O Brasil ficou na posição 71 do novo ranking de velocidade de conexão móvel divulgado pela Ookla, empresa dona do velocímetro Speedtest.net. No levantamento feito entre o segundo e o terceiro trimestres, com pouco mais de um milhão de usuários, o país aparece com taxas de download e upload 27% melhores em relação ao mesmo período do ano anterior. A avaliação apontou a Claro como a operadora com a melhor média.
A Ookla também analisou a performance da internet com 8,5 milhões de usuários de banda larga fixa. Entre o segundo e o terceiro trimestre, o país alcançou a 65ª posição no ranking, logo atrás da Índia.
Internet móvel
O Brasil registrou, em média, 18,5 Mb/s de download e 7,52 Mb/s de upload na internet em dispositivos móveis. A Claro foi a operadora com maior velocidade média do 4G, com 26,75 pontos no índice Speed Score, que reflete as taxas de download e upload combinadas. Em segundo lugar apareceu a Vivo, seguida da TIM e da Oi. A Nextel ficou na última colocação, com pontuação três vezes menor que a líder do ranking.
Além de primeiro lugar na média, a Claro foi a operadora mais rápida para baixar dados nas dez maiores cidades do país. Porto Alegre teve a melhor taxa de download nessa lista, com 24 Mb/s de média. Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro empataram em segundo lugar com, aproximadamente 22 Mb/s de velocidade. São Paulo aparece logo atrás, com média de 20 Mb/s.
O relatório mostrou, porém, que a conexão móvel no Brasil é bastante heterogênea. Entre as cidades mais populosas, a pior conexão foi identificada em Manaus, com média de download 10 Mb/s menor que em Porto Alegre, de 14,83 Mb/s. Recife e Fortaleza mostraram médias ligeiramente maiores, mas, ainda assim, bem diferentes dos registros no Sul e Sudeste. Considerando todos os estados brasileiros, a internet é mais lenta em Roraima, Amapá e Pará, com taxas de download entre 12 e 11 Mb/s.
Banda larga
O Brasil obteve 23,64 Mb/s de média de download e 10,57 Mb/s no upload da internet fixa entre o segundo e terceiro trimestre de 2018. Assim como na conexão móvel, a distribuição desigual da infraestrutura no país contribui para a média baixa de transferência de dados. Em São Paulo, cidade com melhor resultado, os downloads alcançam a média de 36,54 Mb/s.
A operadora com melhor performance foi a NET, que entregou maiores velocidades em nove das 10 cidades mais populosas do país. Depois de São Paulo, aparecem Curitiba e Porto Alegre com 32 Mb/s, Brasília com 29 Mb/s e Rio de Janeiro e Belo Horizonte com 28 Mb/s. Manaus, Salvador e Recife têm a menor médi
Além da NET, se destacam no ranking a Copel, que entrega a melhor relação entre download e upload do país, em Curitiba; e a Vivo, que empata com a NET na velocidade máxima de download na banda larga em São Paulo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google revela novos Pixelbook Go e Pixel Buds; veja modelos e preços
- Mortal Kombat X ganha joystick temático voltado para jogos de luta
- DotA 2: cinco canais na Twitch TV e YouTube que ajudam a jogar melhor
- Metris Soccer quer trazer o futebol de FIFA Street de volta aos games
- Confira como gravar e postar um v?deo no Facebook pelo celular
- Ideapad 320: notebook da Lenovo chega ao Brasil com GPU dedicada
- CS:GO: MIBR perde para Na'Vi na estreia da BLAST Pro Series Miami
- WhatsApp chega a 5 bilhões de instalações na loja de apps do Google
- Dicas para jogar South Park: Phone Destroyer no Android e iPhone
- Detroit: Become Human veja como baixar a versão demo no PS4
- Nexus 5 ou Galaxy S5: qual smart 'top' de 2014 ainda ? uma boa op??o?
- WhatsApp para Android ganha 157 novos emojis; conheça as 'carinhas'
- LiFiMax é um lâmpada Li-Fi que transmite Internet rápida por meio da luz
- Como fazer download de Blood Strike no PC sem logar no Facebook
- Como usar o adesivo para mencionar amigos no Stories do Instagram
- Apple derruba preço de iPhone 8, iPhone XR e iPhone XS na China
- Facebook Messenger vai ganhar criptografia similar a WhatsApp, diz jornal
- Carros autônomos do futuro poderão ter finalidades inusitadas; veja lista
- Como formatar o Galaxy J2 Prime e voltar para as configurações de fábrica
- Como ativar a função multi-snap do Snapchat