O Xbox One X teve uma ajuda digna de recorde mundial para aprimorar o seu áudio. Trata-se do ambiente mais silencioso do planeta, título concedido ao laboratório da Microsoft pelo Guinness World Records. A sala, que foi usada para testes do videogame, está localizada na fábrica da empresa, em Redmond, no estado de Washington, nos Estados Unidos. O TechTudo teve a oportunidade de conhecer o lugar e, nas linhas a seguir, nós explicamos sua importância para o novo console e também contamos como foi a experiência de estar no local mais quieto do mundo.
Vale lembrar que o XOne X tem lançamento marcado para o dia 7 de novembro com o preço de US$ 499 (aproximadamente R$ 1.567, em conversão direta, sem impostos). O valor e a data de desembarque no Brasil, porém, ainda não foram revelados.
Vídeo
Como funciona a câmara?
O lugar mais quieto do mundo nada mais é que uma câmara anecoica (sem eco) – um ambiente projetado para isolar de 99% a 100% do som que vem do lado externo. A tecnologia é capaz de conter reflexões de ondas mecânicas e eletromagnéticas graças ao concreto e outros materiais que a envolvem. Os ruídos do local atingem impressionantes - 20,6 decibéis (suficiente para bater o recorde em 2015, ao superar os -9,4 decibéis do antigo detentor do título).
Para se ter uma ideia, o áudio mais baixo que um ser humano pode ouvir equivale a zero decibéis. No entanto, i
Gopal Gopal, engenheiro da Microsoft, explica que os cliques da câmera dos jornalistas presentes na visita equivalem a 15 ou 16 decibéis. Um local mais silencioso que a sala da Microsoft só seria possível com o vácuo – situação em que não há propagação de áudio devido à ausência de matéria.
Sensação de vazio
Ao entrarmos na câmara, a sensação inicial é de estranhamento: as vozes das pessoas soam completamente diferentes no interior do ambiente. Palavras e frases saem mais abafadas, com timbres muito incomuns.
Gopal sugere, então, que os jornalistas fiquem em silêncio durante alguns minutos para vivenciarem a fundo a experiência. Para a surpresa de todos, não foi preciso muito tempo. A explicação citada anteriormente sobre o vácuo começa a fazer sentido, pois o sentimento de vazio invade totalmente o nosso corpo.
Após alguns segundos, ocorre uma explosão de percepções – nossos ouvidos ficam sensíveis a todos os movimentos conscientes do corpo e até os inconscientes, que vêm do interior dos nossos órgãos. Calma, nós vamos explicar.
É possível escutar o papel se mexendo dentro da mochila, o pé mudando de lugar, as respirações de todos na sala, sons de corações batendo, estômagos roncando e até articulações e ossos rangendo. Gopal afirma que, após minutos no interior da câmara, algumas pessoas conseguem ouvir o sangue circulando dentro das veias e artérias.
O que o Xbox One X tem a ver com isso?
A Microsoft construiu o laboratório com o objetivo de realizar testes de áudio em seus produtos, como os notebooks da linha Surface, a Cortana e, claro, o Xbox One X. A fabricante defende que é importante testar os aparelhos em ambientes com o mínimo de ruído possível. No caso específico do novo console, Gopal demonstrou a mudança no som de liga/desliga do botão power.
Em versões anteriores, o Xbox reproduzia três bips menos espaçados ao ser ligado. No Xbox One X, por outro lado, há o primeiro bip e depois um intervalo de tempo. Já o segundo e o terceiro bip são mais rápidos – mais precisamente 0,02 segundos ou 1/3 mais veloz do que a batida de um coração. Segundo a empresa, a diferença de velocidade deve servir para demonstrar o poder interno do console assim que o usuário tocar no botão power.
Especificações técnicas do Xbox One X
- Processador: 2,3 GHz 8 Cores;
- GPU: 1,172 GHz com 6.0 Teraflops;
- Memória RAM: 12 GB GDDR5 326 GB/s;
- Armazenamento: 1 TB;
- Tamanho: 30 cm x 24 cm x 6 cm;
- Peso: 3,81 Kgs.
Esta reportagem é a terceira de uma série que publicamos ao longo desta semana sobre a fábrica do Xbox One X .
* A editora viajou para os Estados Unidos a convite da Microsoft.
PS4 Pro ou Xbox One X: qual é o melhor videogame? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Android e Chrome OS serão mesclados em 2017, diz site
- Windows 10 Mobile: como mudar o toque do telefone
- Six Invitational 2021: veja datas e tabela de grupos do torneio de R6
- Extensão bloqueia sites com alertas curiosos; veja como usar no Chrome
- Optane 900P: Intel lança SSDs com foco em usuários domésticos
- Oito dicas para usar o AirPods Pro da melhor maneira possível
- Melhores jogos lançados no Nintendo Switch em 2019
- Silent Hill: Downpour desaparece da loja online da Xbox Live
- Battlefield Hardline chega ao EA Acess com 10 horas de jogo gr?tis
- Apps com 470 mil downloads podem usar contas do Google e do Facebook
- Como liberar espaço no HD após atualizar PCs para o Windows 10
- Lista traz os melhores jogos de RPG para celular de 2018
- Minecraft tem skins do Free Fire e One Piece; veja mais 'crossovers'
- Como conferir o boletim das urnas eletrônicas no site do TSE
- Lara Croft usa furtividade em novo vídeo de Rise of the Tomb Raider
- Adobe Photoshop ganha suporte ao Touch Bar do novo MacBook Pro
- Como ativar a limpeza automática da lixeira no MacOS
- TCL L9
- Como adicionar um cartão no Apple Pay
- Nova linha de lâmpadas inteligentes Hue já é compatível com assistente Siri