Steam ou Origin: qual é o melhor? As duas plataformas oferecem jogos digitais para PC e são semelhantes em muitos pontos, mas há diferenças e funções que são melhores em um e piores em outro. Saiba quais são os pontos-chave na hora de decidir qual usar e onde comprar seus games ou interagir com amigos:
Steam: veja como desistir da compra e pedir reembolso dos jogos
Menu inicial e quantidade de jogos
O menu inicial das duas plataformas é diferente de diversas maneiras. Por ter menos jogos, o Origin tem um menu menos “pomposo”. Já o Steam utiliza bem essa função e sua enorme biblioteca de games disponíveis para venda, com uma página inicial repleta de ofertas e destaques para os lançamentos de uma semana em específico.
Porém, justamente por ter menos jogos, o Origin da EA oferece ofertas de forma mais constante em seu menu inicial, e sempre com os mesmos títulos, o que significa ter bons jogos à sua disposição constantemente a preços mais em conta.
Biblioteca
Neste quesito as duas plataformas empatam. A organização da biblioteca de jogos comprados por usuários é satisfatória no Steam e no Origin. É possível configurar a visualização para uma lista ou para quadrados maiores com ícones ou capas dos títulos disponíveis, instalados ou não.
A biblioteca do Steam tem uma ligeira vantagem na possibilidade de filtrar games disponíveis somente para Mac, Linux ou Windows. Contudo, a do Origin não deixa a desejar pois também tem um filtro similar, apesar de não conter conteúdo Linux.
Jogos disponíveis
Infelizmente, a rivalidade das produtoras Valve (Steam) e EA (Origin) já prejudicou os jogadores. Em determinada época a EA retirou boa parte de seus jogos do Steam, para mantê-los exclusivos na sua plataforma. Games como Mass Effect 3, Battlefield 4 e outros nunca chegaram a ser lançados na loja da Valve.
Felizmente para o Steam o golpe não foi duro, já que a plataforma tem, provavelmente, milhares de games para a venda, incluindo muitos gratuitos, de todos os tipos de estilo. Neste ponto ele ganha com grande vantagem, por agradar um público maior e com mais facilidade.
Configurações
O Origin é uma plataforma mais “básica”, com poucas opções técnicas de configuração. O Steam não peca nesse sentido, oferecendo uma grande personalização e até mesmo opção de escolha do servidor de downloads.
O Steam se destaca por disponibilizar ainda a possibilidade de se inscrever para testes beta de jogos da Valve , além de configurar um navegador de web pronto, opções de armazenamento em nuvem e o sistema de compartilhamento de games.
Comunidade
O Origin não possui um sistema de comunidade, que está presente no Steam e é bem completo por lá. Modificações, fóruns, avaliações de usuários, compartilhamento de conquistas e até mesmo um mercado de venda de itens virtuais – tudo isso está na plataforma da Valve e sem qualquer custo adicional ao jogador.
O Origin conta apenas com a lista de amigos e algumas interações básicas. Parece que a EA ainda não tem planos para lançar qualquer função similar em seu software, o que pode desanimar entusiastas de comunidade.
Big Picture Mode
Um dos trunfos do Steam, e que o deixa distante de qualquer outro competidor, incluindo o Origin, é a possibilidade de utilizar o modo Big Picture, que muda totalmente a interface do programa, permitindo transmitir a usabilidade para a TV e facilitando o manuseio por um controle padrão – dispensando mouse e teclado.
A função não é apenas útil, mas também prática. Até mesmo o chat com os amigos permanece ativo e pode ser usado. O Big Picture pode ser utilizado também no computador e não obrigatoriamente apenas na TV.
Conclusão
Steam e Origin tem propostas similares, mas a plataforma da Valve sai na frente por algumas funções mais interessantes, como o Big Picture e as configurações mais avançadas, por isso é superior. O Origin, ao menos, tem alguns bons jogos digitais exclusivos, como os grandes lançamentos da EA.
Qual é a sua loja digital de jogos para PC preferida? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Smart TV Samsung 4K e Redmi AirDots são os eletrônicos mais buscados de novembro
- Wi-Fi Sense: saiba como funciona e compartilhe sua rede no Windows 10
- Youtube Gaming: Google anuncia novo portal de v?deos exclusivo para jogos
- Zenfone 2 Laser com tela maior e Zenfone Zoom chegam ao Brasil
- CPBR8 tem 'Internet monstra' de 50Gbps do tamanho de BH e Fortaleza
- Counter-Strike: cinco curiosidades do competitivo do jogo nos anos 2000
- Roteador TP-Link Archer C21 chega ao Brasil como opção custo-benefício
- The Division: jogo tem cen?rios bel?ssimos e ? grande aposta da Ubisoft
- SBK15, Angry Birds Go e mais: veja os jogos para Android da semana
- Como mudar o nome de usu?rio do Twitter pelo celular?
- Para que serve um dongle? Conheça o dispositivo e veja exemplos
- Como adiar e-mails no Gmail para iPhone
- GTA 5: confira os melhores locais para fazer manobras usando carros e motos
- GoPro Hero7 White vs Hero 2018: compare as câmeras com preço em conta
- World Chef: como jogar o jogo de restaurante para celular
- Facebook lança plataforma para monetizar streaming de jogos no Brasil
- Dell G7 vs G3: compare ficha técnica e preço dos notebooks gamer
- Como bloquear envio de mensagens automáticas de páginas do Facebook
- Cinco jogos online que ajudam a aprender inglês e idiomas no celular
- Notebook gamer: lista reúne as opções ‘baratinhas’ da Asus