Como um país muito ligado à Internet e tecnologia, o Japão abriga muitas redes sociais curiosas. Apesar de utilizarem o Facebook com alguma frequência, os japoneses possuem seus próprios recursos e aplicativos para trocar mensagens, fotos e áudio entre os amigos – um deles tem até mesmo desenho animado oficial.
WhatsApp: sete funções ‘escondidas’ que deixam o app ainda melhor
Em conversa com o TechTudo, o estudante japonês Soichiro Hitomu, de 20 anos, contou que a rede social mais popular por lá no momento é o Line, uma espécie de “ WhatsApp ” do Japão. O Line é um mensageiro rápido, que também possui ícone verde, e funciona para troca de mensagens, áudio, fotos e adesivos.
“O Line é tão popular que temos um animê dele, que passa na TV”, contou Soichiro. “Line Offline” é o nome deste animê, que mostra situações do cotidiano em que podemos trocar mensagens com amigos, seja na rua, no trabalho ou em casa. Os personagens da animação também ficaram populares e se tornaram mascotes oficiais do Line.
Seu funcionamento é muito similar ao do WhatsApp, Facebook Messenger, Viber, Telegram e outros no mesmo estilo. Basta instalar o app, sincronizar com seu smartphone, e bater papo com seus amigos adicionados. Há ainda uma versão especial voltada para crianças, com notícias de desenhos e atividades, chamada de Line Kids.
“Nós adoramos ficar com os celulares na mão”, disse Soichiro, brincando. “É a forma mais rápida de se comunicar para encontrar os amigos na rua, ou quando vamos aos clubes nas escolas”, complementou o jovem, referindo-se às atividades extracurriculares praticadas por estudantes japoneses.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Atualmente, o Line supera todas as outras redes sociais no Japão, incluindo Google Plus, Facebook, Twitter e as próprias concorrentes japonesas, como Mobage, Gree e Mixi. Na verdade a comparação não é tão justa, pois cada uma delas possui objetivos próprios e focos específicos, com exceção das redes sociais ocidentais.
Mobage e Gree, por exemplo, são redes mais voltadas para quem gosta de jogos, sejam eles sociais ou não. Contudo, enquanto a Gree é mais focada em interação entre seus usuários, a Mobage funciona quase como uma plataforma exclu
Já o Mixi, em comparação ao Facebook, é a maior rede social do Japão, com mais de 30 milhões de usuários – contra 18 milhões da plataforma de Mark Zuckerberg. Seu maior problema é que está disponível exclusivamente em japonês, o que limita seu acesso ao público externo.
Porém, o funcionamento do Mixi é muito similar ao do Facebook: há grupos, comunidades com interesses em comum, jogos online, notícias e, claro, troca de posts gerados pelos próprios visitantes e usuários registrados. Não é muito diferente do que conhecemos por aqui.
Ainda segundo Soichiro, “apesar de o Facebook ser muito querido e o Mixi ser bem usado, o Line continua sendo o principal meio de comunicação online dos japoneses. Sabia que eu já tenho mais de um milhão de horas registradas no uso do aplicativo?”, apontou o estudante, rindo.
Atualmente, o Line é acessível já em diversos países, ao contrário do Mixi, Mobage ou Gree. Seu suporte possui idiomas mais abrangentes, mas as compras “in-app” ainda são pagas em ienes, a moeda japonesa.
Como vigiar alguém no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy Buds: Samsung revela preço do fone sem fio no Brasil
- Apps falsos com propagandas foram baixados por oito milhões de usuários
- Free Fire: paiN, INTZ e Black Dragons lideram grupos da Pro League
- Far Cry 5 ganha DLC Lost on Mars na próxima semana
- Sony lança câmeras 'tops' com slow-motion e fotos em alta velocidade
- Mozilla Firefox: Os melhores plugins de 2015
- Free Fire, Fortnite e mais: veja melhores jogos mobile dos últimos 10 anos
- Tinder: como receber alerta de match por e-mail e aumentar privacidade
- PageGlow é o livro com luz recarregável que você sempre quis
- Conheça Stray, novo game sobre gatos anunciado para o PS5 e PC
- Como consultar o Informe de Rendimentos no Santander pela internet
- Microsoft cria controles de Xbox One inspirados em Star Wars
- Cabo para iPhone e Android promete carga total duas vezes mais r?pido
- Android 11 começa a chegar ao Asus Zenfone 6
- Monitor gamer de 144 Hz da Xiaomi é Full HD e custa menos de R$ 1 mil
- Como pesquisar por posts específicos dentro de um grupo no Facebook
- FIFA 18: lista traz os melhores Ícones do modo Ultimate Team
- Internacional x Olimpia ao vivo: onde assistir ao jogo da Libertadores
- Os cinco melhores smartphones top de linha à venda no Brasil
- Como trocar o papel de parede do Galaxy J3