A Nokia e a Xiaomi fecharam um acordo de compartilhamento de patentes que dá à marca chinesa acesso a ideias e projetos criados pela empresa finlandesa. A parceria se refere, principalmente, àqueles vinculados ao desenvolvimento de infraestrutura de redes para celulares. Assim, a Xiaomi pode usar ideias da Nokia em seus produtos e serviços, econmizando no pagamento de royalties.
Os valores do contrato não foram revelados pelas duas companhias, mas reforçam um movimento da chinesa que recentemente adquiriu um conjunto de patentes da Microsoft.
É importante destacar que o acordo, ao menos no momento, se refere diretamente à infraestrutura de redes. A Nokia, ao se distanciar do mercado de celulares, manteve suas operações de desenvolvimento de tecnologia para redes e é nesse setor que a Xiaomi investe no momento.
O destaque para o acordo são os processadores de rede FP4, além de uma série de tecnologias e produtos da Nokia criados para a operação de datacenters e para provedores de Internet. Ou seja, isso não significa que próximos lançamentos de smartphones da Xiaomi, como a série Mi, terão algum tipo de recurso e tecnologia originalmente desenvolvidos pela Nokia e seus Lumia.
A Nokia declarou, em comunicado à imprensa, que futuras colaborações envolvendo a Xiaomi em outras áreas não estão descartadas, mencionando setores como Internet das Coisas, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial. Caso essas conversas amadureçam e novos acordos sejam firmados, as chances de encontrar uma tecnologia da Nokia
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.