O Facebook está sendo acusado de manter um registro com dados sobre as ligações e mensagens de texto (SMS). O caso foi descoberto na semana passada por um usuário da Nova Zelândia e chamou a atenção da imprensa internacional. A rede social computa os números de telefone e os nomes, mas também o dia, a hora e o tempo de duração das chamadas. A rede de Mark Zuckerberg se defendeu neste domingo (25). Em uma postagem no blog oficial da empresa, o Facebook diz que a coleta de dados é para oferecer uma melhor experiência no Messenger e no Facebook Lite e que não repassa ou vende esses dados para terceiros.
Este novo caso chega em meio ao turbilhão vivido pelo Facebook nos últimos dias por conta do Cambridge Analytica. Cerca de 50 milhões de pessoas tiveram informações vazadas para a empresa de marketing político.
Foi o que motivou Dylan McKay a puxar todos os dados da rede social: pelas configurações é possível fazer uma cópia de tudo o que o Facebook tem registrado. Ao analisar as informações, o neozelandês viu que a rede havia armazenado dois anos de ligações e mensagens realizadas de um smartphone Android. O log continha o registro completo, incluindo se era uma chamada feita ou recebida, o nome, a duração, a data e o número de telefone do contato.
O Facebook usa as informações colhidas para o algoritmo de sugestão de amizade - adicionar um amigo no WhatsA
Até o Android 4.1 Jelly Bean, após permitir acesso a lista de contatos, o aplicativo poderia ver automaticamente informações de ligações, SMS e MMS. A partir daí, o sistema deixou de coletar essas informações por padrão. O problema é que mesmo depois desta modificação os desenvolvedores ainda sim podiam forçar a visualização desses dados, por meio da API antiga. Foi o que fez o Facebook.
O Google só corrigiu essa brecha no Android em outubro de 2017, quando cancelou por completo o uso da API da versão passada. Com isso, o Facebook também deixou de registrar as ligações e mensagens do celular, como relatam usuários na Internet. No iOS (iPhone) sempre funcionou de outra forma. Alguns apps podem ter este tipo de acesso, mas apenas com permissão da Apple - como não é o caso do Facebook.
O que diz o Facebook
O caso ganhou bastante repercussão na mídia e arranhou ainda mais a reputação do Facebook em relação à privacidade, já abalada pelo caso Cambridge Analytica. Em resposta, a rede social afirmou que o registro de histórico de chamadas e de texto é uma função opcional do Messenger e do Facebook Lite, no Android. Os usuários devem ou não concordar em usá-las. Além disso, a empresa de Zuckerberg reforça que não vende ou fornece essas informações para terceiros.
O que você pode fazer?
1. Exclua os registros: de todo modo, a rede social mantém opções de excluir estes registros por completo. No link (https://www.facebook.com/mobile/messenger/contacts) é possível deletar todos os números de contatos ligados ao seu perfil que o Facebook tem cadastrado. Ao clicar em ‘Excluir’, os metadados de chamadas e mensagens também são apagados.
2. Desative a sincronização: no Messenger, você também pode cancelar a sincronização de contatos. No app, clique na sua foto para abrir o menu de configuração. Em seguida, clique em 'Pessoas'. Clique em cima de ‘Sincronizar Contatos’ e desative.
3. No Facebook Lite: vá até o menu e escolha 'Configurações'. Em 'Configurações do Aplicativo' desmarque a opção 'Carregamento de contatos'.
Facebook: como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.
Com informações Ars Technica, Imore e Facebook
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google Maps recebe função que localiza 'lugares difíceis de achar'
- Como fazer montagem de fotos no Instagram Stories com o modo Layout
- PES 2018 resgata essência do jogo para agradar; veja teste na E3 2017
- Tudo que voc? precisa saber sobre o PC de 30 d?lares que roda Android
- Quer economizar no Uber? Conheça sete dicas para pedir corridas
- Objetos perdidos no Cabify: como entrar em contato para recuperar
- Como ver quantas fotos tem no Google Fotos
- Instagram Direct: como permitir ou recusar mensagens de desconhecidos
- Como aparecer online ou offline no LinkedIn
- AirPods Max, fone Bluetooth da Apple, começa a ser vendido no Brasil
- SSD da SanDisk chega ao Brasil com 480 GB e até 20 vezes mais veloz
- Carrefour online: como fazer compras de supermercado pela Internet
- AirPods 2: fones de ouvido da Apple podem ter cancelamento de ruído
- Como girar, aumentar, esmaecer e mudar objetos no After Effects
- iPhone: como usar o AirDrop para transferir fotos e vídeos no iOS 11
- Sete dicas para proteger seu Instagram de trolls e ataques
- Como conseguir Ovo Verde, Vermelho e Azul no Free Fire Battlegrounds
- Review Acer Aspire 5: notebook bom e barato que vale a pena para o dia a dia
- Mortal Kombat 11: veja os personagens mais usados no Combo Breaker 2019
- Como instalar aplicativos exclusivos de iPhone no iPad