Os repetidores Wi-Fi são uma alternativa para aumentar a área de cobertura do sinal de rede em residências e escritórios. Apesar do aumento da popularidade, ainda há muitos mistérios em torno desses aparelhos, referentes desde o seu funcionamento básico, passando por questões mais específicas, como desempenho e até a compatibilidade entre dispositivos de marcas diferentes.
Veja dicas para turbinar o seu roteador e melhorar navegação
A seguir, conheça as respostas para essas e outras perguntas para entender tudo sobre os repetidores Wi-Fi. Assim, na hora de investir para melhorar a sua rede, você estará em condições melhores de fazer uma compra mais segura.
Para que serve?
Um repetidor Wi-Fi, como o nome diz, serve para repetir o sinal sem fio de uma rede doméstica. A ideia é simples: o repetidor recebe o sinal gerando pelo roteador e o amplifica, fazendo com que a rede alcance uma área maior do que aquela que seria possível sem o uso do aparelho.
Basicamente, o repetidor é uma solução interessante para quem precisa ampliar a área de cobertura de uma rede Wi-Fi, não importa o ambiente.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Roteador e repetidor precisam ser da mesma marca?
Não. Os aparelhos podem ser de marcas diferentes, já que o sinal que compartilham é padrão. É possível, no entanto, que o uso de um combo roteador + repetidor da mesma marca permita acesso a configurações específicas de cada fabricante, além de desempenho superior. Entretanto, é importante destacar que nada impede uma rede construída em torno de um roteador da marca A e repetidores da marca B de funcionar corretamente e com ótimo desempenho.
O que saber antes de comprar?
A ideia de expandir a área de cobertura de uma rede sem fio é bastante atrativa para muita gente, mas há casos em que essa solução não é ideal. Repetidores Wi-Fi podem provocar alguns problemas no ambiente de rede.
Em primeiro lugar, o repetidor irá transmitir na mesma frequência que o seu roteador, o que vai, no mínimo, dobrar o índice de ruído no local aumentando a interferência. Além disso, como o repetidor se coloca como intermediário entre seus aparelhos e o roteador de Internet, as velocidades podem sofrer diminuições sensíveis.
É preciso configurar o repetidor?
Em linhas gerais, sim. Da mesma forma que um roteador depende de uma série de configurações específicas para funcionar corretamente, o repetidor precisa de algumas instruções para operar. O processo não é muito complicado, ainda que varie bastante de fabricante a fabricante. Neste tutorial do TechTudo você tem uma ideia de como colocar o seu repetidor para funcionar.
Por que roteador e repetidor precisam estar no mesmo canal?
O repetidor precisa encontrar o sinal origina
Prefira equipamentos para redes de 5 GHz
É importante dar preferência para repetidores compatíveis com as redes de 5 GHz. O motivo é simples: esses dispositivos, mais novos, operam nessa faixa de frequência, mas também reconhecem sinal distribuído por roteadores mais antigos, de 2,4 GHz. Por outro lado, o repetidor de padrão 2,4 GHz não trabalha com sinal em 5 GHz.
Considere um access point
Como mencionado, há alguns problemas intrínsecos ao uso de repetidores: interferências e perda de velocidade podem ser efeitos colaterais desses dispositivos, algo que em vez de resolver um problema acaba criando outros.
Uma alternativa às limitações dos repetidores é o uso de um access point wireless. Nesse modelo, o roteador se conecta a um outro roteador via cabo. O segundo aparelho atua como um repetidor, mas como sua comunicação com o roteador principal se dá via cabo, os problemas com interferência na rede acabam eliminados.
Além disso, a performance tende a ser um pouco melhor, já que as taxas de transferência em conexões por fio tendem a ser superiores àquelas possível via wireless. Para configurar um access point, é necessário que o roteador secundário ofereça essa função.
Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Melhores headsets USB do Brasil por até R$ 200
- LEGO Batman 3 Beyond Gotham: DLCs trazem mundo Bizarro e Jovens Titãs
- Google anuncia Stadia, plataforma de jogos por streaming
- Gmail no Android: dicas para enviar emails de maneira eficiente
- LoL recebe patch 9.6; veja destaques das notas de atualização
- Sete sites e apps que ajudam a viajar barato pelo mundo
- Como aumentar a vida útil da bateria do seu iPhone; veja dicas
- Dicas e truques de como passar da fase 130 em Candy Crush Saga
- PUBG Mobile: confira cinco curiosidades sobre o Battle Royale
- Acer lança linha de notebooks com Predator Helios 500 e Swift 5
- Como usar o Globo Play com o Chromecast
- iRacing e Forza: veja os jogos de corrida que mais premiaram nos esports
- Extensão permite criar e editar arquivos do Office direto no Chrome
- Como converter Bitcoin para Real, Dólar, Euro e outras moedas
- Os melhores jogos de terror de todos os tempos
- PES 2020: trailer da Liga Master tem Zico, Bebeto e Romário como técnicos
- Como ativar o modo Economia de Energia no Galaxy S7
- CS:GO: s1mple, melhor jogador do mundo em 2018, é banido da Twitch TV
- Como fazer download do Xpadder
- iOS 14: como colocar o Google Chrome como navegador padrão do iPhone