Serviços de armazenamento de imagens na nuvem como o Google Photos e o OneDrive são úteis porque permitem guardar arquivos sem que ocupem espaço no computador ou no celular dos usuários. Na prática, isto significa que podem acessar a uma quantidade maior de dados, incluindo conteúdos pesados como fotos e vídeos, sem medo de sobrecarregarem seus aparelhos.
Por outro lado, ter um número grande de informações em um mesmo local pode fazer com que seja mais difícil encontrar um conteúdo específico. Este problema tem sido solucionado por recursos novos nas áreas de inteligência artificial e aprendizagem de máquinas, que permitem que estas plataformas ofereçam soluções que ajudam os usuários a localizar seus arquivos. Confira algumas dicas:
1) Pesquise por objetos, cores, locais ou pessoas
A inteligência artificial do Google Photos e do OneDrive é capaz de identificar vários tipos de objetos em uma imagem, além de animais e pessoas. Se você quiser encontrar a foto de um cachorro, por exemplo, pode simplesmente digitar “cão” e "cachorro" na caixa de pesquisa, ou "gato", se for o caso. A busca por cores também retorna fotos com a mesma coloração predominante. Experimente também buscar por "pôr do Sol", "Lua cheia" ou até mesmo "chuva" na nuvem.
A mesma dica funciona para outros tipos de objetos, como mobília e veículos. O sistema também é capaz de ler qualquer metadado na imagem e descobrir onde ela foi registrada. Outra função disponível no Google Photos é identificar pessoas, mas isto só funciona com quem foi identificado manualmente com uma tag.
2) Use marcadores
Os dois serviços permitem adicionar marcações para ajudar a identificar fotos. O recurso é chamado de marcadores no Google Photos e tags no OneDrive. Em ambos, a opção pode ser acessada diretamente na tela de visualização da foto.
O OneDrive usa inteligência artificial para criar tags automaticamente, porém recomenda que seus usuários as verifiquem e alterem quando acharem necessário para melhorar a capacidade do recurso. É ideal para facilitar a identificação de qualquer detalhe que o usuário considerar importante.
Já os marcadores do Google Photos são destinados apenas para o reconhecimento de pessoas. Quando alguém é marcado, o sistema identifica outras imagens em que o mesmo rosto aparece e cria um grupo. A partir deste momento, é possível usar o nome ou apelido para fazer buscas. Os marcadores são privados, só aparece para o dono da imagem mesmo que seja compartilhada.
3) Crie álbuns
Outra função oferecida pelas duas plataformas é a possibilidade de criar álbuns para agregar imagens relacionadas e parecidas. Para fazer isso, basta selecionar as fotos desejadas e clicar no botão “Novo álbum” no OneDrive ou no sinal de mais e, em seguida, “Álbum” no Google Photos. E, na próxima busca, encontre pelo álbum.
4) Gerencie seus grupos de rostos
No Google Photos, é possível remover fotos de um marcador, ocultar a marcação e também fundir vários grupos de rostos em um só — para uma turma. As duas primeiras opções podem ser encontradas no menu do grupo. Já a fusão pode ser feita simplesmente nomeando dois grupos com o mesmo nome. Quando isso acontece, o sistema vai confirmar a ação (mescla de grupos) antes de executá-la.
Todas as dicas funcionam usando via navegador no PC ou aplicativo no celular.
Via One Drive e Google Photos
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Zenfone 3: Asus revela preço de lançamento no Brasil
- Retrospectiva do WhatsApp: relembre atualizações marcantes de 2016
- Snapchat ganha lentes, filtros e stickers olímpicos do Rio de Janeiro
- Busca do Google faz 20 anos e fica mais inteligente com novas funções
- Nova lutadora de Street Fighter 5 pode ser brasileira e se chama Laura
- Intel Optane: perguntas e respostas sobre a tecnologia que acelera o PC
- Anniversary Update causa erro em câmeras webcam; saiba como ajustar
- AMD Ryzen 3 2200G e Ryzen 5 2400G: veja prós e contras dos processadores
- Windows 10: Como usar o Microsoft Edge para transmitir vídeos do YouTube
- Carnaval 2018: como montar roteiros de blocos de rua pelo celular
- Moto E4 Plus vs Galaxy J7 Prime: compare preços e especificações
- Como consultar FGTS inativo em 2020
- Russos criam iPhone 12 e Galaxy S21 acoplados a barras de ouro
- Aplicativo para acompanhar menstruação: veja como usar o Clue
- Nintendo 64: acessório promete melhorar os gráficos do antigo console
- Como estudar para o Enem 2019 pelo WhatsApp
- Como tirar print no Lumia 535
- Microsoft lança Bing Insiders para melhorar buscador rival do Google
- Roteador Mercusys é bom? Veja principais modelos, preços e avaliações
- Confira os teclados mecânicos mais ‘poderosos’ disponíveis no Brasil