Um novo golpe usa atualizações de segurança falsas do WhatsApp para roubar dados bancários de usuários. A fraude, que é disseminada em aplicativos enganosos na Google Play Store, utiliza páginas clonadas de bancos com o objetivo de interceptar senhas, tokens e credenciais bancárias por meio de um link malicioso. A ação do malware, programa que tem intenções danosas, é capaz de acessar o celular das vítimas em tempo real. Em um período de 30 dias de monitoramento, mais de 10 mil pessoas foram afetadas no Brasil. O golpe foi encontrado pela dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, na última semana.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Os malwares estão disponíveis para download como uma suposta atualização do WhatsApp, na própria loja oficial de apps do Google, a Play Store. Após instalar o aplicativo, a ferramenta maliciosa solicita a permissão de acessibilidade ao usuário – mas, posteriormente, consegue outros acessos adicionais de maneira oculta e automática. Depois de conceder as permissões necessárias, a vítima visualiza uma mensagem sobre a conclusão da suposta atualização.
O programa, então, passa a monitorar as atividades do smartphone. Quando o usuário abre algum aplicativo de banco, o malware instantaneamente exibe uma página falsa na tela, com características visuais idênticas à verdadeira. Com isso, o software criminoso captura em tempo real o display do aparelho e transmite as informações para os criminosos, além de permitir que eles interajam com o dispositivo da vítima de forma remota.
A dfndr lab alerta que o maior perigo é que o ícone do aplicativo fica oculto no smartphone – o que dificulta a desinstalação do programa malicioso. De acordo com a equipe do laboratório, este é um dos malwares mais prejudiciais já desenvolvidos, por conta da invisibilidade do app.
Como se proteger
É preciso tomar cuidado ao baixar aplicativos. É importante verificar se o desenvolvedor do app é o oficial da marca – neste caso, o WhatsApp Inc. Caso não seja da mesma empresa, é muito provável que se trata de um golpe. Verificar links antes de decidir clicar sobre ele é uma ação que pode evitar as fraudes. Em casos de promoções envolvendo empresas, basta acessar o site oficial da marca usando o navegador web para confirmar a veracidade da campanha.
Vale lembrar que ferramentas mal-intencionadas se aproveitam da grande base de usuários do WhatsApp, que é o aplicativo mais popular do mundo, para ter mais alcance e afetar mais pessoas. Golpes propagados pelo mensageiro têm sido comuns. Recentemente, por exemplo, cibercriminosos espalharam pelo app uma mensagem que prometia diaman
WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conhe?a caixa de som Bluetooth ? prova d??gua adequada para cada situa?
- Google reconhece animais e objetos em vídeos com nova tecnologia
- Mini PC feito com Raspberry Pi promete ser livre de ataques e espionagem
- Twibi Giga e Fast: roteadores da Intelbras com Wi-Fi Mesh chegam ao Brasil
- LoL: Santos e-Sports anuncia time de League of Legends; conheça elenco
- Análise de posts no Twitter pode prever problemas cardíaco, diz pesquisa
- Among Us bate 100 milhões de downloads e 3,8 milhões de jogadores
- Console mini-arcade com design retrô é feito com Raspberry Pi
- CS:GO: desvende mitos e verdades sobre mira, resolução 4:3 e molotov
- Samsung faz lançamento do Galaxy S7 e S7 Edge na Mobile World Congress
- Pro League Rainbow Six 2018: times e horários da final no Rio de Janeiro
- WhatsApp Beta ganha tradução e formatação fácil de texto; veja como usar
- Melhores câmeras de 2015: veja os lançamentos mais tops do ano e escolha
- Aprovado: veja como usar o app para organizar estudos
- Angry Birds, Snake.io e mais: veja os jogos para Android da semana
- Magic Arena: como jogar no celular Android e iPhone com o Steam Link
- Google promete parar de rastrear usuários pela navegação na web
- Spotify tem playlist com as músicas mais ouvidas pelos seus amigos
- Dica de presente de dia das mães: veja notebooks para comprar no Brasil
- Como escolher o scanner ideal para o seu perfil