A Intel apresentou um processador "monstro" de 28 núcleos e um novo i7 de 5 GHz durante a Computex 2018 nesta terça-feira (5). Ainda sem nome definido, a CPU de 28 núcleos deve chegar até o fim de 2018. Já o Core i7 8086K surge como forma de comemoração dos 40 anos do lançamento do 8086, primeiro processador Intel x86 da história.
A fabricante também revelou as primeiras novidades sobre a nona geração de chips que devem começar a aparecer no segundo semestre. Nas linhas a seguir, confira o que rolou na apresentação da Intel.
O Core i7 8086K chega no dia 8 de junho, data exata do aniversário de 40 anos do lançamento do 8086, primeiro processador da Intel. Equipado com seis núcleos e todas as tecnologias da oitava geração, o novo i7 permite overclock e sai de fábrica pronto para atingir velocidade de 5 GHz.
O i7 8086K será lançado em uma série limitada e os preços ainda não foram divulgados. A título de curiosidade, o 8086 tinha entre 5 e 10 MHz de velocidade – característica que faz do novo i7 pelo menos mil vezes mais rápido.
Em relação ao processador de 28 núcleos, a Intel não detalhou data de lançamento e nem a nomenclatura do produto. Entretanto, a CPU foi demonstrada funcionando no palco durante a apresentação e, segundo a Intel, atingiu pontuação recorde em ferramentas de benchmark acessíveis apenas a computadores dotados de múltiplos processadores.
A projeção também revelou que os núcleos do processador de 28 núcleos rodam a 5 GHz. Caso o produto se confirme como uma CPU destinada a consumidores domésticos – e não um processador de servidores – o chip tem tudo para bater o Threadripper da rival AMD. O modelo concorrente conta com 18 núcleos e, atualmente, é o recordista nesse critério.
Nona geração chega aos notebooks no segundo semestre
As novas arquiteturas da nona geração foram apelidadas de Whiskey Lake e Amber Lake. A primeira engloba processadores Core i3, i5 e i7 “U” (como o i7 8550U), destinados a notebooks. Embora não tenha detalhado com profundidade as novidades, a Intel fala em ganhos de performance acima de 10% na comparação com os atuais Kaby Lake-R, ou oitava geração.
A linha Amber Lake corresponde a processadores com a letra “Y” na nomenclatura, que são destinados a notebooks com baixíssimo consumo de energia. Exemplos dessa linha são os i7 7Y75, de sétima geração, presentes nos MacBooks, por exemplo.
Assim como ocorreu com os ciclos das arquiteturas anteriores, a Intel pretende lançar a nona geração a partir do segundo semestre.
Via Anand Tech, Engadget, PC World
Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Xiaomi volta ao Brasil e lança aparelhos inteligentes para casa conectada
- Rambo, Transformers, Spider-man: veja a lista dos piores jogos de 2014
- Celulares Android são comercializados com falha de segurança
- Conheça os cinco jogadores que mais faturaram com jogos de luta
- Como fazer login em sites com a conta do Telegram
- Mega da Virada 2019: como fazer um jogo na loteria pelo computador
- Setembro Amarelo: Facebook e Instagram contribuem na prevenção ao suicídio
- Como ver o menu de restaurantes no app do Google Maps
- Galaxy Watch 3 deve vir com detecção de queda grave e novos gestos
- Retrospectiva 2018: relembre objetos curiosos feitos por impressoras 3D
- Como filtrar comentários no Instagram
- Galaxy Fold: lançamento é adiado enquanto Samsung investiga tela dobrável
- Como fixar um atalho para um site na tela inicial do Windows Phone?
- Como visualizar fotos e vídeos do Drive no Google Fotos
- Ciclo de baús no Clash Royale: entenda como funciona
- Como economizar energia usando uma Smart TV Samsung
- Review Samsung QLED Q7FN
- FIFA 19: veja dez jogadores bons e baratos para o modo Ultimate Team
- Xiaomi cria relógio que lembra Apple Watch e tem bateria para até 12 dias
- Gear S2, futuro rival do Apple Watch, aparece no site da Samsung