O Facebook está investindo pesado contra o Snapchat e nesta quinta-feira (15) libera para o Brasil e outros países duas funções novas: o Facebook Messenger My Day com fotos que desaparecem em até 24 horas e uma poderosa câmera nativa no mensageiro que traz filtros e efeitos especiais de máscaras em 3D — velhos conhecidos dos usuários de snaps — para suas selfies. As duas novidades já chegam na próxima atualização que começa hoje e estarão disponíveis para brasileiros, segundo a rede social informou com exclusividade ao TechTudo.
Como fazer e editar sua retrospectiva 2016 no Facebook
Facebook Messenger My Day
Sobre o Messenger My Day, a intenção é transformar o compartilhamento de conteúdos visuais como fotos e vídeos em uma experiência nativa e mais efêmera. A novidade está disponível para sistemas iOS (iPhone) e Android e vai chegar aos poucos para todos os usuários. Na nova função, as fotos podem ser personalizadas com emojis, texto, stickers e centenas de filtros com temas.
As imagens editadas no Facebook Messenger poderão ser compartilhadas no My Day, salvas na galeria do celular ou enviadas como mensagem privada (inbox). A mudança no Messenger segue a tendência de outras plataformas, como foi o caso das fotos no WhatsApp e do Instagram Stories. Inclusive, a rede social de fotos celebra, também nesta quinta-feira (15), o novo marco de 600 milhões de contas ativas mensais e começa a liberar o recurso de vídeos ao vivo no Brasil.
Além de decorar imagens, também é possível usar os novos stickers para começar uma conversa e dizer como você está se sentindo ou o que está fazendo. Os adesivos, que expressam emoções variadas, são separados por categorias como “I’m Felling” (Como estou me sentindo) ou “I’m Doing” (O que estou fazendo), por exemplo. Por enquanto, os stickers não contam com versão em português.
Com aparência e organização similar à do Snapchat, o uso das ferramentas adicionadas ao aplicativo de mensagens é bastante intuitivo. O conteúdo compartilhado no “My Day” é visualizado numa barra localizada acima das mensagens privadas. A exibição das publicações acontece de maneira sequencial e basta tocar na tela para avançar e ver o conteúdo do próximo contato — como é no Instagram.
Câmera nativa com recursos 3D
Ainda de acordo com a rede social, a forma como as pessoas estão enviando mensagens está se tornando cada vez mais visual, com imagens cada vez mais fazendo parte dessa comunicação. São mais de 2,5 bilhões de emojis, fotos, stickers e vídeos enviados todos os dias no Facebook Messenger.
Para a rede social, a câmera já está começando a substituir o teclado. À medida que mais pessoas usam o Facebook Messenger, a ideia �
Dentro do Facebook Messenger, a câmera terá destaque. Se você já estiver em uma conversa ou acabou de abrir o aplicativo, basta clicar no botão do obturador no centro da tela. É é aí que mora a novidade: sua selfie vai receber efeitos temáticos com filtros 3D e animações que vão mudar tudo.
As máscaras em 3D — que chegam após a aquisição do MSQRD — com efeitos especiais, vão animar as suas selfies com temas como o Natal, que já está chegando. Segundo o Facebook, será possível aplicar um filtro com nariz de rena ou brincar com a neve caindo, por exemplo. Além das animações, há milhares de stickers (adesivos), molduras, máscaras e efeitos para permitir personalizar as fotos.
Mensagens de texto mais divertidas
Caso você prefira enviar uma mensagem só com texto, isso ainda será possível e pode ser feito da mesma maneira. De acordo com a rede social, todos os recursos conhecidos no Messenger continuam exatamente os mesmos — o que muda é uma camada adicional, com "cara de Snapchat".
Para textos, um ícone da paleta de cores perto do obturador da câmera vai ativar um espaço em branco onde será possível adicionar artes e stickers, deixando as conversas de texto mais divertidas.
Você prefere enviar mensagens por fotos e vídeos ou por texto? Comente no Fórum do TechTudo.
Colaboraram Luana Marfim e Gabrielle Lancellotti
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- 'Câmera espiã' gera polêmica com racismo na Europa; entenda
- Como usar a ferramenta de curvas do Snapseed para editar fotos no celular
- Sonic Mania Plus é anunciado e trará dois personagens extras
- Como ajustar o brilho da tela do PC
- Ainda vale a pena comprar o DJI Spark? Veja prós e contras do drone
- Dez produtos da Microsoft que marcaram gerações
- Como colocar anotações em um arquivo PDF pelo celular
- Usa Yahoo? BBB 15, dólar e Dilma estão no top 10 mais buscados de 2015
- 20 dicas para economizar bateria no iPhone com o iOS 8.4
- Killjoy em Valorant: tudo sobre a nova personagem e suas habilidades
- CS:GO: times e como ver jogos da FURIA na DreamHack Open Summer NA 2020
- Dicas jogar Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands no PS4, Xbox One e PC
- Como usar o Opera Neon: veja os destaques do 'navegador do futuro'
- Photo Booth: atualize com um clique a foto de todos os seus perfis de redes sociais no Mac
- 'Tela rolando' ao usar a seta direcional no Excel? Veja como resolver
- Wi-Fi grátis: como usar uma rede pública com segurança
- Apps para iOS: Flick, Who Deleted Me on Facebook e outros destaques
- Como usar a função SE no Excel
- Smart TV LG de 32 polegadas: veja modelos e preços à venda no Brasil
- CES 2018: saiba o que esperar dos lançamentos da LG, Sony, Samsung e mais