A expressão surround determina um padrão de som que procura garantir ao usuário maior nível de imersão e uma experiência mais próxima da realidade. A tecnologia funciona tanto dentro de casa quanto na sala do cinema, ou até em fones de ouvido com múltiplos canais de áudio. O nome nasceu de uma tecnologia da Dolby e acabou se espalhando para a indústria.
Atualmente, o termo se tornou sinônimo de áudio de qualidade e múltiplos canais, simulando a reprodução de efeitos e ruídos de várias direções diferentes. Abaixo você vai entender melhor o que é surround, saber como identificá-lo e conhecer outros termos que estão associados a essa tecnologia.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
De maneira simplificada, o termo “surround” (que vem do inglês e pode ser entendido aqui como “ao redor”) determina um padrão de som que visa reproduzir áudio a partir de diferentes direções, criando um ambiente que envolve o ouvinte a fim de produzir uma sensação mais imersiva. Esse modo de reprodução pode ser obtido a partir de sistemas complexos com múltiplas caixas de som. Portanto, a tecnologia pode estar presente em salas de cinema, espaços com home-theater ou até fones de ouvido que simulam a experiência – o chamado surround virtual.
Qual a vantagem?
A vantagem de sistemas de som surround está vinculada à ideia de imersão, possibilitando ao usuário uma experiência mais natural e precisa com relação ao conteúdo consumido, que pode ir desde jogos a músicas.
No cinema, por exemplo, o efeito fica em evidência: ao ouvir um determinado som ou ruído vindo de uma direção específica da sala, o recurso está sendo usado para criar a sensação de estar participando da cena. Outra situação comum em games do tipo FPS, em que a experiência surround pode aumentar sua percepção durante o jogo.
As músicas, por sua vez, ganham maior qualidade de reprodução com a tecnologia. Com o surround, é muito mais fácil diferenciar instrumentos, vozes, efeitos, entre outros aspectos das canções. Dependendo do tipo de som e do tipo de arquivo utilizado, a experiência pode ser ainda mais caprichada.
Termos e tecnologias
Para que um sistema de som seja surround, ele precisa ser capaz de reproduzir (ou simular) áudio partindo de várias direções. Para que isso seja possível, é preciso que seu aparelho tenha múltiplos canais, como é o caso de home-theaters 5.1 ou 7.1, assim como fones de ouvido gamer de alta qualidade e com essa mesma contagem.
Essa indicação de 5.1 ou 7.1 representa o número de canais reconhecidos ou usados, além do subwoofer, responsável pelos graves. Logo, se um sistema tem classificação 7.1, são 7 alto-falantes e uma caixa maior que reproduz apenas as frequências mais baixas. Vale lembrar que, para o funcionamento desse tipo de tecnologia, é essencial que o conteúdo reproduzido tenha áudio correspondente; seja 5.1, 6.1 ou 7.1.
Além desses termos, é possível que você veja por aí nomes comerciais como DTS, Pro-Logic, Atmos, entre outros. Esses termos referem-se a tecnologias de processamento do som e, embora tenham algum efeito na qualidade de reprodução, na verdade são bastante parecidos com relação ao conceito básico de surround.
Headphones 5.1 e 7.1: diferença entre surround real e simulado
Existem dois tipos de som surround para headphones. O chamado real, que envolve efetivamente o uso de drivers (representando aqui os alto-falantes) diferentes dentro do fone e o virtual, que simula o efeito do surround a partir do processamento do som.
O primeiro caso é mais exclusivo, já que o design e a fabricação de fones com o recurso precisam de um total de 10 ou 14 alto-falantes. A vantagem fica por conta do som de ótima qualidade, enquanto os preços representam um ponto negativo desse tipo de uso da tecnologia. Além disso, o con
Já os chamados surround virtuais, usados em fones de ouvido 5.1 ou 7.1, não passam pela mesma situação. Os aparelhos não possuem múltiplos alto-falantes, obtendo o efeito a partir de uma simulação digital que recria a experiência. Embora a qualidade não seja a mesma, a solução é bastante comum em headphones gamer. O surround virtual também pode aparecer em dispositivos como notebooks e TVs, mas dificilmente terão o mesmo efeito, uma vez que há apenas uma saída de som frontal.
2.1 é surround?
Não. Ou, pelo menos, não no mesmo patamar de um sistema de seis ou oito canais. A razão para isso é que com apenas duas faixas, esse sistema não terá como emitir som para tantos canais diferentes. Nesse caso, é o efeito estéreo, padrão para TVs, smartphones premium, notebooks ou fones de ouvido mais simples.
Como melhorar o som do fone de ouvido com o áudio 7.1 no Windows 10? Veja no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Overwatch League 2020: veja times e calendário da Season 3
- Acer Swift 5: notebook levíssimo tem preço e data para chegar ao Brasil
- CBN no Controle: No Man's Sky surpreende com universo infinito
- Caixa de som C3 Tech é boa? Veja principais modelos, preços e avaliações
- Moto G 3ª Geração ganha edição ‘turbinada’ com tela Full HD no México
- Governo de São Paulo confirma vazamento de dados de inscritos no ProAC
- AMD Threadripper 2970WX vs Intel Xeon W-3175X: compare os processadores
- League of Legends: Yang dá dicas para jogar de top laner no LoL
- Instagram libera GIFs novamente após caso de racismo
- Controle Elite do Xbox One taz vantagens para os gamers profissionais
- Como excluir conta do Mercado Livre pelo celular
- LG V40 ThinQ tem cinco câmeras e visual do iPhone X
- Campus Party 2016: russo controla portas e celulares com chip na mão
- LG anuncia G Stylo, smart que poderá armazenar até 2 TB de dados
- Forza Horizon e mais: veja os melhores jogos para Xbox One de 2018
- Como digitar acentos, emoji e símbolos no Mac
- WhatsApp para Android: ‘dedo do meio’ chega em vários tons de pele
- Como usar Notas Autoadesivas no Windows 7
- Photoshop CC ou CS6? Compare os editores de fotos e escolha um deles
- Sonic at the Olympic Games: jogo mobile leva personagem às Olimpíadas