Não é novidade para ninguém que as coisas não estão nada famosas para o lado da Intel depois do afamado falhanço no processo de 10nm, que ainda mantém a empresa refém do ‘velhinho’ processo de 14nm… Contudo, parece que aos poucos, a Intel começa a mostrar vontade de dar a volta à situação!
Afinal de contas, nas últimas semanas temos assistido a vários tipos de declarações de executivos da empresa, a revelar que existe realmente um plano a ser seguido para voltar a meter a empresa no topo do mercado. Isto apesar de não existir qualquer objetivo de voltar a liderar a produção de silício, visto que a TSMC está agora demasiado forte, e que a Intel se deixou atrasar demasiado. (Saiba mais aqui)
Ou seja, já sabemos que a Intel está a tentar adaptar novas arquiteturas para os 14nm, de forma a tentar competir com a AMD já em 2020, isto enquanto a rival irá apostar na arquitetura Zen 3 baseada no processo de 7nm EUV da TSMC. Mas será que isto é o suficiente?
Pois bem… Será que o novo processador Intel que chegou agora à internet, já é resultado da adaptação das arquiteturas? É que temos aqui alguns detalhes bem interessantes!
Portanto, parece que recentemente chegou uma nova listagem à base de dados SiSoft de um processador Intel ainda não anunciado. Onde podemos encontrar um produto com 6 núcleos físicos, bem como 12 threads com a frequência base de 3GHz! O que na verdade, não é nada de especial tendo em conta o que temos atualmente no mercado.
Contudo, quando começamos a olhar para os detalhes, podemos ver que o novo processador Intel têm uma configuração de memória bastante diferente daquilo a que estamos habituados!
Afinal de contas, temos 1.25MB de memória cache L2 por cada núcleo, o que em boa verdade não encontramos em mais nenhum processador da empresa. Aliás, até o topo de gama Core i9-10980XE apenas tem 1MB de memória L2 por cada núcleo.
Dito isto, não fazemos ideia de se estamos a falar de um processador de 14nm ou de 10nm. O que sabemos que é a arquitetura é muito provavelmente vastamente diferente das atuais (e desapontantes) iterações Skylake que temos no mercado.
Agora imagine que a Intel conseguia lançar uma nova arquitetura realmente poderosa com o processo de produção de 14nm, apenas e só para calar os ‘haters’! Era simplesmente épico.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Mais Artigos...
- Nokia 7.2 chega ao Geekbench alimentado pelo Snapdragon 660
- Xiaomi Mi Note 10/CC9 Pro: Desconto de lançamento (450€)
- Moto G8 Plus: a nova aposta da Motorola por 300 Euros
- Novo leak revela funcionalidade desconhecida da PlayStation 5!
- Fornecedores de sinal IPTV Pirata acabaram de ser presos
- PS5 vs Xbox 2 (Scarlett): Como é que a Microsoft pode...
- Google Fotos: os seus vídeos podem estar nas mãos erradas
- Primeiros benchmarks do Intel Core i9-10900X chegaram à Internet!
- (Suspeito!) Os produtos AMD foram obliterados no benchmark PassMark?
- Já temos um sistema capaz de recomendar o que deve jogar...
- Desespero? Intel afirma que i3-8145U é mais rápido que o Ryzen...
- O Xiaomi Mi 9T Pro (K20 Pro) já chegou às lojas, e logo com desconto!
- Tem um Xiaomi? Google Play Protect bloqueia uma app pré-instalada!
- Smartphones com ecrã ‘infinito’ baratos? Será possível?
- Ryzen 3700X vs 3800X: Vale a pena pagar mais 100€?
- PS5 vai ser 4x mais poderosa que a PS4 Pro! Será o 4K possível?
- (Análise) TCL Plex: Como é que um ecrã LCD consegue ser tão bom!?
- Trump prepara novas armas na guerra contra a Huawei
- Razer Seiren Emote: Um microfone capaz de mostrar Emojis!
- Smartphones com ecrãs AMOLED vão superar os 600 milhões em 2020