Não é novidade para ninguém que as coisas não estão nada famosas para o lado da Intel depois do afamado falhanço no processo de 10nm, que ainda mantém a empresa refém do ‘velhinho’ processo de 14nm… Contudo, parece que aos poucos, a Intel começa a mostrar vontade de dar a volta à situação!
Afinal de contas, nas últimas semanas temos assistido a vários tipos de declarações de executivos da empresa, a revelar que existe realmente um plano a ser seguido para voltar a meter a empresa no topo do mercado. Isto apesar de não existir qualquer objetivo de voltar a liderar a produção de silício, visto que a TSMC está agora demasiado forte, e que a Intel se deixou atrasar demasiado. (Saiba mais aqui)
Ou seja, já sabemos que a Intel está a tentar adaptar novas arquiteturas para os 14nm, de forma a tentar competir com a AMD já em 2020, isto enquanto a rival irá apostar na arquitetura Zen 3 baseada no processo de 7nm EUV da TSMC. Mas será que isto é o suficiente?
Pois bem… Será que o novo processador Intel que chegou agora à internet, já é resultado da adaptação das arquiteturas? É que temos aqui alguns detalhes bem interessantes!
Portanto, parece que recentemente chegou uma nova listagem à base de dados SiSoft de um processador Intel ainda não anunciado. Onde podemos encontrar um produto com 6 núcleos físicos, bem como 12 threads com a frequência base de 3GHz! O que na verdade, não é nada de especial tendo em conta o que temos atualmente no mercado.
Contudo, quando começamos a olhar para os detalhes, podemos ver que o novo processador Intel têm uma configuração de memória bastante diferente daquilo a que estamos habituados!
Afinal de contas, temos 1.25MB de memória cache L2 por cada núcleo, o que em boa verdade não encontramos em mais nenhum processador da empresa. Aliás, até o topo de gama Core i9-10980XE apenas tem 1MB de memória L2 por cada núcleo.
Dito isto, não fazemos ideia de se estamos a falar de um processador de 14nm ou de 10nm. O que sabemos que é a arquitetura é muito provavelmente vastamente diferente das atuais (e desapontantes) iterações Skylake que temos no mercado.
Agora imagine que a Intel conseguia lançar uma nova arquitetura realmente poderosa com o processo de produção de 14nm, apenas e só para calar os ‘haters’! Era simplesmente épico.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Mais Artigos...
- Nova versão do Microsoft Edge chega com grandes novidades ao iOS
- AMD: As Radeon RX 5700 estão a chegar aos 110ºC ?...
- Xiaomi Redmi 7/ Note 7/ Note 7 Pro a preços bomba!
- Alcatel 3X e 1V: duas novidades muito económicas na IFA
- Com a atualização de drivers, os Ryzen 3000 ficaram ainda melhores
- Hands-on dos Galaxy Buds+ já está disponível na Internet!
- É mentira! Os Simpsons não foram cancelados! Mas…
- Intel Core i9-9900KS: Novas informações acerca da resposta à AMD
- Análise Mi Note 10 – Uma máquina fotográfica que serve de...
- Chrome recebe muitos jogos clássicos e até já conhecemos dois
- Mate 30: Huawei quer meter a rival Samsung no bolso mais cedo!
- Review Death Stranding: a vida difícil do super-carteiro Sam!
- Xiaomi Mi Note 10/CC9 Pro: Desconto de lançamento (450€)
- O Samsung Galaxy Fold esgotou em Portugal! Sim… Mesmo a 2050€!
- Call of Duty Mobile: Suporte para comando chegará nas próximas horas!
- Gravar a 8K com um Galaxy S20? A Samsung pensou em...
- Novo Trailer de Pokémon Sword and Shield trás muitas novidades
- As proibições à Huawei arruinaram as rivais Chinesas da gigante!
- Volvo fez um autêntico ‘all-in’ no Android com o seu elétrico...
- God Of War 2 estreia juntamente com a PlayStation 5