. O recurso sempre foi mais versátil no Mac (Mac OS), mas, com o Windows 10, ganhou melhorias no PC graças a novos atalhos e maneiras de tirar foto da tela.
Gerenciador de download para Google Chrome; cinco opções grátis
Confira uma lista de formas de fazer screenshot do computador, seja com funções nativas do sistema ou usando aplicativos para a plataforma da Microsoft:
1) Atalho Windows + H
Uma função nova presente é o atalho Windows + H, que permite tirar print da tela inteira e abrir a central de compartilhamento para enviar a imagem por meio dos apps Mensagens, Email ou OneNote. Se você baixou programas na Windows Store que tiram proveito do compartilhamento do Windows 10, também os verá nessa tela e poderá compartilhar prints em PNG com alguém rapidamente.
2) Atalho Windows + Print
Seguindo algo que o Mac já oferecia, o Windows também se tornou capaz de salvar screenshots em formato de imagem direto em uma pasta do computador. Pressione as teclas Windows + Tecla de Print ao mesmo tempo para salvar na pasta “Capturas de tela”, dentro do diretório de imagens.
3) Ferramenta de Captura
A Microsoft manteve no Windows 10 um recurso específico para lidar com capturas de tela. O Snipping Tool ou Ferramenta de Captura, é um programa que permite obter imagens da tela inteira, de um programa específico aberto, de um formato retangular a escolha e até a partir de um desenho de mão livre. Depois, ele permite fazer pequenas edições e, ao final, copiar para a área de transferências, salvar em uma pasta ou enviar por e-mail.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
Um dos melhores apps de captura para Windows, o PicPick é leve e versátil, oferecendo screenshot de tela inteira, app ativo e retângulo livre, e ainda permite personalizar os comandos no teclado para realizar a função. O usuário também pode escolher se quer salvar a captura em uma pasta específica por padrão ou apenas copiar para a área de transferência.
O app também traz um editor de imagens embutido, um seletor de cores e uma lousa virtual que permite fazer anotações na tela antes de salvar a captura – na prática, imita um recurso do navegador Edge, mas em qualquer programa do Windows.
5) Skitch
Mais famoso no Mac, o Skitch é um app também disponível para Windows que é o ideal para quem usa o serviço de armazenamento de anotações em nuvem do Evernote. Com uma interface simples e agradável, ele permite fazer capturas livres e de tela inteira, anexar a notas e fazer montagens rápidas. É um conjunto ideal para quem precisa usar screenshots para usar em apresentações e tutoriais.
6) Jing
Jing é um programa com recursos de captura avançados, com opção de compartilhamento direto em redes sociais. Além disso, traz um gravador de tela integrado, que permite fazer vídeos a partir do que se faz no PC. A função pode torna-lo um pouco pesado, portanto é recomendado para usuários que contam com máquinas que possuem bastante memória RAM disponível.
7) Greenshot
Greenshot é outra ferramenta gratuita que traz muitas opções de captura e personalização de atalhos para facilitar screenshots rápidos. A vantagem da função está em conseguir capturar o frame certo de um vídeo, pois um comando do teclado tende a ser mais ágil do que pressionar um botão com o clique do mouse. Além disso, o programa é open source e tem integração com o Dropbox.
8) Lightscreen
Lightscreen tem funções parecidas com a concorrência e uma interface simples, mas é especialmente dedicado aos usuários da popular rede de imagens Imgur. Com atalhos personalizáveis e pré-visualizador de imagens, você pode usá-lo para tirar o print perfeito e postar online na plataforma. Para quem não costuma se lembrar onde salva seus prints, o app também traz um histórico completo de todas as telas capturadas.
9) Lightshot
O Lightshot é um app com versões para Windows e Mac ideal para quem gosta de salvar tudo na nuvem. Ao tirar um screenshot com atalho do teclado ou escolhendo a área com o mouse, o programa faz o upload automático para um servidor e fornece um link de compartilhamento, salvo automaticamente na área de transferência. A partir daí a URL pode ser colada em qualquer lugar para oferecer o download da imagem em JPG ou PNG.
10) Botão PrntScr + Paint
Se você não se acostuma com novos atalhos ou não quer ocupar a memória do computador com novos programas, não se preocupe: o velho modo de capturar a tela no Windows ainda está lá. Pressione a tecla de print para copiar a tela inteira para a área de transferência, e cole com Ctrl + V no Paint para obter o arquivo editável e salvar onde quiser.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Uber: como definir uma corrida por um carro UberX ou UberBLACK?
- Brasileiros ficam mais insatisfeitos com atuação da Anatel
- Sete coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não
- Black Friday: conheça as empresas com mais reclamações no evento
- Veja a evolução dos gráficos de Call of Duty, popular franquia de tiro
- Como baixar álbuns de fotos inteiros do Facebook
- Como responder mais de uma pergunta no Instagram
- Seis extensões para Chrome que impedem sites de te espionarem
- Flamengo vai encarar Team One por vaga no CBLoL
- Dez maneiras de descobrir músicas novas para ouvir no Spotify
- Wolverine Ultimate: o controle para Xbox One e PC
- Como customizar o visual de Uncharted 4: A Thief's End no multiplayer
- Como colocar uma senha no Moto G4 Play
- Action Cam barata: veja os modelos da Eletrolar 2016
- Free Fire aceita macro? Veja regras da Garena
- WhatsApp libera ajuste de privacidade em grupos para todos; saiba usar
- HP Omen X 2S é primeiro notebook gamer do mundo com duas telas; conheça
- Google contra WhatsApp: relembre apps criados para desbancar o mensageiro
- Como fazer o sorteio do amigo-secreto online e enviar pelo WhatsApp
- Deu saudade? Veja os aparelhos supermodernos que mantém a 'cara' retrô