A Intel possui uma série de placas de vídeo integradas, como as HD Graphics 3000, 4000, 4400, 5500 e 6000. Os números podem confundir muitos consumidores, que não sabem o que cada uma é capaz de fazer e se há muitas diferenças entre elas.
Descubra se a GPU Intel HD Graphics de um processador é boa
Para solucionar as principais dúvidas, confira a lista completa com as características e especificações de cada placa de vídeo. Entenda também o que é uma GPU integrada e qual a diferença com uma placa dedicada.
O que é uma placa de vídeo integrada?
Uma placa de vídeo integrada é acoplada à placa-mãe, assim como a rede, as entradas USB e outros, ou seja, é “onboard”. O que acontece é que, por isso, a peça usa a memória RAM que o computador disponibiliza para todas as tarefas para trabalhar. Assim, gera um desempenho menos potente.
As principais placas de vídeo do mercado, capazes, por exemplo, de rodar jogos com altíssima qualidade, não são integradas, e sim dedicadas. Os componentes possuem a própria memória, sem precisar utilizar a de uso geral do PC. São as chamadas “offboard”, que estão nos notebooks mais caros e são de mais fácil acesso para quem usa desktops.
Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone
Intel HD Graphics
A série Intel HD Graphics possui diversos modelos de placas integradas, e o pensamento é simples: quanto maior o número após o nome da linha, maior a capacidade dela. Vale ficar atento, porém, que nenhuma delas é indicada para quem precisa realizar trabalhos pesados, como a edição de vídeos, ou jogos com alta qualidade gráfica.
HD Graphics 3000
A HD 3000 tem 12 Unidades de Execução (EUs), o dobro da HD Graphics 2000. Está presente, normalmente, em máquinas com processadores ULVC COre ix-2xx7, dual e quad-core ix-2xx0 e K Desktop. É um modelo antigo, que já tinha dificuldades até para rodar jogos de 2010 e 2011. A peça serve para as tarefas mais básicas.
HD Graphics 4000
A placa 4000 está nos processadores Ivy Bridge de 2012, ou seja, é um modelo antigo. No entanto, os primeiros benchmarks a colocaram no nível de uma NVIDIA GeForce GT 330M dedicada, o que foi ótimo na época. Tem suporte para três telas independentes e o uso de 22nm 3D Tri-Gate para baixo consumo de energia. Assim como a 3000, já está ultrapassada e não roda jogos atuais.
HD Graphics 4400
Presente nos processadores Haswell ULV de 2013, teve o núcleo gráfico remodelado, e suporta DirectX 11.1, OpenCL 1.2 e OpenGL 4.0. Também possui decodificador melhorado para vídeos 4K e codificador Quick Sync. Seu desempenho é cerca de 20% a 30% melhor do que a 4000. A versão GT2 tem 20 EUs e, dependendo da frequência, iguala a Radeon HD 7550M dedicada. Roda alguns jogos de 2014, mas com configurações muito baixas.
HD Graphics 5500
Este é um modelo mais atual, do primeiro trimestre de 2015, para chipsets Broadwell. Usa arquitetura Intel Gen8 e tem 24 EUs, com caches L1 maiores e suporte a OpenCL 2.0 e DirectX 11.2. O motor de vídeo decodifica conteúdo H.265 e consegue ter um desempenho que chega a 950 MHz. A placa supera a 4400 por cerca de 25% e também é melhor do que a 5000, mas só roda jogos atuais com configurações baixas.
HD Graphics 6000
O modelo mais atual e com melhor capacidade de desempenho da lista, também lançado no começo de 2015, tem 48 EUs, OpenCL 2.0 e DirectX 11.2. A velocidade chega a até 1000 MHz, com melhoria de 20% a 25% em relação a HD 5000. Porém, assim como a 5500, tem um TDP baixo e, por isso, só oferece um desempenho similar ao de uma GeForce 820M dedicada. Alguns jogos rodam, porém com configurações bem baixas e apenas em poucos computadores, dependendo das configurações.
Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o filtro de pintura de rosto do Snapchat
- ICQ quer você de volta; veja cinco motivos para usar o mensageiro
- Ninja Ibuki é revelada em novo trailer de Street Fighter 5
- Bolsa para notebook promete recarregar sem fios os seus aparelhos
- Cinco vezes em que países baniram aplicativos famosos
- Como vender itens roubados em Kingdom Come: Deliverance
- Google+ para celular ganha visual Material Design e novos recursos
- Instagram libera foto e vídeo retangular em modo paisagem e retrato
- Fallout, Demon's Souls e mais: veja jogos do PS3 que queríamos no PS4
- Confira a lista de mouses wireless da Logitech à venda no Brasil
- Placa-mãe Gigabyte GA-945GCM-S2C: veja placas e processadores compatíveis
- iPhone 6S, iPad Pro, Fifa 16 e Forza 6 nas mais lidas da semana
- Facebook testa novo tipo de post com fotos; conheça as 'Histórias'
- Como adicionar atalhos para o WhatsApp à central de notificações do iOS
- Magic Duels, Heroki e mais: confira os jogos para iOS da semana
- Como calcular conta de luz e de água com o app Sustentabilizando
- Detonado de Game of Thrones Ep 5: como zerar o novo episódio do game
- Gang Beasts: saiba como fazer o download do game no PC
- Como usar o Files, gerenciador de arquivos da Microsoft para Windows Phone
- O que esperar do OnePlus 6T: celular pode estrear Snapdragon 855