Mario ? o maior ?cone de hist?ria dos games. Ao longo dos seus 30 anos de exist?ncia, o encanador da Nintendo usou mais de 40 power ups diferentes e, com isso, o personagem ganhou v?rias habilidades, desde virar um fantasma at? se transformar em pedra. O t?tulo Super Mario Bros revelou poderes para l? de esquisitos; confira a lista:

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O arm?rio multifacetado do encanador (Foto: Reprodu??o / Gamesradar)

Carrot ? Super Mario Land 2

O Mario j? teve dezenas de power ups dedicados a arte de voar. O que torna este exemplo mais bizarro ? que no game o encanador toca em uma cenoura e ganha automaticamente orelhas de coelho que lhe tornam capaz de planar. Para o her?i, basta bater as orelhas no ar para que ele permane?a mais tempo caindo. Vale mencionar que o inescrupuloso Wario tamb?m usa esse item com freq??ncia em seus jogos.

Mario utilizando orelhas de coelho para voar (Foto: Reprodu??o)

Pena ? Super Mario Land 2, Super Mario World, Super Mario Kart e Mario 64 DS

A pena tinha tudo para ser um dos itens mais triviais do Super Mario World: voc? consegue uma delas e imediatamente recebe uma capa amarela que lhe permite voar. A refer?ncia era usar a pena como s?mbolo para o voo do encanador. O problema come?a com Super Mario Land 2, na ?poca do Game Boy, os jogos do Mario eram em preto e branco. A Flor de fogo sempre foi uma transforma??o da paleta de cores, algo que seria imposs?vel de se fazer no GameBoy. Por esta raz?o, os desenvolvedores decidiram trocar a tradicional flor por uma pena, que ficaria no topo da cabe?a do Mario para indicar que ele tinha o power up ativo.

Esta n?o seria a ?ltima vez que ver?amos este estranho item. No primeiro Super Mario Kart a pena servia para fazer com que o seu carro saltasse por obst?culos. Ainda que um item ?til para encontrar certos atalhos, ele se apresentava de maneira diferente dos jogos anteriores. Por fim, em Super Mario 64 DS, o remake do cl?ssico de 96, a pena era utilizada para dar para Mario o chap?u com asinhas que o permitia voar.

Uma pena de ?ndio na cabe?a (Foto: Reprodu??o)

Tanooki Suit ? Super Mario Bros. 3

A Tanooki Suit ? certamente um dos power ups mais populares da s?rie do Mario. Apesar disso, n?o podemos deixar de ach?-la estranha. Estamos falando de uma roupa de guaxinim que permite que o encanador voe, bata nos inimigos e se transforme em uma est?tua de um monge Budista. No seu retorno, em Super Mario Land 3D, apenas uma vers?o especial da Tanooki Suit com len?o no pesco?o era capaz de oferecer tal poder.

Uma das mais ic?nicas roupas do Mario (Foto: Reprodu??o / Starvingfreezer)

Spring Mario ? Super Mario Galaxy

Este power up n?o assusta tanto pela apar?ncia, pois ele mostra apenas nosso querido encanador enrolado em uma mola. Este poder transforma o corpo do Mario, colocando nele um efeito similar a borracha, que o torna capaz de quicar no ch?o e se elevar a grandes alturas.

Essa parte ? tranquila, o problema ? que a mola faz com que Mario v? de cabe?a no ch?o sem sentir absolutamente nada. A cada pequena caminhada com este powe

... r up temos a impress?o que vamos rachar o coco do encanador, mas aparentemente os anos de quebrar tijolos com a cabe?a serviram para alguma coisa.
A roupa de mola n?o ? exatamente um roupa (Foto: Reprodu??o)

Kuribo?s Shoe ? Super Mario Bros. 3

Conhecido por ser o mais raro power up do Mario, aparecendo apenas em uma fase do Super Mario Bros. 3, o sapato Kuribo s? pode ser descrito como bizarro. Temos basicamente uma bota gigante de dar corda, no qual o encanador pode entrar para dar saltos ainda maiores e se proteger de superf?cies perigosas.

O Kuribo casava perfeitamente com a est?tica de Mario Bros 3 (Foto: Divulga??o)

Superball Mario ? Super Mario Land

Uma variante muito esquisita da Flor de fogo, oriunda do Super Mario Land, esta flor d? a Mario o poder de arremessar uma bola de borracha pela tela, capaz de derrotar seus inimigos. A diferen?a da bola para a Flor ? que ele s? poderia lan?ar uma bola por vez, isto ?, ele deve esperar ela sumir da tela para jogar outra, e o pior, a bola quica e rebate em diferentes paredes.

Para compensar este efeito, nosso querido Mario tamb?m n?o muda em nada quando pega este power up. Nenhuma cor, nenhuma roupa, nada se torna diferente, o que faz um tanto dif?cil perceber que voc? est? com ele ativado.

Superball Maria podia ser lan?ada pela tela, derrotando os inimigos. (Foto: Reprodu??o)

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