Steam ou Origin: qual é o melhor? As duas plataformas oferecem jogos digitais para PC e são semelhantes em muitos pontos, mas há diferenças e funções que são melhores em um e piores em outro. Saiba quais são os pontos-chave na hora de decidir qual usar e onde comprar seus games ou interagir com amigos:
Steam: veja como desistir da compra e pedir reembolso dos jogos
Menu inicial e quantidade de jogos
O menu inicial das duas plataformas é diferente de diversas maneiras. Por ter menos jogos, o Origin tem um menu menos “pomposo”. Já o Steam utiliza bem essa função e sua enorme biblioteca de games disponíveis para venda, com uma página inicial repleta de ofertas e destaques para os lançamentos de uma semana em específico.
Porém, justamente por ter menos jogos, o Origin da EA oferece ofertas de forma mais constante em seu menu inicial, e sempre com os mesmos títulos, o que significa ter bons jogos à sua disposição constantemente a preços mais em conta.
Biblioteca
Neste quesito as duas plataformas empatam. A organização da biblioteca de jogos comprados por usuários é satisfatória no Steam e no Origin. É possível configurar a visualização para uma lista ou para quadrados maiores com ícones ou capas dos títulos disponíveis, instalados ou não.
A biblioteca do Steam tem uma ligeira vantagem na possibilidade de filtrar games disponíveis somente para Mac, Linux ou Windows. Contudo, a do Origin não deixa a desejar pois também tem um filtro similar, apesar de não conter conteúdo Linux.
Jogos disponíveis
Infelizmente, a rivalidade das produtoras Valve (Steam) e EA (Origin) já prejudicou os jogadores. Em determinada época a EA retirou boa parte de seus jogos do Steam, para mantê-los exclusivos na sua plataforma. Games como Mass Effect 3, Battlefield 4 e outros nunca chegaram a ser lançados na loja da Valve.
Felizmente para o Steam o golpe não foi duro, já que a plataforma tem, provavelmente, milhares de games para a venda, incluindo muitos gratuitos, de todos os tipos de estilo. Neste ponto ele ganha com grande vantagem, por agradar um público maior e com mais facilidade.
Configurações
O Origin é uma plataforma mais “básica”, com poucas opções técnicas de configuração. O Steam não peca nesse sentido, oferecendo uma grande personalização e até mesmo opção de escolha do servidor de downloads.
O Steam se destaca por disponibilizar ainda a possibilidade de se inscrever para testes beta de jogos da Valve , além de configurar um navegador de web pronto, opções de armazenamento em nuvem e o sistema de compartilhamento de games.
Comunidade
O Origin não possui um sistema de comunidade, que está presente no Steam e é bem completo por lá. Modificações, fóruns, avaliações de usuários, compartilhamento de conquistas e até mesmo um mercado de venda de itens virtuais – tudo isso está na plataforma da Valve e sem qualquer custo adicional ao jogador.
O Origin conta apenas com a lista de amigos e algumas interações básicas. Parece que a EA ainda não tem planos para lançar qualquer função similar em seu software, o que pode desanimar entusiastas de comunidade.
Big Picture Mode
Um dos trunfos do Steam, e que o deixa distante de qualquer outro competidor, incluindo o Origin, é a possibilidade de utilizar o modo Big Picture, que muda totalmente a interface do programa, permitindo transmitir a usabilidade para a TV e facilitando o manuseio por um controle padrão – dispensando mouse e teclado.
A função não é apenas útil, mas também prática. Até mesmo o chat com os amigos permanece ativo e pode ser usado. O Big Picture pode ser utilizado também no computador e não obrigatoriamente apenas na TV.
Conclusão
Steam e Origin tem propostas similares, mas a plataforma da Valve sai na frente por algumas funções mais interessantes, como o Big Picture e as configurações mais avançadas, por isso é superior. O Origin, ao menos, tem alguns bons jogos digitais exclusivos, como os grandes lançamentos da EA.
Qual é a sua loja digital de jogos para PC preferida? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- It’s Ok é o primeiro toca-fitas portátil com conexão Bluetooth
- Como consultar o Informe de Rendimentos no Santander pela internet
- GTA 5, Worms e Mass Effect: confira as ofertas desta semana
- L16: veja como funciona a câmera 'de bolso' com muitas lentes e 4K
- Teamfight Tactics: veja melhores composições do TFT, modo do LoL
- Monster High: confira os melhores jogos das bonecas monstrinhas
- Download de Minecraft Dungeons: veja requisitos para baixar no PC
- Avakin Life dançando: veja os melhores vídeos de batalha de dança
- Confira dicas para jogar Digimon Cyber Sleuth no PS4 e PS Vita
- Encontre o notebook que combina com você
- Melhores jogos de RPG para celular de 2019
- Testamos o Alcatel OneTouch Idol 3: cara de top com pre?o agressivo
- Instagram ganha stickers e outras novidades para o mês do orgulho LGBTQ
- Como instalar o suporte a impressoras e scanners da Canon no Ubuntu
- Chrome 75 tem modo de leitura escondido; saiba ativar
- Final Fantasy 15: nova demo chega na próxima semana ao PS4 e Xbox One
- Como ativar o Rock In Rio mode no Tinder
- Como criar notas de vídeo GIFs com 10 segundos no Snapchat
- Sete cuidados para enviar fotos íntimas na Internet
- Opera Neon: conheça o navegador do futuro com nova interface de bolhas