Os celulares do futuro poderão ter telas com câmera de selfies escondida. A empresa chinesa Visionox anunciou nesta semana que está pronta para dar início à fabricação em massa de displays com o sensor frontal oculto. O recurso poderá ser usado pelas fabricantes de smartphones para aproveitar a superfície frontal por completo e acabar com o controverso notch.
A implementação da tecnologia é um objetivo da Oppo e Xiaomi desde 2019. A expectativa é que telefones com a novidade cheguem ao público em 2021. Rumores dão conta de que a Samsung pode colocar a câmera oculta na linha Galaxy S21.
???? Confira os melhores descontos da internet brasileira
???? Xiaomi deve lançar celular com zoom de 120 vezes
A tecnologia consiste em um painel OLED com transparência na parte em que a câmera está abrigada, de forma que a engenharia não interfira na qualidade das selfies. A nitidez até então era um desafio nestes projetos, uma vez que o vidro pode gerar um efeito de neblina, o que deixa a imagem embaçada.
A Huawei e a Xiaomi já usam painéis fornecidos pela Visionox, maior fabricante de displays OLED da China. A exemplo disso, a tela flexível do Mi Mix Alpha e as telas utilizadas no Mi 10 e o Mi Note 10 foram desenvolvidas pela empresa chinesa.
Ainda não há informações sobre quais empresas vão incorporar esta tela aos telefones. No entanto, rumores dão conta de que a tecnologia deve começar a aparecer nos aparelhos a partir do primeiro trimestre de 2021.
A Oppo criou um projeto em 2019 semelhante ao da Visionox, mas não conseguiu prosseguir por conta da baixa qualidade da imagem capturada pela câmera de selfies. Na época, a fabricante comentou que o problema era a diferença no brilho e na cor das imagens, algo que ocorria devido à difração do vidro de proteção.
O projeto da Visionox busca corrigir estes empecilhos utilizando um arranjo especial de pixels e materiais com bastante transparência para oferecer a nitidez necessária. Apesar de já ter em mãos os componentes necessários para começar a produção, a empresa está em busca de um algoritmo para corrigir problemas como o ângulo de visão que remove o brilho.
As empresas chinesas não são as únicas cotadas para implementar a tela. A Samsung também está projetando uma câmera frontal inserida no painel, além disso, há suposições de que a tecnologia possa marcar presença no Galaxy S21, sucessor do Galaxy S20. Não há informações se a gigante sul-coreana usaria tecnologia própria ou se iria utilizar componentes de outras empresas.
Para além do projeto da Visionox, outros recursos já foram pensados a fim de retirar o notch do display, como a câmera deslizante no Motorola One
Com informações de GSMArena, Android Authority e WCCFTech
Relembre o lançamento do Galaxy S20
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Immortals Fenyx Rising e DOOM Eternal estão mais baratos; veja ofertas
- Xperia XZ2 sai na frente do Galaxy S9 com câmera lenta em Full HD
- Machado de Assis: Doodle do Google celebra 178º do nascimento de escritor
- Apple anuncia apps vencedores do Design Awards 2015; brasileiro na lista
- CBLoL 2019: Flamengo bate ProGaming e se isola na liderança
- LG G4 Stylus: conheça vantagens e desvantagens da ficha técnica
- Sete dicas para criar lembretes com a Cortana no Windows 10
- Como clipar na Cube TV?
- Como tirar do ar e excluir um vídeo de transmissão ao vivo no Facebook
- Uncharted: The Lost Legacy ganha data de lançamento e novo trailer
- LG V10: novo top de linha tem ‘duas telas’ e grava vídeos em 4K
- Free Fire: como entrar em contato com o suporte da Garena
- Samsung lança Galaxy A52, Galaxy A52 5G e Galaxy A72
- Flickr muda armazenamento e vai deletar suas fotos; veja como baixar
- Veja os melhores servers de Minecraft e como conectar em servidores
- Como imprimir duas páginas de texto ou imagem em uma folha
- Como fazer panfletos no PowerPoint para lojas ou eventos
- Galaxy S6 ? incompat?vel com o Kies; veja como passar dados para o smart
- PC gamer: confira dicas para escolher o monitor ideal para seus jogos
- Conheça os melhores fones de ouvido com áudio 3D vendidos no Brasil