O Lumia 1020 foi o lançamento da antiga Nokia ainda em 2013, que futuramente foi adquirida pela Microsoft. O smartphone é procurado especialmente por quem gosta de registrar fotos tops, por causa da sua lente Carl Zeiss de 41MP. Ainda vale a pena comprá-lo? Eis a pergunta que continuamos ouvindo, quase três anos após seu anúncio.
Como instalar Windows 10 no Lumia
Neste texto você vai conhecer a ficha técnica do Lumia 1020 com todas as especificações. Os destaques são a tela e o desempenho, mas também falaremos da bateria, da disponibilidade e até sistema operacional Windows Phone.
Tela
Para começar, o Lumia 1020 não vem com um display tão amplo, se compararmos os smartphones com telona no mercado atual. O aparelho é equipado com uma tela AMOLED de 4,5 polegadas com resolução HD de 1280 x 768 pixels. Para uma maior proteção está a tecnologia Corning Gorilla Glass 3, que evita arranhões.
O display supre as necessidades de um usuário mais básico no dia a dia, com visualização de vídeos em HD e até jogos, mas não é indicado para quem está procurando um smartphone com tela top, para gráficos mais avançados ou visualização de mídias em Full HD.
Quais os melhores aplicativos para Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo.
Desempenho
Por dentro o Lumia 1020 roda um processador Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz acompanhado de uma memória RAM de 2 GB. Sobre espaço para guardar arquivos, o celular oferece 32 GB internos sem slot para cartão de memória. Mas o que isso quer dizer? No mercado atual, os smartphones tops estão vindo com processadores quad ou octa-core para usuários intermediários ou mais exigentes.
Já o aparelho da Nokia (Microsoft) tem um processamento mais básico, que deve ser suficiente para quem quer usar as funções do celular, como câmera, acessar redes sociais, navegar na internet e até rodar jogos mais simples.
Sistema operacional
O Lumia 1020 vem com sistema operacional Windows Phone 8.1 com Lumia Ciano. A atualização disponível para o aparelho, por enquanto, conforme o site da Microsoft é para a versão Lumia Denim. Ainda não há previsão se os usuários do celular no Brasil receberão o Windows 10 Mobile, nem a data para essa alteração. No entanto, o desempenho do smartphone, para quem gosta do Windows Phone, não deixa a desejar no sistema operacional atual, como mostra a análise do TechTudo.
Câmer
Esse é o grande destaque o Lumia 1020: a câmera traseira de 41 megapixels Carl Zeiss com sistema óptico de 6 lentes. O recurso oferece ainda foco automático, estabilização de imagem óptica e flash Xenon. Na lente frontal está uma resolução HD de 1,2 MP com lente grande-angular, o que é uma vantagem para tirar selfies.
Para gravar vídeos, o celular tem qualidade HD (720p) na lente frontal e de Full HD (1080p) na câmera traseira. Então, o usuário que está procurando um “Câmera-Phone” não deve se decepcionar com a qualidade.
Bateria
A bateria do Lumia 1020 vem com 2.000 mAh e essa configuração é bem intermediária, levando em consideração que o usuário provavelmente vai usar muito o recurso de câmera, que consome bastante carga tanto para fotos quanto para os vídeos. Segundo a fabricante, a carga dura cerca de 13,3 horas com conversação (3G) e dura 6,7 horas com navegação na internet Wi-Fi. Com essas configurações e dependendo do uso diário, talvez o usuário passe mais tempo perto da tomada do que gostaria.
Preço e Disponibilidade
Atualmente, o Nokia Lumia 1020 não é tão fácil de ser encontrado, principalmente porque já foram lançados modelos atualizados da marca. Na loja da Nokia, o aparelho aparece como indisponível nas três cores: amarelo, branco e preto. No site da Microsoft, são apontadas algumas lojas online para a compra, mas o aparelho aparece fora de estoque. Nas lojas online de aparelhos usados, o celular aparece com preço a partir de R$ 1.090.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Conclusão
O Lumia 1020 é um celular com desempenho intermediário, se comparado com os modelos mais atuais. A câmera é destaque, com 41 megapixels, mas no Brasil a disponibilidade é quase nula, o que prejudica quem pensava em investir no celular. É possível que a Microsoft esteja tirando o aparelho de linha por ter sido lançado há quase três anos.
Outros aparelhos, como o Lumia 930, ou de marcas rivais como Motorola, Samsung e LG podem ser encontrados no mercado nacional e vêm com boas configurações. No final das contas, considerando o processamento mais fraco, tela de apenas 4,5 polegadas com resolução básica, sistema sem previsão de update, a bateria mediana e principalmente a falta de disponibilidade no mercado, não vale a pena investir no Lumia 1020.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cortana em português no Windows 10: testamos a assistente de voz no PC
- Mi Band 5 vem aí: o que esperar da pulseira smart da Xiaomi
- iexplore -k: como usar o modo de quiosque no Internet Explorer
- Send Anywhere: compartilhe arquivos com até 10 GB online
- Como ativar a navegação anônima no app do YouTube
- Notebook Samsung Core i3: compare os modelos Essentials E30 e Book E30
- Além do teclado: conheça 5 tecnologias que podem ser usadas no futuro
- Como mudar o nome de usuário no Twitter sem perder histórico de tuítes
- WhatsApp testa função que permite ouvir áudio pela notificação; veja como
- Atualização para Android Marshmallow chegará aos celulares Galaxy
- GTA 6: fãs encontram possível pista sobre lançamento da Rockstar
- Moto G7 Power vs Moto G8 Power: o que muda nos celulares da Motorola
- CS:GO: MIBR vence a FURIA pela BLAST Premier: Fall 2020 Regular Season
- Como fazer download de Pokémon Yellow, Red e Blue no Nintendo 3DS
- Instagram Stories ganha máscaras, rebobinar, borracha e sticker de hashtag
- Q900R, primeira smart TV 8K QLED da Samsung, é apresentada na IFA 2018
- App leva vídeos do PC ou Mac para Chromecast ou Apple TV; saiba usar
- Máquina de escrever smart guarda texto em nuvem e melhora concentração
- Pokémon GO: Niantic reverte mudanças para treinamento em ginásios
- Skype Web é liberado sem convites nos EUA e Reino Unido; saiba acessar