A decisão de compra de um novo processador para desktop, ou mesmo de um computador completo, esbarra em dúvidas relacionadas com a GPU embarcada nas CPUs desenvolvidas pela Intel. Uma Intel HD Graphics é melhor ou pior do que uma Iris Pro 550? Quais são as especificações técnicas dos produtos aos quais deve-se prestar atenção? A seguir, conheça as respostas para essas perguntas e tire todas as dúvidas sobre uma GPU.
O que é GPU e como funcionam os modelos existentes no mercado?
Escolher uma boa GPU, que basicamente transforma energia em informação, é algo cada vez mais importante. Recentemente, a Intel disse que está mais próxima da performance de placas dedicadas e que gamers tradicionais já podem aproveitar bons títulos usando as GPUs da marca sem a necessidade de investir pequenas fortunas em placas de vídeo.
Gerações e numeração
O primeiro fator que deve chamar a sua atenção na GPU é a geração dos produtos. Supondo que sua escolha esteja empatada entre processadores de quinta geração (Broadwell) e sexta (Skylake) da Intel, não restam dúvidas que as unidades mais atuais possuem performance gráfica bastante superior, em torno de 30%, quando comparados aos antecessores.
Outro ponto interessante para determinar a hierarquia entre as GPUs integradas da Intel é a nomenclatura. Até os produtos da arquitetura Broadwell (quinta geração), a Intel batizava os processadores gráficos com a seguinte estrutura: Intel HD Graphics 5000, Intel HD Graphics 6000 e Intel Iris Pro 6000 Graphics.
Com a chegada do Skykale, os números deixaram de ser na casa dos milhares: agora, a Intel chama suas GPUs de Intel HD Graphics 550, por exemplo. Ou ainda, uma GPU Intel HD Graphics 4000, presente em processadores Haswell, será inferior a uma 4400, dessa mesma arquitetura. Contudo, na hora de ser comparada com uma Intel HD Graphics 510, a GPU mais modesta da Intel no momento, a vantagem será para o chip Skylake, que é fruto de um projeto mais recente.
Com a mudança, um consumidor desatento poderia ser levado a acreditar que os processadores gráficos atuais são inferiores, o que não é o caso.
Especificações técnicas são a chave
A Intel não promove em tantos detalhes as informações técnicas e especificações referentes às suas placas gráficas, mas não é difícil analisar cada modelo a partir das referências usadas para medir a performance teórica de produtos mais badalados, como as placas de vídeo de NVIDIA e AMD.
O que determina a melhor GPU de Nvidia e Geforce são números como clock da GPU, quantidade de núcleos de processamento gráfico, memória disponível e interfaces de comunicação entre GPU, memória e CPU. Para a Intel vale o mesmo raciocínio.
Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone
A Intel HD Graphics 5500 foi uma das GPUs mais bem sucedidas da marca por rodar em processadores bastante difundidos no mercado. Com 24 unidades de execução (núcleos) e 950 MHz de clock, ela foi substituída pela Iris Graphics 550, que roda com 48 núcleos, 1.1 GHz de velocidade e uma eDRAM de 64 MB, memória de acesso rápido para desafogar o processador gráfico em situações de alta demanda.
Em geral, os números determinam o confronto: mais é sempre melhor. Mas é possível, também, hierarquizá-los: quantidade de núcleos �
Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo
Como conhecer as especificações das GPUs da Intel?
Especialmente no caso de notebooks, os fabricantes costumam não detalhar as configurações referentes às GPUs integradas, o que acaba deixando o consumidor pouco informado sobre a qualidade e potencial do chip usado no produto de interesse.
Nesse caso, informe-se sobre o modelo e realize pesquisas sobre as especificações no site da Intel, onde é possível obter todos os dados técnicos que determinam o potencial de performance de determinado produto.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Lançamento dos Google Pixel 2 e Pixel 2 XL: veja especificações e preços
- Caixa de som bluetooth para celular; veja modelos
- Saiba o que é a memória RAM do celular e como ela funciona
- Facebook: saiba como salvar vídeos recebidos no Messenger para iPhone
- Lente transforma câmera DSLR normal em 3D; conheça
- Fim da Motorola: que muda para os usuários de celulares da marca?
- Como criar um cartão de visita com o Crello
- Como descobrir quem te segue no Facebook; veja dica simples
- Google anuncia Stadia, plataforma de jogos por streaming
- iPhone SE vs iPhone SE 2: saiba o que muda entre celulares da Apple
- PES 2018: confira dicas para mandar bem no game de futebol
- Leilão da Receita em Fortaleza tem iPhones, MacBook e outros eletrônicos
- Alcatel lan?a Idol 3, smart top de linha em dois tamanhos, e Klif no MWC
- Nintendo 3DS: portátil clássico é descontinuado após 10 anos do lançamento
- Como procurar GIFs para compartilhar no WhatsApp Web
- Samsung lança 970 EVO Plus, novo SSD com promessa de alta velocidade
- Saiba tudo sobre The Division, novo MMO para PS4, Xbox One e PC
- Heroes of the Storm: Entenda a temporada do MOBA da Blizzard Entertainment
- Tinder atualiza perfis, mensagens e algoritmo; saiba o que vai mudar
- Note 7: após incêndios, Samsung encerra fabricação do celular