A Verificação de Segurança (Safety Check) do Facebook não funcionou como se esperava após o atentado a bomba em Lahore, no Paquistão. Criado para ajudar a identificar possíveis vítimas em desastres naturais, acidentes e atos terroristas, o alerta foi exibido para usuários a quilômetros de distância da cidade, como Reino Unido, Líbano, Estados Unidos e até no Brasil. Em resposta ao problema, que afetou a versão web e os apps para celular, a rede social se desculpou e prometeu uma solução rápida para evitar que o bug volte acontecer.
Facebook caça perfis falsos e clonados que usam sua foto ou nome
“Nós ativamos a Verificação de Segurança hoje em Lahore, Paquistão, depois de uma explosão que ocorreu (no domingo, 27). Esperamos que as pessoas da região do bombardeio considerem a Verificação de Segurança uma maneira útil para contar aos amigos e família que estão bem. Infelizmente, muitas pessoas não afetadas pela crise receberam a notificação. Trabalhamos rapidamente para resolver o problema e pedimos desculpas a qualquer um que tenha recebido equivocadamente a notificação”, explicou o Facebook em uma nota divulgada pela empresa.
O Safety Check havia operado sem erros recentemente nos acontecimentos em Paris e Bruxelas, mas, aparentemente, não conseguiu identificar corretamente pessoas possivelmente atingidas pela explosão de domingo. Não está claro se a causa está relacionada à localização com base em algoritmos ou a uma falha física nos servidores da própria rede social.
A preocupação é de que a inconsistência da Verificação de Segurança possa ter impedido a comunicação entre quem realmente estava próximo da praça em Lahore e seus parentes em qualquer lugar do mundo. Ou mesmo preocupado quem estava longe dela.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
“Nos últimos meses, temos ativado a Verificação de Segurança várias vezes, durante as cheias em Chennai (Índia), depois de terremotos no nordeste da Índia e sul de Taiwan, e ataques terroristas em Paris (França), Yola (Nigéria) e Ancara (Turquia) em 2015, mais de 950 milhões de pessoas receberam uma notificação avisando que um amigo ou um ente querido estava seguro durante uma crise”, minimizou um representante do Facebook, em um e-mail enviado ao site Mashable.
No Brasil, algumas pessoas também receberam o alerta de segurança após o ataque terrorista no Paquistão. O problema, foi resolvido apenas horas após ser vários usuários de todo o mundo serem notificados nas versões web e de aplicativos e postarem screenshots no Twitter e no Facebook.
Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como editar PDF no Google Docs
- Veja tudo que rolou no Google I/O Extended, versão do evento no Brasil
- Testamos o Idol 4 e Idol 4S: tops da Alcatel oferecem luxo e bom preço
- Destiny 2: como completar o desafio Qual Bruxa
- PlayStation ganha espa?o no Rio de Janeiro com demos gr?tis e eventos
- PS4 fica mais barato nos Estados Unidos com corte de preço permanente
- Ello atualiza rede social com música e vídeo, autocomplete de emoji e mais
- Bookmarks: Twitter confirma recurso que salva links para ler depois
- LG G4 ganha duas novas versões: G4 Stylus e G4c; confira
- Como tirar print de tela no Galaxy J5 Pro
- Pixel 3a e Pixel 3a XL: Google anuncia celulares com preço mais baixo
- Motorola anuncia Moto E5 e E5 Plus com bateria de até 5.000 mAh
- O que é o FontCode, método que pode substituir o QR Code
- Vayne no LoL: veja pro builds, counters e runas da campeã
- Como configurar o modo Não Perturbe no Galaxy Gran Prime Duos
- Como colocar o Gmail em português pelo celular
- Street Fighter no Fortnite: como conseguir as skins da Chun-Li e Ryu
- Como usar um GIF na tela de bloqueio do iPhone
- Como liberar espaço no Mac? Veja dez dicas
- Amazon Echo ou JBL Link 10? Compare ficha técnica das caixinhas smart